fbpx
domingo, outubro 20

Quais são os 25 melhores episódios de Friends?

Completando 25 anos desde a sua estreia, Friends marcou gerações e nos arranca ótimas risadas até hoje. Para comemorar essa data, listamos os 25 melhores episódios de Friends para você relembrar esse ícone.
1
400

Entre as perguntas que mais causam desavenças nas conversas sobre cultura pop atualmente, temos a clássica se Capitu traiu ou não Bentinho, quando sai a parte 2 de Telephone e claro, quais são os melhores episódios de Friends.

Criada por Marta Kauffman e David Crane, Friends estreou em 22 de setembro de 1994, contando a história de seis amigos que moravam em Nova York e gostavam de se encontrar em um café, o Central Perk. Ao longo de dez temporadas e totalizando 256 episódios, a série se tornou um ícone na história da televisão, marcando gerações e sendo referência até os dias atuais. 

Friends-personagens-se-abraçando

Altamente premiada, Friends trouxe a vida corrida em Nova York para ilustrar e dar sentido à amizade. No ar durante dez anos, essa sitcom pôde desenvolver não só o relacionamento entre Phoebe, Rachel, Monica, Chandler, Joey e Ross, mas também a amizade que essa série consegue construir para com o seu público. 

Em 2019, Friends completa 25 anos desde a sua estreia e, para comemorar em grande estilo, nós, da TV Pururuca, listamos os 25 melhores episódios de Friends para facilitar a sua próxima maratona. 

rachel-e-phoebe-comemorando

Os 25 melhores episódios de Friends

1. Aquele com o apagão (T.1 – Ep. 07)

Friends é recheada de momentos icônicos e todos sabemos disso, mas  sempre existem alguns episódios que nos marcam mais que os outros. Impossível não falar sobre a série sem lembrar do incidente onde Chandler fica preso em um banco durante um apagão.

chandler-em-aquele-do-blecaute

O episódio contou com a participação especial de Jill Goodacre, famosa modelo da Victoria’s Secret

Além da aventura de Chandler, esse episódio também define bem o tom da série, que deixa claro sua abordagem franca e madura sobre questões envolvendo a vida e relacionamentos.

chandler-em-aquele-do-apagao-melhores-episódios-de-friends

Engraçado, inteligente e importante dentro do contexto da série, o Aquele com o Apagão é um episódio muito significativo, sempre rende boas risadas, frequentemente faz parte da lista de favoritos do público e sem dúvidas, é um dos melhores episódios de Friends

2. Aquele em que a Rachel fica sabendo (T.1 – Ep. 24)

Ross carrega um crush por Rachel desde a infância, quando ela ainda era a melhor amiga de Monica, e Ross até tenta se declarar algumas vezes, mas é só no último episódio da primeira temporada que Rachel passa a ter consciência desse sentimento.

rachel-em-aquele-que-a-rachel-descobre

Rachel acaba descobrindo sobre os sentimentos de Ross graças a língua solta de Chandler

Outro ponto que merece destaque neste episódio é a sub-trama onde Joey está participando de uma pesquisa e portanto não pode ter relações sexuais, mas tem um encontro marcado. Quando ele desabafa com os amigos, Monica logo alerta para o fato de que ele pode simplesmente “estar lá por ela”. 

joey-chocado-com-o-conselho-de-monica-friends

O conselho de Monica para que Joey usufruísse do sexo oral na parceira pode parecer algo completamente natural em 2019, mas no início dos anos 90 ele representava a importante onda feminista que teve início no fim dos anos 80 e, devido a isso, merece fazer parte da nossa lista dos melhores episódios de Friends

3. Aquele com o vídeo da Formatura (T.2 – Ep. 14)

Como falar sobre Friends sem comentar o cômico episódio onde Chandler está horrorizado com o bracelete da amizade que ele ganha de presente de Joey, e que acaba causando tanta discórdia entre eles?

chandler-ganhando-a-pulseira-da-amizade-do-joey-friends

Mas o foco deste capítulo de Friends nem é a história linear da série, mas sim a fita de vídeo que eles assistem da formatura de Monica e Rachel, que traz flashbacks simplesmente hilários de todos os personagens. 

melhores-episódios-de-friends-aquele-do-flashback

É também o momento onde Phoebe explica a teoria da Lagosta para justificar o porquê de Ross e Rachel estarem destinados a ficarem juntos. É um capítulo tão especial que, no desfecho final, é possível ouvir a platéia suspirando enquanto Rachel caminha de encontro a Ross. Impossível não ser considerado um dos melhores episódios de Friends

