fbpx
sexta-feira, dezembro 6
série Cem Anos de Solidão na Netflix

Saiba tudo sobre a série Cem Anos de Solidão na Netflix

Em 1967, Gabriel García Márquez lançou um dos livros mais lidos e traduzidos do mundo. Mais de meio século depois, essa obra finalmente vai ganha uma adaptação à altura. Confira tudo o que sabemos sobre Cem Anos de Solidão na Netflix.
0
260

Depois de inúmeras tentativas fracassadas de vários estúdios diferentes, a família de Gabriel García Márquez finalmente assinou um acordo para a adaptação para a série Cem Anos de Solidão com a Netflix. 

O livro, que deu origem e ainda influencia toda uma geração de leitores, foi lançado em 1967, mas o autor nunca quis que suas obras chegassem às telas. Inclusive, seus filhos falaram abertamente sobre isso em uma entrevista para o The New York Times

Gabriel García Márquez - série Cem Anos de Solidão na Netflix

Gabriel García Márquez faleceu em 2014, vítima de uma pneumonia.

Cá estamos nós e, mais de meio século depois, a família finalmente conseguiu um acordo e Cem Anos de Solidão será adaptado em formato de série para a Netflix. Por se tratar de um ícone da literatura como esse, nós não poderíamos deixar de  reunir tudo o que você precisa saber sobre essa novidade da plataforma. Confira:

Mas porquê Gabriel García Márquez não queria que Cem Anos de Solidão fosse adaptada? 

O problema nunca foi com a Netflix. Nicolás Pernett é um pesquisador especializado no trabalho de Gabriel García Márquez e, em sua pesquisa, ele fala muito sobre como o autor escrevia com a proposta de criar uma opção de linguagem diferente da que era vista na televisão ou no cinema daquela época. 

Gabriel também temia que sua mensagem não fosse adequada para ser resumida em uma tela. Além disso, o autor também se preocupava com essa adaptação não sendo inteiramente produzida em espanhol, idioma oficial da sua terra natal, a Colômbia. 

Sobre o que será a série de Cem Anos de Solidão na Netflix?

Como já comentamos, a nova aposta da Netflix vai adaptar o livro chamado Cem Anos de Solidão, escrito pelo colombiano Gabriel García Márquez, em 1967. A obra se tornou um dos livros mais lidos e traduzidos do mundo e sua importância foi reconhecida em 1982, com o Prêmio Nobel de Literatura.

E não paramos por aí: em 2007, Cem Anos de Solidão foi citado como o segundo livro mais importante da literatura hispânica durante o IV Congresso Internacional da Língua Espanhola. A obra de Gabriel García Márquez ficou atrás apenas de Dom Quixote

O livro utiliza do realismo mágico e romance histórico para contar sobre a família Buendía-Iguarán, que é formada, inicialmente, por José Arcadio Buendía, Úrsula Iguarán e seus três filhos biológicos: o trabalhador José Arcadio, o filosófico Aureliano e a apaixonada Amaranta. 

Gabriel García Márquez em foto promocional do lançamento do livro

Gabriel García Márquez em foto promocional do lançamento do livro, em 1967.

A história se desenvolve em Macondo, um povoado remoto na América Latina. Girando em torno das particularidades de cada membro da família que foi acompanhado por Úrsula, a matriarca centenária dos Buendía-Iguarán.

Partindo de um ponto onde as coisas não possuíam nome, Cem Anos de Solidão caminha através das inúmeras gerações desta família até a chegada do telefone, mostrando uma constante luta contra uma realidade excessiva, sempre à beira da destruição total. 

O que já sabemos sobre a adaptação da série Cem Anos de Solidão na Netflix?

O anúncio da produção foi feito pelo perfil oficial da Netflix Latino-América no Instagram:

Sempre muito atenta às datas, a Netflix anunciou a adaptação de Cem Anos de Solidão no dia 6 de março de 2019, data em que Gabriel García Márquez completaria 92 anos de idade. 

Em mais de meio século desde o seu lançamento, a família do autor manteve sua decisão pessoal de não autorizar a adaptação da obra no audiovisual. Depois de inúmeras ofertas recusadas, a proposta da Netflix finalmente agradou a todos e vai nos possibilitar essa realização.

Motivando a decisão da adaptação – ou não-, os irmãos Rodrigo García e Gonzalo García Barcha, filhos do autor, serão produtores executivos da série e vão acompanhar todo o projeto bem de perto. 

Rodrigo já traz no currículo alguns trabalhos na área, como uma participação em The Sopranos, e havia revelado em entrevista ao El País que tinha grandes interesses em produzir um filme baseado nos romances escritos pelo pai.

“Na atual era dourada das séries, com a qualidade cinematográfica do conteúdo e a aceitação pelo público mundial de programas em idiomas estrangeiros, não poderia haver um momento melhor para levar a adaptação à frente”, declarou Rodrigo. 

Além de “estar em família” quando nos referimos a equipe, a produção da série Cem Anos de Solidão na Netflix também terá a sua maior parte gravada diretamente na Colômbia, assim como o seu elenco, que tem total prioridade na escalação de atores latinos.

Gabriel García Márquez e os seus dois filhos; Gonzalo García Barcha à direita e Rodrigo García à esquerda.

Gabriel García Márquez e os seus dois filhos; Gonzalo García Barcha à direita e Rodrigo García à esquerda.

A Netflix segue se destacando pela diversidade de suas produções, tanto sobre questões geográficas, quanto sobre a linguagem utilizada. Inclusive, se você se interessa por séries de língua não inglesa, aproveita pra dar uma conferida nesse outro texto, onde listamos 5 séries em espanhol para você assistir depois de La Casa de Papel.

Tv - Pururuca Recomenda

Mesmo sem muitas informações a respeito da série Cem Anos de Solidão na Netflix, ela vai adaptar uma das obras literárias mais importantes deste século.

Responsável por uma geração inteira de leitores, a obra de Gabriel García Márquez influência e ainda vai influenciar a literatura por muitos anos. 

Seja nessa adaptação ou nos inúmeros trabalhos e teses derivados deste livro, o universo proposto por García Márquez é surpreendente e extremamente necessário. Em uma realidade dominada por reboots e revivals de produções já existentes, adaptar uma obra única como essa é uma vitória gigantesca. 

Se você ficou interessado e não quer perder essa série por nada, fique atento ao seu lançamento. E se você ainda não tem Netflix, veja como ter Netflix nos planos da Claro NET.

E confira nesse outro texto quais são os melhores planos de internet banda larga disponíveis no mercado e garanta uma conexão de qualidade para a sua maratona na Netflix. 😁