fbpx
segunda-feira, setembro 16
programas de culinária

5 programas de culinária para se inspirar na hora de cozinhar

Cozinhar, para muita gente, é mais do que uma necessidade do dia a dia, é um tipo de terapia. Mas, ninguém merece cozinhar a mesma coisa sempre, não é? Por isso, listamos aqui 5 programas de culinária para você assistir e se inspirar.
1
119

Os programas de culinária dominaram a TV e o mundo. Quem nunca ouviu falar do MasterChef, Cake Boss ou até mesmo da Palmirinha

Há muito tempo já existem programas que ensinam receitas, modos de preparos diferenciados e tudo passo a passo, como por exemplo o programa da Ana Maria Braga. O que aconteceu é que esses programas receberam uma pitada de emoção.

Os novos programas de culinária misturam as duas coisas que todo mundo gosta: competição e comida.

Além de se envolver com os participantes e com a competição, esses programas são ricos em ideias para pratos que podemos fazer em casa mesmo, aproveitando o que tem dentro da geladeira e ainda incentiva o chef que há dentro de você.

Separamos 5 programas de culinária para você colocar a mão na massa… literalmente. Então, vamos lá!

MasterChef Brasil

MasterChef Brasil - Programas de culinária

Cozinheiros amadores enfrentam mais uma rodada de provas no MasterChef Brasil (Foto: Carlos Reinis/Band)

Desde 2014, o maior reality de culinária do mundo revela os novos talentos da cozinha brasileira.

O MasterChef é a Kim Kardashian dos programas de culinária. Mesmo quem não gosta desse tipo de programa, já viu passar na TV alguma vez ou pelo menos já ouvir falar dele, e não é pra menos.

A franquia MasterChef já teve mais de 70 versões do programa em quase 50 países. Só aqui no Brasil tivemos 5 MasterChef diferentes. 

Atualmente, apenas o MasterChef Brasil está em exibição na Band TV, mas se você quiser assistir desde a primeira temporada e voltar quantas vezes for necessário para anotar suas ideias, o NOW possui todas as temporadas.

O programa é apresentado pela jornalista Ana Paula Padrão e tem os chefes de cozinha Henrique Fogaça, Paola Carosella e Erick Jacquin como jurados da competição.

Henrique Fogaça, Paola Carosella, Erick Jacquin e Ana Paula Padrão - Programas de culinária

Henrique Fogaça, Paola Carosella, Erick Jacquin e Ana Paula Padrão (Foto: Carlos Reinis/Band)

Além do programa que é exibido na TV, eles mantém um canal no YouTube com entrevistas dos eliminados, receitas extras, dicas dos participantes e muita coisa legal. Dê uma olhadinha:

The Taste Brasil 

Participantes do The Taste - Programas de culinária

Participantes do The Taste Brasil e jurados (Foto:Divulgação/GNT)

Seguindo a mesma linha do MasterChef, o The Taste Brasil é a versão brasileira do programa americano The Taste, em que cada jurado possui uma equipe e mentora seus integrantes para competir com as outras equipes.

Em The Taste Brasil, cozinheiros profissionais e amadores têm seus pratos submetidos a um júri de peso na gastronomia nacional: André Mifano, Claude Troisgros, Felipe Bronze e Helena Rizzo.

Felipe Moreno, Claude Troisgros, Helena Rizzo e André Mifano

Felipe Moreno, Claude Troisgros, Helena Rizzo e André Mifano (Foto: divulgação/GNT)

O programa é exibido no canal GNT, mas você também pode assistir no NOW, onde estão disponíveis todas as 5 temporadas.

BBQ Brasil: Churrasco na Brasa

BBQ Brasil

Bertolazzi e Alejandro orientando os participantes (Foto: Gabriel Cardoso/SBT)

Para os churrasqueiros de plantão, o BBQ Brasil é uma formação de como inovar na hora de colocar a carne na brasa.

BBQ Brasil Churrasco na Brasa é  a versão brasileira, exibido pelo SBT, do britânico BBQ Champ, em que os especialistas em carne entram em ação com o objetivo de encontrar o melhor churrasqueiro amador do país. 

Os participantes são submetidos a três desafios: o de criatividade, em grupo e a prova de fogo.

No Brasil, o programa tem a apresentação de Chris Flores e a avaliação da exigente dupla de jurados formada por Danielle Dahoui e Carlos Bertolazzi. 

Carlos Bertolazzi, Chris Flores e Danielle Dahoui - Programas de culinária

Carlos Bertolazzi, Chris Flores e Danielle Dahoui (Foto:Gabriel Cardoso/SBT)

Júnior Bake Off Brasil

Participantes mirins chegando ao programa - Programas de culinária

Participantes mirins chegando ao programa (Foto: Zé Paulo Cardeal/SBT)

Já imaginou em trocar todos os participantes de um programa culinário por crianças? Pois bem, foi exatamente isso que o Júnior Bake Off Brasil fez.

A criançada se diverte na cozinha como confeiteiros mirins e batalham pelo o título de Melhor Pequeno Confeiteiro do Brasil e, claro, tudo com supervisão.

Aqui é fácil pegar inúmeras receitas de doces e pratos mais simples para fazer em casa e, quem sabe, transformar os pequenos de casa em confeiteiros mirins da família.

O programa é apresentado pela jornalista Nadja Haddad e os jurados são a chef confeiteira Beca Milano e o padeiro Olivier Anquier. 

Beca Milano, Nadja Haddad e Olivier Anquier - Programas de culinária

Beca Milano, Nadja Haddad e Olivier Anquier. (Foto: Gabriel Cardoso/SBT)

A Discovery Home & Health é responsável pela exibição do talent show, mas também é possível assistir no SBT.

Mandou Bem

Chef convidado, Nicole Byer e Jacques Torres - Mandou Bem

Chef convidado, Nicole Byer e Jacques Torres (Foto: Divulgação/Netflix)

Mandou Bem é um programa de culinária  um pouco diferente do que conhecemos. Nele você vai aprender o que não fazer na cozinha, além de rir muito.

Apesar do nome do série ser bem otimista, o que realmente acontece é totalmente ao contrário. 

Em Mandou Bem, confeiteiros amadores e com reputações meio duvidosas tentam recriar sobremesas desafiadoras em tempos pré-estabelecidos. Já imaginou no que isso dá? Melhor, vamos te mostrar:

O programa é apresentado pela comediante Nicole Byer e conta com ajuda do chef Jacques Torres para tentar ajudar colocar ordem na cozinha.

A série já tem 3 temporadas e é um original da Netflix, por isso você irá encontrá-la apenas no serviço de streaming, mas é possível ter um gostinho de como funciona as coisas por lá com o episódio especial com o elenco de Mundo Sombrio de Sabrina, disponível no YouTube. Olha só:

Os programas de culinária são um sucesso

E aí, ficou curioso pra saber o que pode aprender com esses chefs e confeiteiros dos programas de culinária? Você consegue ter acesso à essas séries e muito mais com os planos de TV da NET.

Saiba, também, como ter a Netflix nos planos da NET e da Claro aqui no blog.

Agora, é só dar play e colocar a mão na massa!