fbpx
sexta-feira, dezembro 6
personagens negros

Os personagens negros mais incríveis da ficção

No mês da Consciência Negra, decidimos mostrar quem são os personagens negros mais incríveis da ficção e provar que nem só de Pantera Negra a representatividade vive.
0
223

A representatividade negra está em ascensão no mundo do entretenimento. Diversos personagens negros estão tendo destaque nas ficções,. Em 2018 um fenômeno chamado Pantera Negra mostrou na prática como a representatividade é importante.

Pantera Negra

Personagem T’Challa, o Pantera Negra, no filme de 2018.

O filme, dirigido pelo roteirista e produtor, Ryan Cooler, apresenta a história do personagem T’Challa (Chadwick Boseman), que é o rei de Wakanda, uma cidade tecnologicamente avançada e que se mantém longe de outras cidades da Terra.

O que mais chamou atenção foi Wakanda ter uma população 100% negra. O impacto disso foi enorme e muito positivo. Salas de cinema ao redor do mundo ficaram lotadas por pessoas negras querendo se ver ali representadas.

Além do Pantera Negra, diversos outros personagens negros fizeram diferença. Bora ver? 😉

1. Primeiro personagem negro de HQ com adaptação digna nos cinemas: Blade

O anti-herói Eric Brooks, conhecido como Blade, se tornou um personagem fundamental para a diversificação étnica dentro do segmento de super-heróis da época.

Blade no filme 1998

Blade foi aclamado pelo público pelo gênio forte e por ser um anti-herói.

Interpretado pelo ator Wesley Spines, o vampiro Blade conquistou fãs ao redor do mundo com uma pegada “bad boy” e com seu aguçado senso de justiça. 

O primeiro filme saiu em 1998 e o sucesso foi tanto que ele ganhou mais dois filmes. O segundo, Blade II (2002) e o terceiro, Blade Trinity (2004), fizeram tanto sucesso quanto o primeiro filme, se tornando referência para o gênero.

2. Capitão Holt é um personagem negro, gay e policial

Quem é fã de Brooklyn Nine-Nine com certeza é fã do Capitão Holt. Quando conhecemos melhor a história de Holt dentro da corporação, entendemos como foi difícil a vida dele lá. 

A polícia no seriado é racista e homofóbica, sendo assim, durante seus 20 anos de experiência, foi inicialmente ridicularizado. Mais tarde, acabou sendo usado como um escudo contra as críticas à corporação.

Apesar de todos os percalços, Holt conseguiu com mérito próprio a posição de capitão da 99ª Delegacia de Polícia de Nova York.

Sargento Terry, Capitão Holt e detetive Rosa Diaz - personagens negros

Sargento Terry, Capitão Holt e detetive Rosa Diaz.

O mais legal disso tudo é que no seriado, o fato do Capitão Holt ser gay é tratado da mesma forma que é tratada a sexualidade de um personagem heterossexual. Faz parte do que ele é, mas não é a característica mais explorada no personagem.

Geralmente filmes e séries policiais são obras dominadas por estereótipo de personagens com um ar de “macho alfa”, então é incrível ver como o Brooklyn Nine-Nine montou o personagem de Holt.

Aliás, se você gosta da série, dá uma olhada como foi o anúncio da sétima temporada de Brooklyn Nine-Nine.

Capitão Holt faz parte do elenco principal juntamente com mais um personagem negro e duas latinas. É lindo de ver. 🤩

3. Titus Andromedon: mais fã da Beyoncé do que ele?

Segundo a Netflix, se Titus Andromedon fosse ser apresentado para participar do Big Brother Brasil, poderia ser descrito como “ator famoso por interpretar o Homem de Ferro na Times Square, cantor dos hits Peeno Noir e Boobs in California, tem tudo para conquistar seu voto, desde que não precise se esforçar para isso”.

Titus como Iron Man - Personagens negros da ficção

Titus vestido de Homem de Ferro segurando a mão de Kimmy.

Titus é aqueles personagens que se existissem na vida real, todo mundo iria querer ser amigo. É fã de Beyoncé e ama fazer cosplay de cama. Um dos seus maiores sonhos é ser um ator e cantor famoso para atuar na Broadway, especialmente no espetáculo do O Rei Leão.

Titus Andromedon - personagens negros

“Decidi viver como uma cama daqui pra frente”.

4. Will Smith mudou de vida: da Filadélfia para Bel-Air

Um dos personagens negros mais memoráveis é o Will em Um Maluco no Pedaço. Na série, Will que é um jovem negro pobre, se muda para a mansão dos tios em Bel-Air, mudando completamente de vida.

Will Smith e a família Banks - personagens negros

Will com a família Banks.

Apesar de ter acesso à uma condição financeira, o racismo ainda é presente.

Em um dos episódios, Will está com seu primo, Carlton, dirigindo até outra cidade quando um policial pede para que eles parem. Carlton acredita que será tratado de uma forma diferente por ser rico, mas acaba se dando mal e sendo detido quando o policial acha que o carro – que é do pai de Carlton – foi roubado.

Will explica que dois jovens negros em um carro de luxo sempre será visto como algo suspeito.

Will e seu primo, Carlton Banks - personagens negros

Will e seu primo, Carlton Banks.

A série, mesmo sendo antiga, retrata um pouco da realidade dos negros nos Estados Unidos, ainda mais os que não tiveram a oportunidade de melhorarem de vida como Will.