4. Aquele em que ninguém está pronto (T.3 – Ep. 02)

Um dos episódios que melhor conseguem descrever a essência de Friends, Aquele em que Ninguém Está Pronto usa e abusa dos pontos fortes da série. O roteiro sólido permite o máximo desempenho dos personagens, mesmo com eles presos no apartamento durante uma forte chuva. 

rachel-em-aquele-em-que-ninguém-está-pronto

Rachel passa o episódio todo usufruindo do poder que ela tem sobre Ross

É nesse episódio que eternizamos o jeitinho único de se comunicar de Chandler, graças a brilhante imitação que Joey faz dele: “será que eu poderia estar usando mais roupas?” 

joey-imitando-o-chandler-friends

“Eu PODERIA estar usando mais roupas?”

Com uma narrativa que consegue envolver todos os seis personagens sem influenciar na individualidade das sub-tramas, o Aquele em que Ninguém está Pronto é uma preciosidade entre os 256 episódios da série e, com certeza, também é um dos melhores episódios de Friends

5. Aquele do futebol americano (T.3 – Ep. 09)

Uma história que aconteceu entre Ross e Monica na infância dá o tom para que o grupo decida se divertir com uma partida de futebol americano. Como era de se esperar, Monica perde o controle com o seu alto nível de competitividade e os seis amigos acabam se perdendo em uma situação de indecisão que já havia sido usada com sucesso em episódios anteriores.

aquele-do-futebol-americano-melhores-episódios-de-friends

O episódio foi gravado no estúdio, mas se inspira em um campo de futebol do Central Park

A tensão de alguns detalhes ainda não resolvidos entre os irmãos se alia à insanidade de Monica que deixa o forno ligado sem supervisão no apartamento para criar ótimas piadas e mais uma situação única entre os nossos seis amigos. 

friends-em-aquele-do-futebol-americano

Aquele Com o Futebol Americano é um ótimo episódio e, apesar de ainda usufruir do mecanismo de “cenário bolha”, onde os personagens interagem dentro de um único cenário, ele acontece fora dos dois apartamentos tradicionais e também faz parte da nossa lista dos 25 melhores episódios de Friends

6. Aquele da manhã seguinte (T.3 – Ep. 16)

Aquele da Manhã Seguinte ilustra perfeitamente os traços de comédia romântica em Friends. É nesse episódio que temos a épica briga entre Ross e Rachel que marca o primeiro término oficial do casal: “nós estávamos dando um tempo!

phoebe-chandler-joey-e-monica-em-aquele-com-a-manha-seguinte

Phoebe, Chandler, Joey e Monica ficam presos no quarto durante a briga entre Rachel e Ross

É realmente algo genuíno a forma como Schwimmer e Aniston conseguiram entregar uma abordagem tão dramática sem sacrificar os alívios cômicos. Monica, Joey, Chandler e Phoebe ficam presos no quarto de Monica, onde eles acabam passando todo o episódio, utilizando novamente da força do “cenário bolha”, quando cria um segundo local inserido dentro do cenário principal. 

ross-we-are-on-a-break

“NÓS ESTÁVAMOS DANDO UM TEMPO!”

Esse capítulo não tem uma proposta tão divertida quanto outros, mas ele reforça muito bem a qualidade da sitcom, trazendo o foco para a construção do seu drama principal, o relacionamento de Ross e Rachel, sem perder sua capacidade imersiva na hora de contar a história e, com toda a certeza, merece estar entre os melhores episódios de Friends

7. Aquele do Chandler na caixa (T.4 – Ep. 08)

A amizade entre Chandler e Joey é um dos pilares principais da série e a maneira como Joey exige que Chandler prove sua lealdade depois de ter beijado a namorada de Joey é simplesmente hilária, apesar de ameaçar o vínculo emocional entre os dois. 

aquele-do-chandler-em-uma-caixa

Chandler passa todo o episódio confinado em uma caixa de madeira para merecer o perdão de Joey

É também neste episódio que Monica machuca seu olho e precisa consultar um oftalmologista, o que a leva a conhecer o filho de Richard e se interessar por ele. Richard por sua vez era um antigo amigo do pai de Monica com o qual ela teve um relacionamento na segunda temporada.

monica-e-filho-do-richard-friends

Monica logo se dá conta do quão estranho esse relacionamento é

Apesar das críticas sobre a diferença de idade entre os dois, Richard é um dos mais sólidos e duradouros relacionamentos de Monica, fato que é bem discutido nessa nova abordagem a partir do filho dele, garantindo um lugar para esse capítulo na nossa lista dos melhores episódios de Friends. 

