fbpx
segunda-feira, setembro 16
Orange Is the New Black Capa

Prepare-se para a temporada final de Orange Is The New Black

A última temporada de Orange is the New Black estreou em 26 de julho e a TV Pururuca trouxe para você uma lista de episódios essenciais escolhidos por Jenji Kohan e Tara Herrmann, criadoras da série, para você se preparar ao adeus.
0
348

Tudo na vida chega ao fim e, depois do encerramento de House of Cards, chegou a vez de darmos adeus a Orange Is The New Black, que chegou com sua sétima e última temporada em 26 de julho de 2019.

Uma das primeiras produções Original Netflix, Orange Is The New Black foi disponibilizada na plataforma em 11 de julho de 2013, e, desde então, vem colecionando prêmios e emocionando o público com as histórias da prisão feminina de Litchfield.

Elenco principal de Orange Is The New Black

Elenco principal de Orange Is The New Black em imagem promocional da série (Foto: Divulgação/Netflix).

Orange is the New Black é sobre o que?

A produção foi inspirada na obra Orange is the New Black: My Year in a Women’s Prision (Laranja é o Novo Preto: Meu Ano em uma Prisão Feminina, em tradução livre), escrito por Piper Kerman em 2010, onde a história gira em torno das memórias da própria Piper, durante o ano em que ela passou cumprindo pena por lavagem de dinheiro e narcotráfico.

A série foi adaptada por Jenji Kohan, Tara Herrmann e Sara Hess, especialmente para a Netflix e começa a se desenvolver em torno de Piper Chapman, dez anos após ela ter sido condenada a cumprir uma pena de 15 meses pelo transporte internacional de dinheiro fruto do tráfico de drogas.

Piper Chapman e Alex Vause - Orange Is the New Black

Taylor Schilling e Laura Prepon interpretam o casal Piper Chapman e Alex Vause (Foto: Netflix/Divulgação).

Por nunca ter pago pelo seu crime, Piper começa a se sentir assombrada pelo seu passado e decide se entregar, o que traz a série a penitenciária de Litchfield. A narrativa então passa a se desdobrar entre diversas histórias de outras detentas, sempre sob a ótica da incessante tentativa de preservar a individualidade dentro da face cinza, burocrática e impessoal de uma penitenciária. 

Emocionante e acolhedora, a série ilustra uma realidade constantemente ignorada pela sociedade, além de trazer um enredo recheado de mulheres incríveis e suas histórias, que muitas vezes nos fazem questionar o conceito de justiça.

Inclusive, é sempre muito importante enaltecer produções que retratam mulheres fortes e empoderadas e foi pensando nisso que nós, da TV Pururuca, listamos 10 personagens femininas de filmes e séries que você precisa conhecer.

Sinopses de Orange Is The New Black

1º temporada

A primeira temporada foi disponibilizada ao público no dia 11 de julho de 2013, exclusivamente no catálogo Netflix. A season conta sobre a chegada de Piper à penitenciária e sua adaptação, principalmente depois de se dar conta que Alex Vause também está cumprindo pena no mesmo presídio. Alex é uma ex-namorada de Piper e também foi responsável pelo envolvimento dela no esquema de narcotráfico pelo qual foi acusada. 

2ª temporada

O segundo ano da série chegou à plataforma em 6 de junho de 2014 e mostra Piper sendo transferida para uma prisão de segurança máxima em Chicago, para aguardar julgamento. Piper novamente encontra Alex na mesma prisão e, juntas, elas decidem entregar os “chefes” do esquema pelo qual foram presas e serem soltas. O plano obviamente dá errado, Piper é transferida novamente para Litchfield e Alex, solta. 

3ª temporada

A season 3 estreou no dia 11 de junho de 2015 e trouxe Alex de volta a penitenciária ao lado de novas detentas. Entre as novas prisioneiras temos Stella, que acaba causando várias reviravoltas no relacionamento de Piper e Alex. Já familiarizada com a prisão e as outras detentas, Piper inicia um poderoso esquema de contrabando de calcinhas usadas. Em contrapartida, a prisão passa por diversos problemas administrativos que acabam afetando inclusive o quadro de funcionários. 

4ª temporada

Disponibilizada no dia 17 de junho de 2016, a quarta temporada traz um novo grupo de guardas e mostra Piper perdendo o controle do seu negócio depois de Maria decidir se tornar sua concorrente. Considerada uma das mais densas temporadas da série, o quarto ano traz um retrato muito sincero sobre a superlotação das cadeias e os abusos absurdos que essas detentas são expostas todos os dias. 