5. Suzanne, Taystee, Cindy e Poussey: personagens negros de tirar o fôlego

No seriado, é impossível não citar quatro personagens negras que tiraram o fôlego dos fãs de Orange Is The New Black: Suzanne, Taystee, Cindy e Poussey foram, sem dúvida, as atrizes que mais impactaram ali – e sendo sinceros, a Poussey foi a que mais fez a gente chorar. 🥺

Poussey de Orange Is The New Black - Personagens Negros da ficção

Poussey sendo a fada sem defeitos que ela é.

Fortes e determinadas, essas mulheres negras mostraram como precisavam lutar diariamente fora e dentro da prisão.

Na prisão em si há segregação. Algumas alas são separadas como “gueto” ou ala das latinas, por exemplo. 

Orange Is The New Black - personagens negros

Na imagem é possível ver o setor onde somente as brancas ficam alojadas.

Entre as quatro, a que mais chamou a atenção foi a Taystee. Inteligente, devoradora de livros – e fã de Harry Potter -, coordenou com maestria uma rebelião e lutou de cabeça erguida perante diversas injustiças cometidas contra ela.

Taystee durante a rebelião - personagens negros

Taystee durante a rebelião

6. Annalise Keating: protagonista negra e mulher

Viola Davis, sem dúvida, é uma das atrizes mais aclamadas atualmente, mas a personagem que foi mais marcante em sua carreira foi, sem dúvida, Annalise Keating, a protagonista da série How to Get Away With Murder

Annalise Keating - personagens negros

Na série, Annalise faz questão de falar sobre o racismo de forma clara, sem papas na língua.

Na trama, ela é advogada de defesa criminal e professora de Direito. Durante a vida, Annalise sempre foi solitária e durante um tempo perdeu a ideia de quem ela era, a fantasia de como a sua vida deveria ser. 

Mas a personagem, é, acima de tudo, extremamente inteligente. Tem uma personalidade fortíssima, é complicada, sensual e misteriosa.

7. Pode cancelar a Meredith: Miranda Bailey é a dona da série

Apesar de Grey’s Anatomy girar em torno da vida de Meredith Grey, quem realmente rouba a cena é Miranda Bailey.

Conhecida inicialmente como “Nazi”, apelido dado por ela ser dura e exigente, revela que tem um enorme coração e se mostra extremamente gentil em situações delicadas.

Miranda Bailey

Miranda Bailey consegue ser durona e fofa ao mesmo tempo.

Miranda tem pulso firme como chefe, é íntegra, respeita seus valores e não deixa nenhum homem atrapalhar sua ascensão na profissão. Um bom exemplo disso é quando seu marido, Tucker, pede para que ela escolha entre ele ou a residência no hospital. Diante dessa escolha, Bailey acaba pedindo o divórcio. 

8. Morgan Freeman interpreta um deus negro

Sem dúvida, colocar um personagem negro como Deus foi uma sacada de gênio. Isso aconteceu no filme Todo Poderoso quando Morgan Freeman interpreta Deus.

Na história, Bruce Nolan, durante um acesso de fúria, começa a xingar e questionar Deus sobre como ele faz as coisas. É aí então que Deus resolve descer na Terra em forma de homem e entregar o poder de comandar o mundo para Bruce.

Apesar de aparecer pouco, o impacto foi muito grande. Um dos diálogos mais importantes do filme, sem dúvida, é esse:

9. Finn de Star Wars mostra a força dos personagens negros no cinema

Rey e Finn

Rey e Finn

Personagens negros já fizeram parte de filmes intergaláticos e um grande destaque foi, sem dúvida alguma, o Finn.

Finn é um desertor do Império que cruza o caminho de rebeldes. O personagem é carismático, atrapalhado e bem humorado, se tornando um dos favoritos dos fãs da franquia.  O personagem apareceu no longa Star Wars – O Despertar da Força.

Vale lembrar que o filme em si foi um grande abraço na diversidade por colocar uma protagonista feminina juntamente com um negro.

10. Seriado mostra como é a vida de diversos personagens negros

Apesar de ser uma série de humor, Todo Mundo Odeia o Chris retrata bem a realidade em que o único jovem negro de uma escola de brancos, Chris, vivia em sua infância e adolescência.

Chris vive com seu pai, Julius, sua mãe, Rochelle e seus dois irmãos, Drew e Tonya em Nova York, mais precisamente no bairro de Bed-Stuy.

Todo mundo odeia o Chris - Personagens negros

Rochelle, Julius, Chris, Drew e Tonya formam o elenco principal da série.

A série narra com toques de humor leve e ao mesmo tempo ácido como era a vida de Chris durante os anos 80. Família, amigos, escola, perdas e amores são bem retratados.

Algo que chama bastante atenção no seriado é o racismo que Chris sofre no colégio por colegas e até pela professora, a Srta. Morello. Na época, discriminar alguém pela sua cor parecia ser bem comum e até aceito.

Um fato interessante a respeito da série é que ela é baseada na infância e adolescência do ator e comediante, Chris Rock, que também narra toda a história do seriado. Inclusive você vai adorar nosso texto com essa e muito mais curiosidades de Todo Mundo Odeia o Chris.

Chris Rock

Chris Rock, criador da série Todo Mundo Odeia o Chris.

Os personagens negros estão entrando na cena

Felizmente os produtores e diretores estão mudando, escalando cada vez mais personagens negros em seus trabalhos. A representatividade é importante, ainda mais nos tempos atuais, onde há espaço para todo mundo.

E por falar em personagens negros incríveis, vale muito a pena assistir Infiltrado na Klan. O filme, baseado em uma história real, mostra como um policial negro consegue se tornar líder da seita supremacista, Ku Klux Klan

E para você? Quais personagens negros mais te marcaram? Conta pra gente. 😀