8. Aquele com os embriões (T.4 – Ep. 12)

Apesar do título nos direcionar diretamente para Phoebe e sua narrativa pessoal sobre ser barriga de aluguel para o irmão, também é neste episódio que temos a épica disputa de Rachel e Monica contra Joey e Chandler, que acaba com a troca de apartamentos, um dos momentos mais lembrados até hoje pelo público. 

joey-chandler-rachel-e-monica-em-aquele-com-os-embrioes

Joey, Chandler, Rachel e Monica durante a disputa que acaba na troca de apartamentos

Irritadas com o barulho dos mascotes dos meninos, Rachel e Monica acabam entrando em um jogo estilo quizz comandado por Ross, sob a proposta de que se elas vencessem, eles deveriam se desfazer dos bichinhos. A questão é que o desafio sai pela culatra e elas são obrigadas a trocar de apartamentos com os meninos.  

joey-e-chandler-entrada-triunfal-friends

Cheio de emoção e mais uma vez apresentando um excelente desempenho dos seus personagens, tanto individual como coletivamente, Aquele com os Embriões é um capítulo que rende ótimas risadas e não poderia ficar de fora da nossa lista de melhores episódios de Friends. 

9. Aquele em que todos ficam sabendo (T.5 – Ep. 14)

Esse episódio extrai até a última gota da comédia quando coloca Chandler e Phoebe em um completo teste de poder e persistência, resultando em uma situação ridícula mas extremamente cômica onde os dois acabam em um encontro. 

chandler-e-phoebe-em-aquele-em-que-todos-descobrem

Chandler e Phoebe, uma das duplas mais subestimadas em toda a série

Trazendo uma abordagem muito inteligente sobre a questão em torno dos segredos dentro do grupo, esse episódio tem um desenvolvimento diferente dos demais e não poderia ficar de fora da nossa lista dos melhores episódios de Friends

monica-they-dont-know-that-we-know-that-they-know

“Eles não sabem que nós sabemos que eles sabem”

A resposta mais óbvia para essa narrativa seria prejudicar o relacionamento entre Chandler e Monica quando todos descobrem, mas a genialidade do roteiro faz com que a proposta funcione e ainda resulta na aproximação do casal.

10. Aquele da última noite (T.6 – Ep. 06)

Em mais de 250 episódios, Friends muitas vezes abusa dos absurdos dentro da trama e talvez esse seja um dos fatores que mais tragam destaque para este episódio, que vem na contramão, abordando justamente a questão de encarar a realidade. 

despedida-rachel-e-monica-aquele-da-ultima-noite

Monica convida Chandler para morar com ela e Rachel precisa se mudar

Na véspera da grande separação que leva Chandler a morar com Monica e, consequentemente, Rachel morar com Joey, as duplas precisam encarar essa dolorosa despedida, um verdadeiro soco no estômago para quem achava que só de comédia viveria esta sitcom

despedida-rachel-e-monica-friends

“(Rachel) É o fim de uma era! – (Monica) EU SEI!”

Com um roteiro que dança em torno da tristeza latente vinda de uma mudança como essa, Aquele da Última Noite é um dos episódios mais universais da série e não poderia ficar de fora da nossa lista dos 25 melhores episódios de Friends

11. Aquele em que o Ross fica doidão (T.6 – Ep. 09)

Os episódios de Ação de Graças são quase que uma unanimidade nessa lista e isso todos nós já percebemos mas, em Aquele em que o Ross fica Doidão, a série se consagra novamente e entrega um tom de merecimento ao desenvolvimento pessoal do Ross.

mãe-de-ross-descobre-que-ele-fumava-maconha-friends

Christina Pickles interpretou Judy Geller, a mãe de Monica e Ross

Seguindo os passos do Aquele com o Futebol Americano, esse episódio traz um novo lote de revelações sobre a família Geller quando Monica acaba revelando aos pais que Ross fumava maconha na faculdade. 

ross-em-aquele-que-o-ross-ficou-chapado

“É Ação de Graças, não Dia da Verdade”

