fbpx
sábado, novembro 16
CCXP19 - São Paulo

Tudo e mais um pouco que você precisa saber sobre a CCXP 2019

Chegando à sua 6ª edição, a CCXP é o maior evento de cultura pop do mundo. Para te ajudar a lidar com a ansiedade, reunimos tudo que você precisa saber em um único lugar.
2
261

A CCXP 2019 acontece em São Paulo e, desde 2016, é o maior evento de cultura pop do mundo. Em quatro dias de feira, a convenção proporciona diversas atividades e experiências interativas, atrações internacionais, quadrinistas renomados, além de várias palestras e painéis com os maiores ídolos do mundo nerd. 

Com a aproximação da data, já está na hora da gente começar a se preparar então nós, da TV Pururuca, reunimos todas as informações sobre o evento em um só lugar, se liga.

Data, horários e local da CCXP 2019

A 6ª edição da Comic Con Experience acontece no São Paulo Expo, em São Paulo SP, de 5 a 8 de dezembro de 2019:

  • O São Paulo Expo fica na Rodovia dos Imigrantes, km 1,5 – Bairro Água Funda;
  • Na quinta e na sexta-feira, dias 5 e 6/12, o evento vai das 12h às 21h;
  • No sábado, dia 7/12, é das 11h às 21h;
  • E no domingo, dia 8/12, começa às 11h e vai até às 20h.

Cosplay do mario e o luigi pulando - CCXP 2019

Como faço para comprar meu ingresso da CCXP 2019?

As credenciais devem ser adquiridas diretamente no site oficial do evento. É possível efetuar a compra à vista no boleto, ou a prazo pelo cartão de crédito com a opção de parcelar a compra em seis vezes, ou até em dez vezes caso o valor seja maior que mil reais. 

Existem vários tipos de credenciais e diferentes modalidades de valor, então é muito importante se atentar às diferenças de cada uma delas para saber qual melhor atende às suas necessidades:

Jogando dinheiro e falando aqui esta o seu dinheiro, vai - CCXP 2019

“Aqui está o dinheiro! Vai!”

Variações no valor

As modalidades de valor estão disponíveis nas credenciais Cada Dia e na Quatro Dias:

  • Meia Entrada – O benefício da meia entrada é válido para estudantes, idosos, pessoas com deficiência, aposentados e professores das redes estadual e municipal de São Paulo. Você pode saber mais sobre a utilização do benefício da meia entrada nesse link aqui
  • Ingresso Social – Este benefício garante cerca de 40% de desconto no valor das credenciais para aqueles que doarem um livro ou uma HQ em bom estado. Você pode saber mais sobre o ingresso social aqui.  

Dançando e jogando dinheiro

As Credenciais

Existem diferentes tipos de credenciais e cada uma delas dá acesso a vantagens exclusivas dentro do evento, confira:

  • Cada Dia – As credenciais Cada Dia são referentes a cada dia de evento, individualmente, e garantem o acesso no dia identificado, tanto para a feira quanto para os auditórios onde acontecem os painéis; 
  • Quatro Dias –  Essa credencial inclui os quatro dias de evento e garante acesso tanto à feira quanto para os auditórios onde acontecem os painéis;
  • Epic – As credenciais Epic incluem, além do acesso nos quatro dias de evento, acesso à Spoiler Night, entrada liberada todos os dias uma hora mais cedo, desconto de 10% nas lojas Omelete Store, Harry Potter, Oficial CCXP e no Chiaroscuro Studios. Além disso, elas ainda incluem um voucher para foto ou autógrafo com um dos artistas convidados e um kit CCXP: camiseta, pin, pôster com arte exclusiva, pin exclusivo do Iron Studios e um cordão;
  • Full – As credenciais Full incluem, além do acesso aos quatro dias de evento e à Spoiler Night, entrada antecipada todos os dias uma hora antes, acesso liberado uma hora antes para a entrada VIP, entrada exclusiva no auditório Cinemark XD, uma foto e um autógrafo com quatro artistas convidados do festival, quatro colecionáveis exclusivos da Iron Studios, cadeira garantida em frente ao palco nos auditórios, acesso ao VIP lounge com alimentação e serviço de concierge, estacionamento incluso, um kit com: uma camiseta e um pin da CCXP, um pôster oficial autografado pelo artista homenageado no evento, um pôster com arte exclusiva, um pin Iron Studios e um cordão. Além disso, essa credencial que chega a custar quatro mil reais inclui ainda uma sacola oficial da CCXP e desconto de 10% nas lojas Omelete Store, Harry Potter, Oficial CCXP e Chiaroscuro Studios dentro do festival;
  • Unlock – As credenciais Unlock são focadas em quem quer saber da parte corporativa do evento. Com um valor que chega a oito mil reais, essas credenciais incluem, além do acesso aos quatro dias de evento, entrada liberada uma hora antes, café da manhã e almoço inclusos nos dias do Unlock, uma visita guiada durante a montagem da feira com o foco em negócios. Você pode saber mais sobre as credenciais Unlock nesse link aqui
Stormtrooper falando; Deixe-me ver sua identificação

