fbpx
segunda-feira, setembro 16
June em The Handmaid's Tale

Entenda porque você deve assistir The Handmaid’s Tale

The Handmaid’s Tale é uma série brutal e distópica, que nasceu a partir do livro de mesmo nome escrito por Margaret Atwood. Ela mostra a realidade dos Estados Unidos depois que eles perderam uma guerra civil e foram dominados por doutrinas cristãs.
1
362

The Handmaid’s Tale ou O Conto da Aia (em sua tradução livre) foi uma das séries que mais ganhou Emmys em 2017.

Cartaz The Handmaids Tale - June de fundo.

Cartaz da série The Handmaid’s Tale. Fonte: Mix de Séries.

O seriado foi baseado no livro chamado The Handmaid’s Tale, escrito em 1985, pela autora canadense Margaret Atwood.

Quando Margaret produziu a história ela acreditava que tudo o que tinha escrito aconteceria em um futuro próximo, para ser mais exato em 2005. Mas o que é mais apavorante de tudo isso é que tudo o que acontece no livro em algum momento da história do mundo também já aconteceu.

Tanto o livro quanto o seriado mostram uma realidade assustadora e preocupante para todas as mulheres.

Como é o enredo da primeira temporada de The Handmaid’s Tale?

A primeira temporada de The Handmaid’s Tale conta o início da instauração da nova ordem do país.

Depois dos Estados Unidos terem perdido uma guerra civil e virar um país regido por ideologias cristãs, as mulheres perderam todos os seus direitos, não podem mais ler, trabalhar e muito menos votar.

Elas passam a ser designadas para servir as casas da elite governante, e nessa nova função começam a ser submetidas a estupros ritualizados com seus mestres masculinos para engravidar e gerar filhos para os governantes e suas esposas.

Todo o dinheiro que possuíam foi confiscado e elas passaram a ser propriedade dos homens ricos.

A personagem principal, chamada June Osborne, levava uma vida normal e por isso tentou fugir do país com seu marido e sua filha, mas acabou sendo capturada em uma mata e teve sua filha raptada pelos civis.

June a personagem principal da série The Handmaid's Tale

A personagem principal June ou Offred. Fonte: Inverse.

Então ela se tornou uma prisioneira do novo sistema governamental e perdeu seu próprio nome, passando a ser chamada de Offred.

Porque Offred é tão especial para a casa do Comandante Fred?

Na nova realidade do país, por conta de toda poluição, venenos e radiações, a maioria dos homens e das mulheres passaram a ser inférteis e, por conta disso, Offred é considerada uma raridade, porque ela ainda tem a capacidade de gerar bebês.

Por conta de sua fertilidade, ela passou a ser uma Aia da casa do Comandante Fred Waterford e de sua esposa, Joy Waterford, e precisará gerar filhos para o casal e enfrentar regras rigorosas e uma vigilância constante de todos os seus passos.

Offred deitada na cama depois de um ritual sexual em The Handmaid's Tale

O comandante Fred e Offred deitada na cama depois de um ritual sexual. Fonte: Minha Série.

Se Offred tiver alguma ação que desagrade seus mestres, eles podem ordenar que ela seja executada.

As cores e as roupas são capazes de distinguir a função das mulheres

Em Gilead, cada mulher se veste com uma cor específica de acordo com a sua função na sociedade.  

As Aias, também chamadas de Handmaid, são as mulheres capazes de gerar filhos,  se vestem de vermelho, com sapatos e luvas que cobrem seus corpos todos. Elas também usam um tipo de chapéu que esconde seus rostos e não permite que elas enxerguem nada ao seu redor.  

As esposas dos Comandantes usam azul para representar a pureza da Virgem Maria e suas filhas vestem branco.

As Tias, que são as mulheres que educam e vigiam as Aias, se vestem de marrom.

Uma das Tias de The Handmaid’s Tale

Uma das Tias de The Handmaid’s Tale.

Já as Marthas, que são as mulheres inférteis e fazem o serviço doméstico, usam a cor verde.

As viúvas vestem preto e as mulheres de classe média, que são chamadas de Econoesposas, usam roupas coloridas.

As Jezebels são as mulheres que ficam nos bordéis da cidade e servem para que os comandantes transem com elas escondidas de suas esposas e também são usadas para comércio ilegal. Essas mulheres se vestem com roupas consideradas vulgares e também podem usar maquiagem, coisa que as outras mulheres da sociedade são proibidas.

Porque as Aias são proibidas de saírem na rua sozinhas?

Na primeira temporada, as servas são proibidas de saírem sozinhas na rua e, logo no primeiro episódio, Offred conhece sua companheira de caminhada chamada Ofglen, a Handmaid da casa vizinha.  

Os comandantes ordenam que as compras sejam feitas em duplas para que uma serva possa policiar a outra e vigiar se elas seguem todas as regras.  

Só que Offred e Ofglen passam a ser amigas e a confidenciar sobre coisas que elas vivenciaram antes de se tornarem servas.  