Inundado pela rivalidade entre irmãos, esse episódio traz uma ótima participação de Judy e Jack Geller, pais de Monica e Ross. Além disso, o capítulo ainda termina com uma das mais confusas e divertidas brigas da série, o que garantiu um lugar para esse episódio na nossa lista dos 25 melhores episódios de Friends

12. Aquele com a coreografia (T.6 – Ep. 10)

Sim! Como deixar esse episódio de fora? Não há nada que fique a desejar neste capítulo: da busca incansável pelos presentes de Natal até a busca individual de Joey por um beijo, esse episódio rende ótimas gargalhadas até hoje. 

monica-e-ross-em-aquele-da-coreografia

A icônica coreografia de Monica e Ross durante a gravação de Rockin ‘Eve de Ano Novo

Cuidadosamente trazendo de volta alguns fragmentos do passado, o décimo episódio da sexta temporada se estrutura em torno do relacionamento entre Ross e Monica, que possuem uma certa devoção pelo programa Rockin ‘Eve de Ano Novo desde a infância. 

ross-e-monica-nós-amamos-aquele-programa

“Nós AMAMOS aquele programa!”

Celebrando a excentricidade dentro do relacionamento dos irmãos e a cumplicidade entre Rachel, Chandler e Phoebe, Aquele com a Coreografia é, sem dúvidas, um dos melhores episódios de Friends

13. Aquele com a Mesa do Boticário (T.6 – Ep. 11)

Ainda não sabemos o que aconteceu entre a produtora de Friends e a loja de decoração Pottery Barn, mas o episódio Aquele com a Mesa do Boticário abusa das características e ideais comportamentais de Phoebe, que critica fielmente o modelo de consumo imposto por esse tipo de comércio.

rachel-e-phoebe-em-aquele-com-a-mesinha-de-boticario

Rachel engana Phoebe dizendo que comprou a mesa usada, em um brechó

Esse episódio também traz novos ares à personagem, sem deixar de lado a dança de moralidade que faz parte de Phoebe e todas as suas decisões. Sem piadas preguiçosas sobre vegetarianismo e espiritualidade, esse episódio consegue ser extremamente engraçado e também não poderia faltar nessa nossa lista dos melhores episódios de Friends. 

ross-em-aquele-com-a-mesinha-de-boticario

“Ela ODEIA a Pottery Barn?!”

Outra coisa que acontece nesse episódio e merece destaque é Janine, até então namorada de Joey, que vem na contramão ao criticar o que há de mais sagrado dentro da história da série: o relacionamento de Chandler e Monica. 

14. Aquele com o UNAGUI (T.6 – Ep. 17)

Mais um episódio que basicamente dispensa qualquer tipo de apresentação. Em plena sexta temporada do show, Aquele com o UNAGUI é de longe um dos roteiros mais fortes de todos os 256 episódios, principalmente se você analisar piada por piada, individualmente.

ross-em-aquele-do-unagi

Nesse episódio Ross explica sobre uma suposta técnica oriental de concentração

Esse episódio não perde tempo, sua trama consegue envolver e desenvolver todos os seis personagens, sem preferências, e ainda traz um acréscimo a Joey, apresentando-o como uma pessoa de ideias, depois de sua breve análise sobre gêmeos. 

phoebe-e-rachel-assustam-o-ross-unagi

Monica e Chandler por sua vez acabam caindo na sua própria armadilha quando combinam de fazer presentes artesanais para o Dia dos Namorados, trazendo uma participação especial de Janice, fato que nos obrigou a colocar ele na nossa lista dos melhores episódios de Friends.

15. Aquele com os cheesecakes (T.7 – Ep. 11)

Entre todas as duplas possíveis de serem feitas dentro do grupo, esse episódio traz dois dos mais subestimados e mais queridos pelo público: Chandler e Rachel, que praticamente protagonizam todo o capítulo, e Joey e Phoebe, que trazem um certo tom de emoção para a história. 

rachel-e-chandler-em-aquele-com-todos-os-cheesecakes

Rachel e Chandler dividem o cheesecake que foi entregue erroneamente

O enredo é outro destaque desse episódio, que pouquíssimo usufrui dos traços de caráter dos personagens, trazendo as piadas para um nível mais físico e, portanto, muito diferente dos outros episódios da série. 

rachel-em-aquele-com-todos-os-cheesecakes

“UAU! Meu Deus! É TÃO cremoso!”