“Deixe-me ver sua identificação.”

As credenciais são nominais

É sempre muito importante destacar o fato de que as credenciais da CCXP são nominais. Isso quer dizer que as credenciais levam o nome e número do CPF do participante, além da data de aniversário e o código de barras, informações necessárias para que a credencial cumpra com o seu papel de identificação. 

Importante ressaltar que não é obrigatório a utilização da credencial no pescoço, com o cordão, entretanto é necessário que ela esteja sempre em algum local visível para evitar problemas com a segurança do evento. 

Precisamos constatar também que o fato das credenciais serem nominais não quer dizer que elas são intransferíveis. É possível vender sua credencial em caso de algum imprevisto, desde que esteja dentro do prazo limite estabelecido pela organização do evento e que seja paga a taxa de transferência no valor de R$ 25,00. 

Você pode saber mais sobre a transferência de credencial nesse link aqui

“Você não precisa ver a identificação dele.”

O que é a Spoiler Night? 

Inspirada na Preview Night que acontece na San Diego Comic Con, a Spoiler Night da CCXP tem como objetivo conceder o privilégio para algumas pessoas de conhecer o evento antes mesmo dele começar.

Como a feira rotineiramente começa na quinta-feira, a Spoiler Night acontece na quarta. Com uma duração muito menor dos outros dias, esse “adicional” acontece das 18h às 21h e é realmente focado na proposta de permitir que a pessoa conheça o evento antes do início oficial. 

Sim, é isso mesmo - balançando a cabeça

O que é Artist’s Alley?

Recorrente nas Comic Cons em todo o mundo, o Artist’s Alley também é conhecido como Beco dos Artistas e é o local do evento onde se reúnem centenas de quadrinistas e ilustradores, nacionais e internacionais, para expor, comercializar seus trabalhos e interagir com o público. 

Essa área também é conhecida entre os frequentadores como o “coração” da CCXP e é nela que grande parte dos artistas convidados atendem os fãs, tirando fotos e autografando peças. Você pode saber mais informações sobre o Artist’s Alley nesse link aqui

Como funcionam os Auditórios? 

Os auditórios são áreas que tecnicamente são separadas da feira onde ficam os estandes e as atividades, mas também ficam dentro do São Paulo Expo. Se fala muito sobre o Auditório Cinemark XD, mas na verdade são três: o Thunder, o Ultra e o Prime.  

São nesses locais que acontecem os painéis mais disputados do evento, como os da Marvel e da Warner, além de também ser o palco para boa parte das grandes atrações do evento. O Auditório Thunder é o maior deles e possui 3.330 lugares.

O Ultra e o Prime são um pouco menores, mas também são cenários para mesas redondas, bate papos e diversas Masterclass diferentes com grandes nomes do universo nerd. Mas, a questão com os auditórios, como já comentamos, é que eles possuem um limite de lugares, ou seja, estão sempre sujeitos à lotação. 

No decorrer de cada dia de evento, diversos painéis podem acontecer em um único auditório e, como não é necessário sair, a maioria das pessoas chega no evento ainda de madrugada para garantir lugar e a permanência durante todo o dia.

