terça-feira, setembro 29
Foto de capa Netflix e Nickelodeon

Netflix e Nickelodeon: saiba tudo sobre essa união

Unindo um mercado global, que distribui conteúdo para mais de 190 países, a um legado de personagens icônicos, a parceria entre Netflix e Nickelodeon desperta a nossa nostalgia e promete muito conteúdo. Mas, afinal, o que isso muda na prática?
0
102

Para boa parte dos nascidos na década de noventa isso até pode parecer um sonho de infância se tornando realidade: a parceria entre Netflix e Nickelodeon é real e está rendendo ótimas produções, que inclusive estão disponíveis no catálogo da serviço de streaming

O foco principal é a grande disputa entre as plataformas pela preferência do público, principalmente se destacarmos o fato de que a parceria entre Netflix e Nickelodeon foi anunciada logo após o lançamento do serviço de streaming da Disney. 

A Parceria entre Netflix e Nickelodeon foi apelidada de Nickflix.

A parceria já estava rendendo produções antes de ser oficializada.

O que significa a parceria entre Netflix e Nickelodeon? 

O contrato foi divulgado como sendo “plurianual” e inclui a produção de filmes e séries de animação para assistir com a família em qualquer lugar do mundo. 

A parceria inclui, tanto produções baseadas nos personagens originais do catálogo Nickelodeon como conteúdos completamente novos e exclusivos criados exclusivamente para serem disponibilizados na Netflix.

Personagens do filme A Vida Secreta de Rocko.

A Vida Moderna de Rocko ganhou um filme que está disponível na plataforma.

No anúncio, a Nickelodeon afirmou que o próximo passo da empresa era continuar sua expansão para além das plataformas lineares, tornando a parceria com a Netflix fundamental para o futuro da empresa.

No comunicado oficial, a Netflix disse que a Nickelodeon criou diversos personagens que as crianças adoram e eles esperam contar histórias totalmente novas, reinventando e expandindo esse universo tão rico e que faz parte da vida de tanta gente.

Por que esse acordo é uma medida contra o Disney+?

No mercado desde agosto de 1997, e produzindo conteúdo original desde 2013, quando lançou House of Cards, a Netflix finalmente começa a sentir os impactos do inevitável crescimento do mercado e da concorrência entre os serviços de streaming.

A Audience Project realizou uma pesquisa em novembro de 2019, e, segundo a empresa que é especializada em pesquisas deste gênero, 33% dos entrevistados que dizem ter interesse em assinar o Disney+ confirmaram que pretendiam cancelar suas respectivas assinaturas na Netflix.

A parceria entre Netflix e Nickelodeon foi feita para evitar a perda de assinantes.

O Disney+ foi lançado nos Estados Unidos em novembro de 2019.

Para evitar a perda de assinantes, a plataforma precisou investir pesado no seu conteúdo voltado para o público infantil, que é o principal atrativo no Disney+, o serviço de streaming da Disney. Se você ainda não conhecia ou não sabe muito sobre o Disney Plus, temos  outro texto na TV Pururuca que pode te interessar. 

Apenas com o apoio de uma empresa com uma história como a Nickelodeon, que Netflix passa a ter alternativas para suprir também os assinantes que consomem conteúdo familiar. Segundo a própria plataforma, essa parcela de assinantes representa 60% da sua audiência global.

Na parceria, cada empresa tem o seu papel

Outro fator que ficou muito claro nos comunicados oficiais divulgados pelas empresas, é o de que cada parte deste acordo têm consciência da sua responsabilidade dentro da parceria.

Brian Robbins é o presidente da Nickelodeon e, em seu comunicado, deixou bem claro essa divisão de papéis:

“A Nickelodeon Animation Studio abriga os artistas e contadores de história de categoria internacional por trás de alguns dos personagens e séries mais emblemáticos já criados. Ao longo do último ano, o nosso chefe de animação, Ramsey Naito, vem ampliando de forma exponencial o desenvolvimento e a produção de conteúdo com base nesse legado. As ideias e o trabalho em nosso estúdio estão fluindo, e mal podemos esperar para trabalhar com Melissa e a equipe da Netflix em uma série de conteúdos animados originais premium para crianças e famílias de todo o mundo.”

