fbpx
segunda-feira, setembro 16
Chernobyl

Entenda a minissérie Chernobyl: o novo fenômeno da HBO

A minissérie de Craig Mazin tem sido muito elogiada por representar tão bem a verdadeira história do desastre de Chernobyl. O enredo também mostra o outro lado do acidente, o de quem tentou esconder o tamanho do problema.
0
103

A minissérie Chernobyl, criada por Craig Mazin, apesar de possuir apenas cinco episódios já pode ser considerada o novo fenômeno da HBO

O público e os críticos aclamaram muito o enredo que conta a história do pior acidente nuclear de todos os tempos, que aconteceu quando o Reator 4 da Usina Nuclear de Chernobyl explodiu, matou milhares de pessoas e transformou cidades em lugares inabitáveis, além de acelerar o colapso da URSS, em 1986.

cidade de Chernobyl - minissérie Chernobyl

Destruição causada na cidade de Chernobyl por conta da explosão do reator nuclear. Fonte: O Globo.

Veja Também:

Além disso, a minissérie também mostra a bravura dos homens e das mulheres que sacrificaram suas vidas para tentar salvar a Europa desse desastre gigantesco.

Contendo cenas fortes e impactantes, Chernobyl traz a tona a verdade sobre o tudo o que aconteceu naquele dia. Claro que existem algumas partes que foram dramatizadas, afinal, é uma minissérie e não um documentário. 

Sobre o que é a minissérie Chernobyl? 

A primeira cena da minissérie traz a seguinte frase: “O preço das mentiras” e é sobre isso que a ela fala. 

Além de relatar todo o acidente da explosão, a produção também fala sobre a humanidade: a exploração irresponsável de Chernobyl por parte de seus diretores, os bombeiros que foram enviados para o resgate, para ajudar quem estava morrendo no fogo e sobre como os cidadãos tiveram suas vidas modificadas para sempre depois do incidente.

Usina Nuclear e evitar uma segunda explosão - minissérie Chernobyl

Mineiros contratados para construir um túnel embaixo da usina Usina Nuclear e evitar uma segunda explosão.

Para causar uma certa agonia no público, a minissérie Chernobyl mostra a falta de conhecimento sobre radioatividade da época e também como havia uma ausência de informações claras nos primeiros dias que o acidente aconteceu.

 É um retrato fiel da complexidade do caso, uma parte da história horrível e devastador.

Confira o trailer da minissérie Chernobyl e entenda melhor do que se trata a minissérie:

O que é real e o que é ficção na série Chernobyl?

Apesar de Chernobyl ter mostrado muitos fatos reais, ela não é uma obra fiel. 

Aconteceram algumas alterações nas histórias e alguns fatos foram incluídos para despertar mais emoção aos telespectadores. 

Os fatos que foram acrescentados também se devem ao fato de ser uma minissérie dramática e não documental, ou seja, os produtores têm licença poética para deixar tudo mais dramático e aterrorizante.

Quer saber o que é real e o que é ficção? Confira aqui.

O cientista Valery Legasov realmente existiu?

A minissérie apresenta ao público um cientista chamado Valery Legasov, que liderou a investigação para descobrir o que aconteceu trás do desastre nuclear. 

Valery Legasov

Valery Legasov da vida real.

Assim como na série, ele também existiu na vida real, mas não era nenhum expert em reatores RBMK e também não era um questionador das políticas soviéticas.

Outro fato real é que o cientista realmente se matou no dia do aniversário do acidente, mas não se sabe ao certo por qual motivo que o levou a cometer suicídio, já que ele havia tentado se matar outras vezes. 

Valery Legasov - minissérie Chernobyl

Personagem fictício de Valery Legasov.

Também é verídico o fato de terem aparecido fitas que contavam a verdade sobre as falhas nos reatores depois da morte de Valery.

A história do casal Lyudmilla e Vasily Ignatenko é verídica?

Sim, o casal Lyudmilla e Vasily realmente existiu. Eles ficaram conhecidos mundialmente depois da mulher, que estava grávida, se mostrar muito persistente e por ela não desistir de ficar do lado de seu amado, mesmo tendo que enfrentar terríveis consequências. 

Vasily e Lyudmilla - minissérie Chernobyl

Os personagens da série que interpretaram Vasily e Lyudmilla.

Lyudmilla mentiu para a médica dizendo que não estava grávida e que já tinha dois filhos, só para poder entrar para ver Vasily no hospital.

A série transformou a situação em algo mais poético do que realmente foi na vida real.

Valery Legasov participou do Tribunal de Chernobyl ou não?

O último episódio da minissérie Chernobyl não conta a história do Tribunal de uma forma verídica. 

O Julgamento de Chernobyl

O Julgamento de Chernobyl que aconteceu na minissérie.

O julgamento de verdade durou longos dias e não contou com a presença de Valery Legasov (na minissérie ele aparece).

Qual é a verdadeira história por trás dos mergulhadores?

Assim como na ficção, os mergulhadores também existiram na história real do desastre de Chernobyl.

Os bombeiros Usina Nuclear

Os bombeiros da minissérie entrando na Usina Nuclear para fechar os registros.

O que não se sabe ao certo é como e porque eles estavam lá. Para o produtor da série, eles eram voluntários que se disponibilizaram a ir fechar os registros que inundavam a parte de baixo do núcleo.

Existem muitos relatos distintos sobre esse fato, algumas obras que também falam sobre Chernobyl dizem que os três funcionários foram convocados, já outras dizem que eles estavam ali porque aquela era a função deles. 

Ulana Khomyuk existiu ou é só uma personagem fictícia?

A jovem Ulana Khomyuk não existiu. Ela é uma criação feita somente para a minissérie a fim de representar um conjunto de cientistas que trabalharam junto com Valery.

Craig Mazin

Craig Mazin, criador da minissérie, desenvolveu essa decidiu criar personagem para homenagear o grande número de mulheres cientistas da União Soviética daquela época.

Houve realmente um desastre com o helicóptero?  

O helicóptero que jogava areia e boro na explosão realmente caiu, igual é mostrado na série. A única diferença entre a realidade e ficção, é que ele despencou dos céus semanas após a explosão e não dois dias igual é retratado na minissérie. 

O verdadeiro helicóptero que jogou boro e areia na explosão de Chernobyl.

O verdadeiro helicóptero que jogou boro e areia na explosão de Chernobyl.

A minissérie Chernobyl não terá segunda temporada

Apesar da minissérie ser um verdadeiro sucesso e ter sido muito aclamada pela crítica, ela não terá uma segunda temporada. 

Essa notícia foi anunciada pelo criador Craig Mazin em seu Twitter, confira: 

Saiba onde assistir a minissérie Chrnobyl online

Chernobyl, originalmente exibida no Brasil, pela HBO, às sextas, no horário das 21h. 

Depois de ser transmitida pelo canal da TV fechada, todos os episódios da minissérie foram disponibilizados nas seguintes plataformas de streaming: NOW e HBO GO

Tv - Pururuca Recomenda

É apaixonado por séries que contam fatos históricos com riqueza de detalhes? Então com certeza Chernobyl foi feita para você. 

Tá esperando o que para assistir e conhecer mais sobre um dos maiores desastres já provocado pela humanidade?

Eu já assisti e aprovei. E se você gosta das séries da HBO, dá só uma olhada em nosso texto sobre curiosidades de Game of Thrones e também sobre a série Watchmen.