Brie Larson e Aline Diniz em CCXP 2018

Brie Larson e Aline Diniz durante o Painel especial da Marvel na CCXP 2018

O espaço conta com uma bomboniére, parecida com as de cinema mesmo, onde são comercializados lanches, pipoca e refrigerantes. Além disso, é permitida a entrada com alimentos, bebidas e o espaço conta com banheiros e bebedouros. Você pode saber mais sobre os auditórios nesse link aqui.

E a alimentação?

A feira conta com banheiros e bebedouros distribuídos ao redor do São Paulo Expo e, além dos estandes e ativações que distribuem brindes comestíveis, como a Hershey’s e a Cup Noodles, o espaço também conta com diversos food trucksJoey e Chandler pegando comida

Além disso, ainda é permitida a entrada com alimentos no evento desde que eles estejam devidamente embalados. Você pode saber mais sobre as normas para a entrada de alimentos nesse link aqui

Como faço para retirar meu ingresso?

As credenciais são enviadas pelo correio, mediante o pagamento de uma taxa. Também é possível retirar as credenciais no evento, mas as informações com os detalhes sobre a liberação para essa retirada só serão divulgadas mais próximo do evento. Você pode acompanhar essas informações nesse link aqui

Bart e Homer trocando fichas de jogos

A CCXP 2019 será Especial Batman 80 anos

Selo oficial para a comemoração dos 80 anos do Batman

Selo oficial para a comemoração dos 80 anos do Batman. Foto: CCXP/Divulgação

Em 2019, teremos a 6ª edição da Comic Con Experience e, aproveitando que neste ano completa-se os 80 anos do homem morcego, a organização fez questão de incluir o evento no calendário oficial de comemorações. 

Pegue seu cinto de utilidades! Teremos diversas homenagens e conteúdos exclusivos durante a feira, começando pelas batcredenciais da CCXP 2019 que vão homenagear alguns dos momentos mais marcantes da história do herói da DC: 

Cartaz de quinta-feira CCXP 2019 - Batman e Robin
  • Quinta-feira – 05/12:

Estampando o Cavaleiro das Trevas, a credencial do primeiro dia traz esse marco da cultura pop que é a ilustração de Frank Miller, lançada em 1986.

Essa edição foi extremamente importante para revolucionar os traços do herói e contribuir para que as histórias em quadrinhos fossem vistas como algo além de uma simples leitura infanto-juvenil.

Revolucionando um herói que na época já tinha 50 anos, Miller traz as histórias em quadrinhos ao nível de finalmente serem consideradas obras de arte. 

Cartaz de Sexta-feira CCXP 2019 - Batman e Alerquina
  • Sexta-feira – 06/12:

Batman: A Série Animada chegou em 1992, redefinindo a Gotham City do homem morcego sob forte influência do Art Déco.

O resultado é um visual complexo com histórias sofisticadas que acabaram ditando as regras para diversas animações que vieram nos anos seguintes. 

Também foi nessa animação que surgiu a Arlequina, uma das personagens mais amadas na franquia até hoje. 

Cartaz de Sábado - CCXP 2019 - Batman Cavaleiro das Trevas
  • Sábado – 07/12:

Em 2008, chegava ao cinema uma das trilogias mais ovacionadas do cinema de super-heróis até hoje: Batman – O Cavaleiro das Trevas.

A saga dirigida por Christopher Nolan ficou marcada, principalmente, pela histórica atuação de Heath Ledger, que dava vida ao vilão Coringa. 

Ledger veio a falecer antes do lançamento do filme, mas mesmo assim teve seu trabalho reconhecido com um Oscar póstumo de Melhor Ator Coadjuvante

Cartaz Domingo - CCXP 2019 - Batman A saga Silêncio
  • Domingo – 08/12:

A saga Silêncio, de 2002, traz a ilustração de Jim Lee, que representa o homem morcego na interpretação moderna do personagem. 

Os traços de Lee ditam o conceito por trás da representação do Batman até os dias atuais, abrangendo desde quadrinhos até uma infinidade de produtos. 