5ª temporada

A atitude tomada no final da temporada passada se junta à tensão entre os grupos devido a superlotação e acaba desencadeando uma rebelião em Litchfield. O quinto ano da série é um dos mais elogiados e todos os 13 episódios se passam dentro das 42 horas de duração do motim, mostrando várias estratégias das detentas diante de uma realidade imprevisível e até mesmo inacreditável. 

6ª temporada

Depois da adrenalina do quinto ano da série, a sexta temporada trouxe o foco para as consequências da rebelião, apresentando uma narrativa com o protagonismo bem mais descentralizado do que as anteriores. Orange is the New Black sempre recebeu inúmeras críticas devido ao fato de trazer uma protagonista branca e de classe média-alta enquanto as minorias étnicas/sociais sempre foram mais prejudicadas pelo sistema carcerário. Nessa sexta temporada, diversas detentas são transferidas, conhecemos um novo presídio, novos guardas, novas detentas e Piper ainda faz parte da história, mas não tem mais o poder de ditar os rumos narrativos dentro da cadeia.  

7ª temporada

É chegado o momento de dizer adeus e a sétima temporada de Orange Is The New Black chega inundada por esse tom de despedida. A história que antes trabalhava com várias narrativas focando sempre nas detentas como um todo, agora propõe uma abordagem muito mais íntima e individual para cada personagem e seu respectivo núcleo, possibilitando ao público a nossa própria chance de dizer adeus. Piper, agora fora da cadeia, já não possui influência direta nos rumos da história e será responsável por nos mostrar mais sobre o processo de readaptação de uma ex-detenta. 

Os episódios essenciais de Orange is The New Black

A Netflix pode até finalizar suas séries, mas o que ela não fez com Orange Is The New Black foi deixar os fãs órfãos. A renovação para a sétima temporada já havia sido anunciada como temporada final e, além disso, a plataforma também preparou um vídeo super especial de retrospectiva para nos ajudar com a despedida:

E já que, quando se trata de fãs toda a ajuda é pouca, a Netflix também convidou as criadoras da série, Tara Herrmann e Jenji Kohan, para uma curadoria dos episódios  que elas julgam ser essenciais para assistir à temporada final preparada sem ter que reassistir todos os outros 78 episódios anteriores. Confira a lista:

Temporada 1

Episódio 1 – Eu não estava pronta 

Episódio 5 – A galinha

Temporada 2

Episódio 2 – É azul, mas tem gosto vermelho…

Episódio 4 – O buraco é mais em cima

Episódio 12 – A tempestade

Temporada 3

Episódio 10 – Peitinho

Episódio 12 – Não me faça ir aí

Temporada 4

Episódio 12 – Animais

Temporada 5

Episódio 6 – Cheetos em chamas

Episódio 13 – Tempo de tempestade

Temporada 6

Episódio 1 – Quem sabe mais do que eu?

Episódio 8 – Gordons

Episódio 13 – Liberte-se

cena da 3ª temporada de Orange is The New Black

Cena da 3ª Temporada de Orange Is The New Black (Foto: Netflix/Divulgação).

Tv - Pururuca Recomenda

Mesmo apresentando um ritmo mais lento em alguns episódios, Orange Is The New Black consegue cativar e prender o público por meio do carisma de suas personagens. Suas narrativas são realistas, íntimas e ensinam muito sobre superação, perseverança e perdão.

Além das histórias individuais também é necessário destacar a proposta mais ampla da série: mostrar a triste realidade dentro das penitenciárias, especialmente as femininas. Mesmo com os fatos visivelmente sendo romantizados na produção, é possível tomar alguns “choques de realidade” simplesmente inacreditáveis para pessoas que assim como eu e você, possuem o privilégio da liberdade.

Questões como alimentação, horários ou até mesmo comportamentos de higiene básica são colocados a prova a todo o momento, complementando uma trama bastante emocional e por vezes engraçada, que serve não apenas como entretenimento mas também como lição de vida.  

E você? Conhece a série? Conta pra gente qual a sua personagem favorita nos comentários! Se você ainda não tem Netflix, veja como adquirir um plano junto com a Claro TV.

 

Vale a pena conhecer Litchfield8.5
8.5
Mesmo entre altos e baixos, Orange Is The New Black merece sua atenção não apenas por ter sido uma das primeiras produções Original Netflix e, devido a isso, extremamente importante para o desenvolvimento da plataforma, mas também pela narrativa das personagens tentando preservar suas respectivas personalidades mesmo sob a face cinza, burocrática e impessoal do sistema carcerário.
Avaliações dos leitores: (0 Avaliações)0