sábado, julho 4
Viola e Tambor

Viola e Tambor: a animação chileno-brasileira que trata da diversidade para crianças

Viola e Tambor é uma coprodução entre o estúdio brasileiro Hype e o chileno Punkrobot, e conta a história de dois instrumentos musicais que vivem em um pequena cidade musical.
4
818

Viola e Tambor é uma série animada de TV voltada ao público infantil com idades entre três a seis anos.

O desenho conta a história de Viola e Tambor, dois instrumentos musicais que são amigos inseparáveis e vivem inúmeras aventuras em uma pequena cidade com outros instrumentos.

A série animada é fruto da parceria de dois estúdios, um brasileiro e um chileno. O Brasil tem produzido animações bastante interessantes e premiadas internacionalmente como Irmão do Jorel, que já é um sucesso.

Viola na fonte

A produção da série Viola e Tambor

A produção de Viola e Tambor (em inglês Guitar and Drum) é o resultado da parceria entre os estúdios PunkRobot (de Santiago, Chile) e Hype (de Porto Alegre, Brasil).

O estúdio chileno PunkRobot foi o responsável pela criação de Bear Story (2014), a primeira animação latino-americana a vencer um Oscar (2016).

O estúdio brasileiro Hype é dedicado a produção de filmes e séries e já produziu trabalhos premiados como o curta-metragem Ed (2013), Dino Aventuras (2015) e Tainá e os Guardiões da Amazônia (2018), série baseada no longa Tainá e transmitida pela Nickelodeon.

Os primeiros rascunhos de uma viola e um tambor com pernas, braços e olhos foram feitos em 2012 pela designer María Elisa Soto-Aguilar que junto com Antonia Herrera são as responsáveis pela direção de Viola e Tambor, enquanto Pato Escala e Gabriel Garcia fazem a produção executiva.

Maria Elisa Soto-Aguilar e Antonia Herrera - Sócias da Punkrobot

Maria Elisa Soto-Aguilar e Antonia Herrera, diretoras da série animada Viola e Tambor.

O projeto recebeu investimentos do fundo da CNTV, Universidad de las Américas (UDLA, Chile) e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES, Brasil).

Viola e Tambor trata sobre como as diferenças nos tornam especiais e nos levantam reflexões sobre o mundo a nossa volta em diferentes perspectivas para as crianças, sejam sobre aspectos culturais, habilidades pessoais, gêneros, gostos etc.

É uma série que defende a tolerância, o respeito às diferenças e a empatia.

Viola e Tambor com seus amigos instrumentos musicais

Viola e Tambor com seus amigos instrumentos musicais.

Para as diretoras Antonia Herrera e María Elisa:

Viola e Tambor é um projeto muito especial para nós. Não apenas por ser o primeiro programa de TV que dirigimos, mas também pela poderosa mensagem de aceitação, respeito aos outros e empatia. Esperamos que inspire crianças a serem mais gentis umas com as outras, e que ajude a enxergar as diferenças de forma positiva.

Promover a diversidade é um dos propósitos da série, com uma estética minimalista, mas com uma mensagem importante por trás. Para o produtor Gabriel Garcia:

Séries pré-escolares geralmente passam uma mensagem positiva e uma das nossas bandeiras é promover a diversidade: entender o próximo e o valor da diversidade são essenciais. Este é o coração da nossa série.
Gabriel Garcia - Produtor da Hype

Gabriel Garcia, produtor de Viola e Tambor.

Sobre o que trata o desenho?

Dois instrumentos musicais que são melhores amigos e passam o tempo brincando, dançando e fazendo música juntos com outros amigos.

Viola é um instrumento bastante extrovertido e adora conversar. Já Tambor é um pouco mais quieto e observador. Os dois vivem se divertindo com seus amigos instrumentos musicais e um Abacaxi em uma pequena cidade.

Viola e Tambor dentro de casa

Viola e Tambor prontos para mais uma brincadeira.

Com uma grande variedade de personagens que possuem características bastante diferentes entre si, a série mostra como as diferenças tornam cada um especial, empoderando as crianças para a construção de um mundo melhor.

Cada instrumento musical possui particularidades que fazem produzir um som único. Quando esses sons são tocados em conjunto com outros instrumentos, eles conseguem produzir lindas melodias.

Viola e Tambor conversando com dois amigos na cidade

Viola e Tambor conversando com dois amigos na cidade.

Essa é a principal mensagem passada pelo desenho: apesar das diferenças de cada um, são elas que tornam possíveis construir coisas tão belas. A todo momento são reforçados os conceitos de auto-estima, empatia, amizade, trabalho em equipe e respeito às diferenças.

A primeira temporada possui 52 episódios curtos, com média de cinco minutos de duração, e mostra as inúmeras brincadeiras de Viola e Tambor com seus amigos instrumentos musicais.

Dá uma olhada no teaser de lançamento:

Onde assistir o desenho Viola e Tambor?

A série foi ao ar em novembro (2019) nos canais Disney Junior da América Latina. A série busca inspirar positivamente as crianças celebrando a diversidade e o respeito às diferenças.

O compromisso do canal é promover a diversidade e a inclusão com histórias e animações que levantam essa temática. O projeto de animação ainda prevê o desenvolvimento de um game para dispositivos móveis.

Você pode ter acesso aos canais da Disney América Latina nos pacotes da Claro NET TV. Não perca!

Se você tem filhos ou simplesmente gosta de assistir a programação infantil, dá uma olhada em 6 desenhos animados do Discovery Kids.