Cartaz 4 dias - CCXP 2019 - Batman
  • Quatro dias – de 5 a 8/12:

A credencial dos quatro dias traz a ilustração de Neal Adams, que em 1970 se uniu ao roteirista Dennis O’Neil e ao editor Julius Schwartz para assumir o Batman. 

Adams trouxe o retorno do nosso anti-herói para uma versão mais investigativa, urbana, dramática e realista, inclusive com o ganho de novos personagens, como o Ra’s Al Ghul

Com traços mais atléticos e dinâmicos, a ilustração de Adams serviu como referência para o personagem por muitos anos. 

Cartaz EPIC - CCXP 2019 - Batman e Robin
  • Epic Experience:

Sob grande inspiração das séries pulp e fortemente influenciado pelo sucesso do Superman, Bob Kane e Bill Finger criaram o Batman em 1939. 

A credencial Epic Experience da CCXP 2019 traz a ilustração da Detective Comics nº 38, a primeira vez que Robin apareceu ao lado de Batman na grande jornada de combate ao crime que conhecemos até hoje. 

Cartaz FULL EXPERIENCE - CCXP 2019 - Batman
  • Full Experience:

A chamada Era de Ouro dos quadrinhos nos Estados Unidos acabou em 1954, quando o psiquiatra Fredric Wertham publicou o livro “A Sedução do Inocente”, acusando as HQ’s de levar à delinquência juvenil. 

Batizada de Era de Prata, a resposta foi uma completa mudança nas histórias, que passaram a ser mais leves e buscar novas plataformas para chegar ao público, como as séries televisivas cheias de cores e humor camp

Convidados para o Especial Batman 80 anos:

Arte e as credenciais especiais para edição especial da CCXP 2019

Arte e as credenciais especiais para edição especial da CCXP 2019 Batman 80 anos.
Foto: CCXP/Divulgação

Além das credenciais temáticas, a 6ª edição da Comic Con Experience também vai contar com a presença super especial de diversos ícones que fizeram a diferença na história do homem morcego:

Participando do evento pela terceira vez, Frank Miller é escritor e desenhista americano que começou a ganhar destaque no início da década de 1980, com a publicação de Demolidor. Como já comentamos, Miller foi responsável por redefinir os traços do Batman e assinou dois dos maiores marcos na história do anti-herói: Batman – O Cavaleiro das Trevas e Batman – Ano Um

Pela primeira vez no Brasil, Neal Adams é roteirista, ilustrador, produtor e uma das maiores mentes criativas no ramo dos quadrinhos atualmente. Ele já trabalhou em quadrinhos icônicos como Batman, X-Men, Lanterna Verde, Arqueiro Verde e Vingadores. O quadrinista também foi co-criador de Ra’s Al Ghul, um dos vilões mais conhecidos da história do homem morcego. 

Joëlle Jones estará todos os dias no Artist’s Alley e também participará de diversos painéis em comemoração ao Batmam 80 anos. Atualmente, Jones é roteirista e ilustradora da revista da Mulher-Gato, já participou da equipe do homem morcego, integrou trabalhos para a Marvel, Vertigo, The New York Times, Prada, além de ter produzido sua própria HQ, Lady Killer.

O quadrinista foi uma das grandes atrações da CCXP 2018 e já está com a presença confirmada para retornar na edição 2019. “Romitinha”, como ficou conhecido entre os fãs brasileiros, estará todos os dias no Artist’s Alley e também vai participar de diversos painéis especiais. Ele já trabalhou tanto com a Marvel quanto com a DC e está nesse mercado desde a década de 70. 

Lee Bermejo está com a presença confirmada no Artist’s Alley da CCXP 2019 durante os quatro dias de evento. O ilustrador trabalhou ao lado de Brian Azzarello em diversas histórias conhecidas, como Coringa, Luthor, Antes de Watchmen: Rorschach e Batman: Damned. Na carreira solo, Bermejo roteirizou e ilustrou Batman: Noel, Suicidas, além das diversas capas para a Dark Horse, Marvel e DC

