terça-feira, setembro 29

Minissérie Mais Leve que o Ar surpreende com detalhes históricos

Figura importante na nossa história, Santos Dumont ainda não havia sido devidamente aproveitado nas nossas telas, o que levou a HBO à produção de Mais Leve que o Ar, uma minissérie histórica e biográfica que vai te surpreender.
0
88

A gente até sabia que a HBO tem um talento nato para produzir séries, mas o que tem surpreendido o público é ver esse talento sendo reproduzido também em minisséries com grandes influências históricas, como a Santos Dumont: Mais Leve que o Ar, que conta em seis episódios a vida do brasileiro que deu vida ao nosso sonho de voar. 

Santos Dumont é muito reconhecido no país e, apesar de já ter emprestado seu rosto ao nosso dinheiro e seu nome ao aeroporto mais movimentado do país, nunca foi verdadeiramente aproveitado nas telas, tanto no cinema quanto na televisão.

Personagem de Santos Dumond na minissérie Mais Leve que o Ar.

João Pedro Zappa dá vida ao inventor na minissérie Mais Leve que o Ar.

O investimento em produções com abordagens históricas já é algo que tem dado muito certo no canal, como vimos com os inúmeros prêmios da minissérie Chernobyl que, se você ainda não conhece essa produção, listamos tudo que você precisa saber em outro texto do blog. 

Trazendo uma qualidade técnica que ainda não é tão comum na televisão, Mais Leve que o Ar teve um cuidado muito grande em reconstruir a época e os acontecimentos em  nos seus mínimos detalhes. É justamente por sua relevância que a TV Pururuca reuniu tudo o que você precisa saber antes de assistir esse ícone. 

Sobre o que é Mais Leve que o Ar?

Inevitavelmente biográfica, Santos Dumont: Mais Leve que o Ar conta sobre a vida do inventor responsável por criar o 14 Bis, o primeiro avião movido a motor da história da humanidade. 

Com a trama dividida entre a França e o Brasil, a minissérie tenta começar a preencher uma lacuna muito grande na história desse ícone brasileiro, e também ajuda a aumentar o reconhecimento do seu trabalho, não só aqui mas em todo o mundo. 

Mais Leve que o Ar retrata muito bem a história de Santos Dumond.

Como retratado na minissérie, Santos Dumont sempre teve o sonho de voar.

Muitos detalhes da vida de Santos Dumont permaneceram ocultos do público por diversos anos, como por exemplo o motivo da sua morte, que por muito tempo foi divulgada como se ele tivesse morrido de “desgosto” por ver os aviões sendo usados como máquinas de guerra e, só em 2015, confirmaram o seu suicídio por enforcamento. 

O ponto que melhor ilustra a questão do cuidado que a HBO teve na produção da minissérie é a forma como eles conseguiram deixar claro na história como a origem privilegiada do personagem e o fácil acesso à mais avançada tecnologia da época foram importantes para o projeto. 

Outra questão importante na minissérie Mais Leve que o Ar é a forma como eles mostram as dificuldades enfrentadas por Santos Dumont durante o desenvolvimento do seu projeto, sejam essas dificuldades impostas pelo governo Francês ou vindas da sua própria família.

Confira o trailer:

Tv - Pururuca Recomenda

Com produção brasileira assinada pela Pindorama Filmes, Mais Leve que o Ar foi disponibilizada em 70 países no dia 10 de novembro de 2019, pela HBO. Classificada como minissérie desde o seu anúncio, a produção conta com 6 episódios de 50 minutos de duração, mas a equipe técnica não descarta a possibilidade de renovação. 

A minissérie Mais Leve que o Ar não entrega fortes emoções, mas ganha o público por meio dos detalhes e do cuidado tiveram ao retratar a vida de um símbolo tão importante para a nossa história e tão pouco aproveitado nas telas. 

imagem promocional da minissérie.

Imagem promocional de Mais Leve que o Ar, divulgada pela Rede Globo.

Santos Dumont teve uma breve aparição na minissérie Um Só Coração, exibida pela Globo em 2004, mas nunca ganhou uma produção dedicada a sua história da maneira como a HBO propõe com Mais Leve que o Ar

É muito importante enaltecemos pessoas cruciais para a nossa história e desenvolvimento como foi Santos Dumont e, tendo em vista que a HBO fez um ótimo trabalho quanto a isso em apenas seis episódios, a recomendação dessa minissérie nunca foi tão apropriada. 

A produção está inteiramente disponível no HBO Go, o serviço de streaming da HBO. Se você já assina outros serviços e não quer gastar todo o seu dinheiro com isso, aproveite para descobrir como economizar com streaming nesse outro texto. 

Ah! E se você vive com problemas para assistir seus filmes e séries porque a internet não colabora e vive travando, descubra as principais causas de uma internet lenta ou aproveite para conhecer os melhores combos do Brasil no link.