Offred e Ofglen fazendo sua caminhada matinal em The Handmaid's Tale

Offred e Ofglen fazendo sua caminhada matinal.

Essa amizade pode gerar muito conflito com seus mestres e quando eles começam a desconfiar que as duas estão tramando uma rebelião contra o governo, decidem substituir Ofglen por outra serva.  

Mas a pergunta que fica é a seguinte: para onde levaram Ofglen? Será que descobriram o que ela estava tramando e a executaram?

Em The Handmaid’s Tale acontecem vários tipos de rituais

Em Gilead para cada situação específica, existe um ritual que deve ser executado.

Existe um para o comandante engravidar a sua serva, onde ele e sua esposa citam passagens bíblicas até que o estupro assistido comece.

Nesse ritual, a esposa do comandante segura a cabeça de sua Handmaid entre suas pernas, enquanto seu marido pratica o ato sexual. Quando esse ritual chega ao final, o marido se veste, a mulher deixa a serva na cama e os dois saem do quarto juntos. Na série esse ritual é chamado de “Cerimônia”.

Cerimonia sexual em The Handmaid's Tale

A Cerimônia acontecendo. Fonte: GGN.

O The Salvaging é o ritual que torna as Aias cúmplices dos crimes que acontecem na nova república. Ele também serve para que as mulheres possam liberar suas raivas e o seu ódio de uma forma brutal.

Quando esse ritual vai acontecer, elas são convocadas através de 3 badaladas de um sino, nesse mesmo momento, um círculo se forma no chão em volta de um prisioneiro (pessoas que são contra o governo) amarrado.

Todas as Aias postas em círculo para apedrejar o inimigo em The Handmaid's Tale

Todas as Aias postas em círculo para apedrejar o inimigo. Fonte: Minha Série.

A Tia soa seu apito, as Aias espancam o prisioneiro até a morte, com as mãos e também com pedras.

Também existe um ritual para o nascimento das crianças. As servas são convocadas mais uma vez por sinos e se reúnem em volta da Aia que estiver em trabalho de parto.

Elas estão ali para dar apoio e ficam o tempo todo cantando.

As Aias no ritual de parto em The Handmaid's Tale

As Aias no ritual de parto. Fonte: Cinema Clock.

Enquanto as Handmaid’s estão em volta da mulher que está em trabalho de parto, as Tias e outras mulheres de comandantes ficam em volta da Esposa que irá receber o bebê. Elas também executam o ritual, como se fossem as próprias Esposas que estivessem em trabalho de parto.

O desfecho da primeira temporada é surpreendente

Veja Também:

Os episódios da primeira temporada de The Handmaid’s Tale são feitos em cima dos acontecimentos que envolvem Offred na casa de seu comandante Fred.  

Com o desenrolar da história, alguns flashbacks da vida antiga de June e os primeiros passos da revolução que originou Gilead também são mostrados.

O episódio final da primeira temporada é surpreendente.

Offred é obrigada a fazer o teste de gravidez e acaba entrando em contato com uma pessoa de seu passado. Isso a motiva para planejar uma rebelião. Ela encontra em seu quarto um pacote misterioso que foi enviado por Moira, sua melhor amiga.  

Tia Lydia convoca suas servas para um ritual de execução, mas as coisas não saem como planejado. Será que as Aias não acataram a ordem de apedrejar a pessoa? Essa desobediência partiu de Offred?

Será que Lydia vai tomar alguma providência?

O último episódio é uma cópia quase fiel do último capítulo do livro.

Como foi desenvolvido o enredo para a segunda temporada?

A história do livro é totalmente utilizada para o desenvolvimento da primeira temporada do seriado.

O conteúdo do último episódio é equivalente a todo o conteúdo presente no último capítulo do livro.

Por isso a pergunta que não quer calar é a seguinte: como eles desenvolverão mais histórias para a continuidade da série?

Cena da Segunda temporada de The Handmaid’s Tale

Cena da Segunda temporada de The Handmaid’s Tale. Fonte: Cosmo Nerd.

Para a segunda temporada, eles criaram um conteúdo totalmente novo, mas dando continuidade a tudo o que tinha sido proposto.

June continua sendo Offred, mas agora ela está mais sanguinária do que nunca, está em busca de rebelião e quer ter de volta sua filha e seu marido.

E talvez essa seja a parte mais assustadora de todas, ela não tem mais medo da violência.

Offred sendo punida por ter desobedecido as regras de Gilead.

Offred sendo punida por ter desobedecido as regras de Gilead.

Moira está tentando lutar contra seus traumas e Ofglen, que estava viva, acaba sendo designada para um novo Comandante.

Onde assistir as temporadas de The Handmaid’s Tale

Inicialmente, a série era exibida somente pelo streaming Hulu, mas somente em países estrangeiros, como Canadá e Estados Unidos.

No Brasil, é possível você assistir as duas temporadas completas através do NOW da NET. Ele é o único streaming brasileiro que tem disponível em seu catálogo todas as temporadas.