O ilustrador esteve presente na Comic Con Experience de 2016 e, devido ao sucesso com o público, retorna para a sexta edição do evento e estará todos os dias no Artist’s Alley. Alguns de seus trabalhos mais conhecidos incluem: Logan, Batman: Preto & Branco, Batman: Cidade Castigada, Batman: O Cavaleiro da Vingança e Noite das Trevas – Uma História Real do Batman

O quadrinista também esteve presente na edição de 2016, retorna devido ao grande sucesso com os fãs e estará disponível todos os dias no Artist’s Alley, além de participar de diversos painéis do Batman 80 anos. O primeiro trabalho de Quitely foi no fim dos anos 80, com o quadrinho underground Electric Soup e depois o ilustrador veio a trabalhar com outras editoras, como a DC Comics, Marvel e Image Comics.

O quadrinista búlgaro Alex Maleev também está oficialmente confirmado na CCXP 2019. Maleev ganhou um prêmio Eisner em 2004, como Melhor Série Mensal pelo seu trabalho na saga Demolidor, ao lado do roteirista Brian Michael Bendis. Seu trabalho com o anti-herói cego da Marvel Comics foi um marco tão importante que ele é mencionado nos créditos da série lançada através da parceria com a Netflix, em 2015. 

Keith Giffen também vem ao Brasil pela primeira vez para a CCXP 2019. O ilustrador é conhecido pelo seu trabalho na DC Comics com os quadrinhos da Legião dos Super-Heróis e Liga da Justiça. Giffen foi co-criador do Rocket Raccoon, personagem muito querido dos Guardiões da Galáxia. O ilustrador também trabalhou com programas de TV e filmes, como Os Caça-Fantasmas e Du, Dudu e Edu. 

Programação especial da CCXP 2019 Batman 80 anos

CCXP19 Formato de morcego com cidade

A CCXP 2019 faz parte do calendário oficial de comemoração aos 80 anos do Batman.
Foto: CCXP/Divulgação.

A comemoração de 80 anos do Batman não se resume apenas às credenciais temáticas ou aos convidados especiais anunciados, a CCXP 2019 também traz uma programação especial com painéis e palestras especiais para homenagear o homem morcego, confira: 

Quinta-feira – 05/12:

  • Painel Especial Batman 80 anos com a participação de Neal Adams, Frank Quitely, Joëlle Jones, Eduardo Risso, John Romita Jr.;
  • Painel Spotlight com Frank Quitely;
  • Masterclass sobre Roteiro com Keith Giffen.

Sexta-feira – 06/12:

  • Painel Spotlight com Neal Adams;
  • Masterclass sobre Capas com Alex Maleev.

Sábado – 07/12:

  • Painel Batman 80 Anos – A Celebração com a participação de Frank Miller, Neal Adams, Frank Quitely, Joëlle Jones, Eduardo Risso, John Romita Jr. e Lee Bermejo. 
  • Masterclass sobre Roteiro e Arte com Joëlle Jones;
  • Masterclass sobre Narrativa Gráfica com Eduardo Risso;

Domingo – 08/12:

  • Painel Frank Miller Apresenta com Frank Miller e convidados;
  • Masterclass de Design de Personagens com Lee Bermejo. 

Você também pode encontrar mais informações sobre as comemorações especiais do Batman 80 anos na CCXP 2019 nesse link aqui.

O line-up da CCXP 2019

Além dos convidados especiais para a comemoração Batman 80 anos, a CCXP 2019 também já conta com diversos outros nomes confirmados para a sexta edição do evento, confira: 

Jason David Frank

Considerado por muitos como o Ranger mais popular de todos, Jason David Frank entrou para o elenco de Power Rangers como o Ranger Verde na versão original que estreou em 1993. Devido ao carinho do público, o ator também atuou em algumas séries derivadas, levando-o a usar também o uniforme branco, o vermelho e, mais tarde, o preto. 

Lana Parrilla

A atriz deu vida à Rainha Má de Once Upon a Time e foi uma das únicas que permaneceram no elenco até o fim da série, fato que explica boa parte do carinho que ela recebe do público. Graças ao talento e carisma de Lana Parrilla, sua personagem começou a série como vilã e terminou como protagonista. 

