
Série Watchmen: tudo o que você precisa saber sobre a aposta da HBO
A HBO anunciou o lançamento da série Watchmen para 2019, baseada nas histórias em quadrinhos de mesmo nome. Watchmen é uma minissérie de HQ da DC que teve 12 edições publicadas durante a década de 1980. Seu lançamento ocorreu durante o período da Guerra Fria onde o mundo vivia períodos de tensão para uma possível Terceira Guerra Mundial.
A HQ foi criada por Alan Moore com o intuito de satirizar o que estava acontecendo no momento e mostrar as aflições vividas pela população.
Outro fato marcante sobre a história é o de que ela nasceu na época em que os super-heróis como Homem-Aranha e Mulher-Maravilha eram a bola da vez e haviam conquistado o público sendo boas pessoas.
A graphic novel de Alan Moore veio para mostrar o outro lado dos heróis.
Watchmen mostrou ao público como é a vida real e nada glamourosa dos super-heróis em decadência e em situações dramáticas.

Os personagens das HQs Watchmen.
Moore queria mostrar o que aconteceria com a população se os seres super-poderosos convivessem com a humanidade no mesmo planeta e o que eles poderiam fazer com os seres humanos que não possuem nenhum tipo de poder.
Os personagens de Watchmen
Nessa história, os personagens são falhos e possuem defeitos, não são perfeitos e também não mostram uma santidade que absolutamente não existe.
Por exemplo, O Comediante, um dos personagens da HQ, era considerado um homem abusivo.
Já Dr Manhattan, que virou uma divindade e passou a ver todo o resto dos humanos como formigas cósmicas sem a menor importância, como se ele fosse o único ser importante de todo o universo.

Watchmen – Dr. Manhattan, um dos personagens da HQ Watchmen.
Rorschach é um dos personagens mais radicais da HQ e, pelo o que tudo indica, também na série. Por muitas vezes chegou a ser considerado um sociopata por conta das atitudes que ele toma. Sempre fazendo justiça com as próprias mãos, ele não pensa duas vezes para matar seus inimigos . Sua máscara é uma das características mais marcantes do personagem.

O personagem Rorschach, das HQs de Watchmen. Fonte: Screengeek.
Heróis em decadência
Watchmen transformou a indústria dos quadrinhos e também a cultura pop e isso só foi possível graças ao realismo sobre a vida que as HQs conseguem passar.
O público conseguia se identificar melhor com os super-heróis, pois eles também apresentavam grandes falhas, fazendo com que eles parecessem mais reais.
As revistas também abriram as portas para haver discussões mais abstratas e filosóficas, que geralmente não eram abordadas nos quadrinhos.
Watchmen é mais do que uma história de super-heróis, é sobre o existencialismo, machismo, a violência urbana e todos os outros assuntos de cunho social que necessitam ser cada vez mais debatidos.
A série Watchmen é a nova aposta da HBO
Em junho de 2017, a HBO anunciou que lançaria a série Watchmen, ambientada em décadas depois da trama dos quadrinhos.
O seriado é a aposta do canal, pois estavam em busca de outro sucesso para preencher o espaço que Game of Thrones deixou.
A série Watchmen vem para fazer o que Westword não conseguiu: alucinar os telespectadores e criar um novo fenômeno.
A notícia gerou um rebuliço total entre os fãs da história. O medo de todos era de que a releitura enfraquecesse o roteiro e o sentido da história dos super-heróis realistas.
Para tranquilizar os fãs, Damon Lindelof postou em seu Instagram uma carta aberta dizendo que a ideia não era adaptar a história ou fazer um reboot, mas sim, continuar com a ideia e criar, dessa vez, algo mais atual e contemporâneo.
Da uma olhada na carta de Damon Lindelof aos fãs de Watchmen:
E o que isso significa? Que Damon considerou todos os acontecimentos das HQs e criou algo jamais visto.
Na série, os super-heróis são tratados como criminosos e precisam fugir das autoridades se quiserem sobreviver.
Dá só uma olhada na primeira imagem divulgada da série:
Confira o teaser:
Agora dá só uma olhada no trailer oficial da série Watchmen:
Qual a explicação para tantas máscaras de Rorschach?
Não há como negar que um dos personagens mais icônicos de Watchmen é Rorschach. Ele possui uma visão extremamente cínica e realista de como são as coisas e isso desperta nas pessoas um certo sentimento de admiração.
Por isso, é possível que as máscaras usadas por todas essas pessoas sejam uma forma de homenagear o personagem.

Cena do teaser onde uma legião de pessoas aparece com a máscara de Rorschach. Fonte: Jovem Pan.

Policiais a postos em um corredor em uma cena do teaser da série.
Os personagens que mais são mostrados no teaser são os policiais que vestem máscaras amarelas. Isso acontece porque a nova trama da série Watchmen se passa em uma realidade paralela onde os heróis são considerados bandidos.
Especula-se que os policiais da série são pessoas treinadas para combater e deter os heróis.
Elenco da série Watchmen
Os atores escalados para o elenco da série Watchmen são incríveis, confere aí:
- Jeremy Irons;
- Andrew Howard;
- Regina King;
- Louis Gossett Jr;
- Tim Blake Nelson;
- Don Johnson;
- Adelaide Clemens.
Quando é a estreia?
O que se sabe sobre a data de estreia é que ela aconteceria depois do final da 8ª temporada de Game of Thrones.
E depois de muito suspense foi revelado que a série estreia em 20 de outubro de 2019, às 21h, horário nobre do canal.
O seriado será transmitido pela HBO sempre aos domingos.
Há um grande suspense em volta de tudo o que pode acontecer na aposta da HBO, as cenas do teaser são enigmáticas e os produtores deram poucas declarações sobre o roteiro.
O que ficou muito claro para todos nós é que a história inicial de Watchmen está sendo respeitada por Damon Lindelof.
O produtor e roteirista conseguiu criar com maestria uma produção que vai te deixar de cabelo em pé, porque tudo está muito curioso e interessante.
Watchmen original serviu para mostrar a decadência dos super-heróis. Agora é a hora de mostrar como eles seriam se fossem criminosos. A temática é promissora.
Vale muito a pena acompanhar!