fbpx
sexta-feira, dezembro 6
Originais Netflix que não são da Netflix

Por que existem Originais Netflix que não são da Netflix?

Uma história muito recorrente é a do pobre assinante que se apaixonou por uma Original Netflix que não é da Netflix e precisou esperar dois anos para assistir os episódios novos. Continue lendo e descubra como e porquê isso acontece.
2
278

Uma confusão muito recorrente entre os assinantes e usuários da plataforma de streaming é a de por que existem Originais Netflix que não são da Netflix?

Você já esteve navegando na internet e deu de cara com algum spoiler ou data de estreia daquela série que você acompanha, ama e cuida com tanto carinho? Eu tenho certeza que se você já viveu essa história, já viu acontecer ou, pelo menos, ficou sabendo.

Jonah de maniac - Originais Netflix que não são da Netflix

O vazio que a gente sente depois de conferir e descobrir que realmente não estamos loucos: todos os episódios que estavam disponíveis na plataforma foram religiosamente assistidos e, mesmo se tratando de uma Original Netflix, só Deus pra saber onde esses episódios – ou data de estreia – foram parar. 

Como existem Originais Netflix que não são da Netflix? 

A história que mais se repete entre os assinantes Netflix: você abre a plataforma e se apaixona por alguma das milhares de sugestões que ela pode te dar logo na página inicial.

Professor de La casa de Papel - Originais Netflix que não são da Netflix

Você para e vai testar esta dica, mas acaba assistindo a temporada todinha em uma única noite. E, antes de bater aquele pequeno desespero sobre a abstinência que pode sofrer no dia seguinte, se consola porque percebe que é uma Original Netflix, então “tudo está sob controle”. E, quando você menos esperar, pode se deparar com um mega spoiler em alguma rede social.

Você se dedicou e mesmo assim percebe que a série já foi exibida e nada da gigante do streaming se pronunciar. 

Unbreakable Kimm Schmidt - Originais Netflix que não são da Netflix

“Isso está me deixando triste”

Mas afinal, como isso acontece? A questão é que, todos os milhares de contratos que a Netflix movimenta todos os dias podem ser divididos em dois grandes grupos: produção e distribuição. 

Direitos de Produção

Nesse primeiro grupo, temos as séries ou filmes em que a plataforma adquiriu a maior parte dos direitos para produzi-la, começando do zero e sendo responsável por cada uma das etapas da produção: desde o roteiro, elenco, gravações, distribuição, até a divulgação. 

Harper de Stranger Things - Originais Netflix que não são da Netflix

Com essas características podemos listar algumas produções muito conhecidas e queridas pelo público, como Stranger Things, Dark e Sense8. Essa categoria também inclui novas adaptações, principalmente no caso de séries derivadas de livros, como aconteceu com Orange is the New Black, Para Todos os Garotos que já Amei e Aniquilação.

Tara Jefferson dançando no corredor Orange is thenew black - Originais Netflix que não são da Netflix

Ainda neste grupo podemos considerar também as releituras, as séries derivadas e os reboots de produções que já existiram, como acontece no caso de O Mundo Sombrio de Sabrina, Fuller House e a nova versão de Carmen Sandiego.

Direitos de Distribuição

No segundo grupo, vamos considerar todas as produções em que a Netflix conseguiu adquirir a maior parte dos direitos de distribuição desta série ou filme.

Joey de You - Originais Netflix que não são da Netflix

Em geral, essa situação pode acontecer por dois grandes motivos: ou a série começou a fazer um sucesso considerável ou ela já tem uma boa procedência, como no caso de produções assinadas ou estreladas por grandes nomes da indústria. 

É nessa categoria que encontramos a maioria das produções que acabam nos surpreendendo quando surgem com datas de estreia que nunca chegam, ou até mesmo com cenas que simplesmente aparecem no seu feed contando quem é o assassino. 

Saul em Better call Saul - Originais Netflix que não são da Netflix

Aqui consideramos principalmente nomes de grande expressividade, que explicam muito sobre a importância dessas aquisições, como é o caso de Better Call Saul, Anne With an E e Vis a Vis.

Produções Híbridas

Como confusão em pouca quantidade é bobagem, também temos uma terceira divisão que não é oficial, mas é importante demarcar para esclarecer todas as dúvidas relacionadas a essa questão. 

Seja por produções em parceria ou, o caso mais frequente, em situações de resgates, temos séries que foram produzidas por outros canais e “salvas”, ou continuadas pela Netflix, como aconteceu com La Casa de Papel e Lúcifer. Inclusive temos um artigo falando sobre a 5ª temporada de Lúcifer que vale a pena dar uma olhada.

Lucifer Originais Netflix que não-são-da-Netflix

Por que essa confusão com Originais Netflix que não são da Netflix existe? 

Esse tipo de serviço on-demand que a Netflix oferece se baseia, principalmente, no volume e variedade de títulos disponibilizados no seu catálogo. Foi partindo desta motivação que a plataforma passou a adquirir produções para distribuição. 

Explicando da maneira mais simples possível, ficaria caro demais para que a Netflix conseguisse oferecer todos os títulos que ela conta como Originais se considerarmos apenas séries produzidas e distribuídas pela plataforma, desde o início. 

Eleanor The good place

Outro fator que influenciou muito essa iniciativa é o tempo relativamente curto que o serviço de streaming precisou para já estar oferecendo um catálogo tão variado e diverso como esse. 

Sendo economicamente inviável manter o selo de Original Netflix com tantas restrições, a plataforma desenvolveu os contratos de distribuição, no qual o serviço se responsabiliza pela distribuição mundial e exclusiva da produção em questão, situação que também acontece com YOU, The Good Place e Good Girls

Anne de good girls com o filho

Prepare-se para a maratona!

A questão é que, mesmo quando se trata de Originais Netflix que não são da Netflix, o importante mesmo é a data da próxima maratona e, devido a isso, separamos mais algumas dicas para você se preparar. 

O primeiro passo para garantir uma maratona perfeita é poder contar com uma internet de boa qualidade. A banda larga é o tipo de conexão mais indicado para streamings devido a estabilidade na conexão. Você pode saber mais sobre os planos de banda larga mais baratos disponíveis no mercado nesse outro post. 

O mundo sombrio de Sabrina

“Nada é fácil, não é?”

Outra dica muito preciosa nesta situação, é saber como se proteger dos spoilers. Nada pior do que estar rolando o feed de qualquer uma das suas muitas redes sociais e simplesmente descobrir que seu personagem favorito morreu. Para evitar esse tipo de infortúnio, se liga nesse nosso texto aqui sobre como evitar spoilers na internet