Iain Glen 

O ator escocês já atuou nos filmes da franquia Resident Evil e ficou mundialmente conhecido por interpretar o nosso eterno Sor Jorah Mormont, em Game of Thrones. Ele estará presente no evento na quinta e na sexta-feira para sessões de fotos e autógrafos, e também já está confirmado no elenco de DC Titãs, para interpretar uma versão mais velha de Bruce Wayne.  

Leon Chiro

Cosplayer profissional e modelo, o italiano Leon Chiro está confirmado em todos os dias do evento para tirar fotos e distribuir autógrafos entre os fãs. Conhecido por fazer cosplay de diversos games, animes e desenhos, Chiro também será um dos jurados na etapa final do Concurso de Cosplay.

Charlie Adlard

Vindo pela primeira vez ao Brasil, Charlie Adlard é considerado há duas décadas um grande veterano e seu trabalho com The Walking Dead recebeu muitos prêmios importantes para o setor. Como desenhista, Adlard já integrou as equipes de Arquivo X, Batman, Superman, Savage e Marte Ataca

Robson Rocha

Robson Rocha atua desde 2010 no mercado americano de HQs, trabalhando especialmente com a DC Comics. Trazendo um estilo que une perfeitamente o dinamismo contemporâneo aos traços mais clássicos, Rocha já ilustrou capas de Supergirl, Lanterna Verde, e atualmente é responsável pelas ilustrações de Aquaman

Germana Viana

A quadrinista traz no currículo a autoria de Lizzie Bordello e as Piratas do Espaço (1 e 2), As Empoderadas e O Verão do Papa-Angu além de já ter ilustrado o Point of View. Germana Viana também é coordenadora, editora e co-autora do Gibi de Menininha – Historietas de Terror e Putaria e ainda trabalha com lettering, balonamento de quadrinhos e design gráfico. 

Rebeca Prado

Quadrinista, ilustradora e roteirista, Rebeca Prado é autora dos livros Navio Dragão e Baleia #3. Com o seu trabalho já publicado em diversas revistas, como a Mundo Estranho, Omelete Box e Dragão Brasil, atualmente ela trabalha como roteirista da Turma da Mônica, além de fazer ilustrações para o mercado editorial e manter seus projetos pessoais.

André Dahmer

Artista plástico e quadrinista, André Dahmer é uma das maiores referências nos quadrinhos nacionais da atualidade. Autor das tirinhas Malvados, Dahmer foi um dos primeiros quadrinistas a se apropriar das redes sociais e da internet como veículo de distribuição do seu trabalho. 

Ju Loyola

Trazendo sua realidade pessoal para o seu trabalho, Ju Loyola é ilustradora, quadrinista e deficiente auditiva. Especializada em narrativas visuais sem a utilização de textos, a quadrinista participa desde 2015 do concurso internacional Silent Manga Audition Contest, no Japão, onde ela já conquistou 5 títulos.

Jun Sugiyama e Alexandre Carvalho

Jun Sugiyama esteve na CCXP 2016 para lançar seu projeto independente EXE – Esplendor x Efêmero, com arte de Danilo Franco. Alexandre Carvalho, por sua vez, é ilustrador, quadrinista e professor de desenho.

Em 2018, Jun e Alexandre juntaram forças e criaram Romaria, uma HQ que conta a história de uma garota vivendo sua jornada no sertão na busca por água. O trabalho da dupla rendeu o prêmio bronze na disputa International Manga Award, em 2019. 

Muitas novidades ainda estão por vir

Com a aproximação da CCXP 2019, diversas outras atrações e convidados especiais ainda devem ser confirmados nos próximos dias. Além disso, as credenciais já começaram a ser enviadas e a nossa ansiedade só cresce mais a cada dia. 

Se você é discípulo do universo nerd de qualquer área, seja por games, quadrinhos, séries ou filmes, fique ligado na TV Pururuca porque nós vamos te manter atualizado sobre todas as novidades do maior evento de cultura pop do mundo!

E, se a sua ansiedade realmente estiver quase que fora de controle, aproveite para dar uma olhadinha nesse outro texto e se lembrar tudo o que rolou na CCXP 2018.

E você? Já foi em alguma edição? Conta pra gente nos comentários o que achou!