Dessa forma, ficou bastante claro que na parceria entre Netflix e Nickelodeon, o serviço de streaming deve contribuir oferecendo seu mercado global, que possibilita a distribuição para 190 países, enquanto a empresa de entretenimento deve contribuir com o departamento criativo e seus personagens icônicos.

A Nickelodeon traz para a Netflix um grande legado de personagens icônicos

A Nickelodeon traz um legado forte com anos de personagens icônicos.

Produções Netflix e Nickelodeon que já estão disponíveis

No início de 2019, a parceria entre Netflix e Nickelodeon já era uma forte possibilidade, tendo em vista o lançamento do original A Vida Moderna de Rocko: De Volta ao Lar, um revival da animação A Vida Moderna de Rocko, que esteve no ar de 1992 a 1996, e contava sobre como o canguru Rocko enfrentava os problemas da vida. 

Outras produções nascidas dessa parceria entre a Netflix e a Nickelodeon também já foram disponibilizadas para o público, como Invazor Zim e o Florpus, além das produções da Nickelodeon que sempre foram muito pedidas na Netflix, como ICarly, Bob Esponja e Avatar – A Lenda de Aang.

O filme Klaus foi indicado ao Oscar 2020.

Klaus é uma das 24 indicações da Netflix ao Oscar 2020.

Outro grande destaque que só foi possível graças a parceria entre Netflix e Nickelodeon é Klaus, o primeiro filme de animação da plataforma, que conseguiu desbancar o favorito Frozen 2 e ser indicado ao Oscar 2020 de Melhor Animação.

Se você ainda não conhece essa preciosidade que é o filme Klaus da Netflix, temos outro texto aqui na TV Pururuca que pode te interessar.  

Como se fosse pouco, a plataforma conseguiu dobradinha nas indicações de Melhor Animação do Oscar 2020, sendo indicada também por Perdi meu Corpo, produção assinada por Jérémy Clapin que também foi realizada por meio da parceria entre Netflix e Nickelodeon.  

Os próximos lançamentos Netflix e Nickelodeon

Quando divulgado, o acordo entre as duas gigantes do entretenimento foi definido como sendo “plurianual”, o que não deixa específico quantos anos de duração mas indica muitos, geralmente mais de três. 

Tartarugas Ninjas é o futuro lançamento que nasceu da parceria entre as empresas.

O Despertar das Tartarugas Ninja já está em produção e já teve imagens divulgadas.

Tendo em vista a longa duração do contrato, várias outras produções já são esperadas para chegarem ao catálogo do serviço de streaming por causa da parceria entre Netflix e Nickelodeon. 

Entre as produções já confirmadas temos uma continuação para The Loud House, a adaptação animada de O Despertar das Tartarugas Ninja, o primeiro desenho da franquia Velozes e Furiosos, além do forte boato sobre um spinoff de Bob Esponja em produção, que seria focado na vida de Lula Molusco. 

Conteúdo infantil é extremamente necessário

O visível aumento no número de desenhos e animações voltadas para adultos após 2015, vem comprovando o quanto esse tipo de conteúdo, que por vezes é considerado “infantil” de maneira negativa, tem procura e público para crescer ainda mais. 

Seja em produções geniais como Irmão do Jorel, que foi até indicada ao Emmy International como Melhor Animação Infantil, ou em produções rápidas e leves feitas para descansar a cabeça, como a fofíssima série Turma da Mônica Toy, esse tipo de conteúdo sempre tem um espaço reservado no coração do público. 

Personagens do desenhos animado Bob Sponja.

Bob Esponja é uma das animações mais populares da Nickelodeon.

Se você curte esse tipo de produção e vive se rendendo a nostalgia, aproveite para conferir a nossa lista de filmes infantis antigos disponíveis no NOW para aquecer o seu coração.

Ah! E se você ficou interessado nessa super parceria entre Netflix e Nickelodeon mas ainda não possui uma conta na plataforma, aproveite para descobrir como ter Netflix nos planos da Claro NET.