fbpx
segunda-feira, setembro 16
Capa da Princesa Leia - Personagens femininas de filmes e series

10 personagens femininas empoderadas de filmes e séries 

Você consegue listar quantas mulheres incríveis já viu estrelando em filmes e séries? É difícil, mas não impossível. Confira aqui algumas mulheres empoderadas existem no mundo cinematográfico e se inspire.
1
345

Se você é nosso leitor assíduo, com certeza já percebeu que nós, do TV Pururuca gostamos muito de exaltar as personagens femininas do mundo do entretenimento. 

Já postamos um texto sobre 10 personagens femininas da Marvel para mostrar que as mulheres também são incríveis nas HQs e agora é a vez de exaltar as personagens mais empoderadas do cinema. 

E não é novidade para ninguém que há uma grande desigualdade entre os gêneros na sociedade e, infelizmente, isso reflete no mundo do entretenimento.

É muito comum que a maioria das séries e filmes sejam protagonizados por homens e para as mulheres sobram apenas os papéis coadjuvantes, secundários e hipersexualizados, transformando-as apenas em belas imagens. 

E mesmo sendo difícil de acontecer, muitas mulheres já interpretaram personagens femininas de filmes e séries, de forma sublime, e fizeram história. Por isso, neste texto vamos exaltar essas personagens. 

Confira a lista com 10 incríveis personagens femininas de filmes e séries  

1. Annalise Keating 

Annalise Keating é uma personagem do seriado How to Get Away with Murder, interpretada pela atriz vencedora do Oscar, Viola Davis. 

É uma advogada muito poderosa, especialista em direito criminal. Além disso é  professora em uma das mais renomadas faculdades dos Estados Unidos. 

Ela carrega consigo uma história de vida repleta de superação.

Annalise Keating - How to Get Away with a Murder

Annalise Keating em uma das cenas de How to Get Away with a Murder.

A personagem passa aos telespectadores mensagens sobre a importância da determinação, da resiliência e também ensina como lidar com os preconceitos e quebrar os paradigmas impostos pela sociedade.

2. Hermione Granger

Personagens femininas de filmes e series - Hermione Granger

Hermione Granger manipulando sua varinha.

Hermione Granger é uma personagem da saga Harry Potter e com certeza é uma bruxinha muito amada por todos.

Interpretada por Emma Watson, a personagem apresenta características admiráveis como: força, inteligência, sagacidade e o principal, a compaixão com o próximo. 

Ela enfrenta o que for preciso para salvar seus amigos e companheiros de casa.

3. Sophia Burset 

Sophia Burset faz parte do elenco de Orange is The New Black e, assim como a atriz Laverne Cox, é transexual. 

Na série ela acaba enfrentando muitos tipos de preconceitos justamente por ser quem é, e apesar dos inúmeros ataques diários, Sophia está sempre pronta para ser uma amiga incrível e justa com todos.

Sophia Burset - Personagens femininas de filmes e séries

Sophia Burset se escondendo no banheiro da prisão de Orange is the New Black..

4. Princesa Leia

Princesa Leia - Personagem feminina de Star Wars

Princesa Leia. Fonte: Galileu.

A Princesa Leia, interpretada por Carrie Fisher, faz parte do elenco da saga Star Wars. Pode-se considerar que Leia é uma das mais importantes personagens do cinema. 

Filha de Darth Vader e irmã de Anakin Skywalker, parecia ser apenas uma moça indefesa que precisava sempre ser protegida, mas a história teve uma reviravolta e ela se tornou uma das mais importantes e poderosas da galáxia. 

Passou a ser líder da Aliança Rebelde e também da nova Resistência, de princesa passou a ser general, combatendo seus inimigos. Uma mulher de força!

5. Michonne

Personagem da série The Walking Dead, Michonne é interpretada por Danai Gurira e ganhou um destaque importante na trama a partir da terceira temporada.

Ela mostrou ser uma das mais fortes do seriado, pois em meio a um apocalipse zumbi, foi capaz de sobreviver por muito tempo sozinha e quando encontrou com outros personagens, usou toda sua força e inteligência para manter todos a salvo. 

Personagens femininas de filmes e séries - Michonne

Michonne protagonizando uma luta corporal para sobreviver.

6. Capitã Marvel

Capitã Marvel foi apresentada recentemente às telonas. É uma super-heroína que faz parte do Universo Marvel e sua última aparição foi em Vingadores – Ultimato, mas já estrelou um filme só dela chamado Capitã Marvel, lançado em 2019.

Capitã Marvel

A heroína Capitã Marvel.

É uma líder nata, forte, determinada e, além de ser uma heroína muito poderosa, representa com maestria a força feminina. 

7. Cristina Yang

Cristina Yang é uma personagem da série Grey’s Anatomy, interpreta por Sandra Oh. 

Ela é uma excelente profissional e não mede esforços para ver todos os seus pacientes bem, já que é uma cirurgiã cardíaca de um dos maiores hospitais de Seattle.

Personagens femininas de filmes e séries - Cristina Yang

Cristina Yang no hospital Seattle Grace trabalhando.

Embora sua vida pessoal seja cheia de altos e baixos, ela nunca deixa isso influenciar o seu trabalho. A melhor palavra para descrever Cristina Yang é: perseverança.

8. Imperatriz Furiosa

Personagem do filme Mad Max, interpretada por Charlize Theron, é uma mulher muito visionária e pode-se dizer que também é uma “salvadora de vidas”. 

No filme, ela salva inúmeras vidas nas batalhas que enfrenta e está sempre lutando pelo bem comum.

Imperatriz Furiosa - Mad Max

Imperatriz Furiosa pronta para derrotar seus inimigos. Fonte: Adoro Cinema.

9. June

June é uma personagem da série The Handmaid’s Tale, interpretada por Elisabeth Moss.

Pode ser considerada facilmente uma das personagens mais revolucionárias do universo das séries atualmente. 

June - The Handmade´s Tale

June em um dos rituais que acontece em The Handmaid’s Tale.

É uma mulher que está sendo controlada por um regime totalmente ditador e, mesmo assim, não desiste de lutar pelo o que acredita, para salvar a si mesma e as outras mulheres que estão precisando de sua ajuda. 

Força, determinação e coragem são as palavras para definir essa incrível personagem.

10. Claireece “Preciosa” Jones

Claireece “Preciosa” Jones é uma  personagem do filme Preciosa – Uma história de Esperança, interpretada pela atriz Gabourey Sidibe.

Na história ela é uma jovem, pobre e obesa, que sofre com constantes abusos sexuais por parte de seu pai e é negligenciada pela mãe. Acaba sendo enviada para uma escola alternativa e ali encontra uma oportunidade de mudar de vida. 

Claireece Jones - Preciosa

Preciosa dentro da sala de aula onde sofria bullying.

É uma personagem inspiradora porque, apesar de todas as dificuldades que enfrenta em sua vida, procura sempre seguir em frente sem perder a esperança de ter um futuro melhor. 

Inspire-se na força dessas personagens femininas de filmes e séries

Ao longo desse texto enumeramos 10 personagens femininas de filmes e séries que são capazes de inspirar outras mulheres a serem mais fortes e mais resilientes. Inclusive, temos outro texto que fala sobre histórias reais de mulheres excepcionais que viraram filmes.

É necessário mostrar às pessoas que as mulheres estão ganhando cada vez mais destaque e papéis de respeito no meio cinematográfico, deixando de lado a imagem de servir somente em papéis secundários ou para ser o par de algum homem extremamente incrível. 

Para a maioria da população feminina é extremamente importante assistir filmes e séries que tenham personagens com quem elas se identifiquem, pois como é de conhecimento de todos: mulher não é o sexo frágil

Que possamos cada vez mais incentivar as mulheres a serem fortes e poderosas, dentro e fora do mundo fictício.