Apesar do brilhante protagonismo entre Aniston e Perry, Kudrow e LeBlanc roubam a cena com ótimas reflexões sobre a amizade e o amor, quando David quebra o coração de Phoebe e Joey surge para consolá-la: “namorados e namoradas vêm e vão, mas isso é para toda a vida”. Sem dúvidas um dos mais emocionantes e melhores episódios de Friends

16. Aquele em que a Rosita morre (T.7 – Ep. 13)

Outro roteiro impecável da série, que abusa da inocência sutil de seus personagens e da sua narrativa para extrair a força que torna esse um dos melhores episódios de Friends. Com abordagens completamente diferentes umas das outras, temos um episódio que fala muito sobre a morte, sem abrir mão de suas piadas. 

rachel-em-aquele-em-que-a-rosita-morre

Rachel quebra a cadeira favorita de Joey ao tentar movê-la

Chandler e Rachel comentam sobre a morte da amada cadeira de Joey enquanto contemplam ela quebrada no meio da sala, mas essa temática também é trazida pela “faxina” na garagem dos Geller, que como era de se esperar, acaba levantando várias questões entre Monica e Ross. 

chandler-cai-da-poltrona-quebrada-friends

Outro ponto que também traz a temática do fim da vida é Phoebe, que está em um trabalho temporário como vendedora de telemarketing e passa todo o episódio tentando ajudar um potencial cliente depois de ele revelar ter pensamentos suicidas. 

17. Aquele em que todos fazem 30 anos (T.7 – Ep. 14)

Mesmo com toda a perfeição artificial que a série dá a entender sobre a vida de cada um dos seis membros do grupo, nossos amados personagens não estão imunes às neuroses recorrentes da vida adulta, com a sufocante chegada dos 30 anos. 

joey-em-aquele-em-que-todos-completam-30-anos

Recheado de crises existenciais, esse episódio é um dos mais engraçados de toda a série

Com mais um sensacional lote de flashbacks cuidadosamente posicionados, Friends mergulha nas famigeradas crises de meia-idade, trazendo críticas extremas do grupo para os demais personagens, como o colapso bêbado de Monica ou o não cumprimento dos “prazos” da juventude de Rachel. 

joey-sofrendo-por-fazer-30-anos-friends

“Porquê, Deus? PORQUÊ????”

Esse episódio meio que demarca uma responsabilidade da série com a sociedade, prevendo esse imenso mal estar em relação à esperança do qual sofre a nossa geração. Atemporal, esse capítulo traz uma das tramas com a qual é mais fácil se identificar em toda a série e, sem dúvidas, merece estar entre os melhores episódios de Friends

18. Aquele com o casamento de Monica e Chandler (2) (T.7 – Ep. 24)

Um exemplo ótimo de quando a soma é maior que as duas partes: nesse episódio é necessário ignorar o atraso de Joey tentando fugir da gravação de um filme, e Rachel tentando prender Monica enquanto Chandler está desaparecido, pois é na segunda parte que ele vale a pena. 

aquele-com-o-casamento-da-monica-e-do-chandler

Joey é responsável por oficializar o matrimônio entre Monica e Chandler

A segunda parte de Aquele com o Casamento de Monica e Chandler traz a aguardada e gratificante consagração de tudo que essa história nos deu de mais precioso: o relacionamento entre os dois vizinhos. 

monica-no-dia-do-casamento-friends

“Eu estou TÃO feliz por mim!”

Outro ponto que não podemos esquecer desse episódio épico é a gravidez revolucionária de Rachel, que consagra esse momento com tanta emoção que parece celebrar os sete longos anos de Friends para/com o seu público com uma espécie de agradecimento.

19. Aquele com a fita de vídeo (T.8 – Ep. 04)

Um fato que não podemos deixar de destacar sobre Friends é que a série sempre recompensou o público que prestava atenção no desenvolvimento e na história desse grupo de amigos desde os primeiros episódios. 

melhores-episódios-de-friends-aquele-com-a-fita-de-video

Na tentativa de explicar como Ross e Rachel acabaram juntos, os seis amigos descobrem que o encontro foi acidentalmente gravado.

Mas, o principal ponto do quarto episódio da oitava temporada é a eficiência do ritmo utilizado pelo roteiro: a história sobre os mochileiros na Europa, os amigos de lua de mel de Chandler e Monica, e o alter ego de Joey, Ken Adams. 

alter-ego-de-joey-ken-adams-friends

“Eu sou o Ken Adams!”

Reacendendo o pavio do relacionamento entre Ross e Rachel, um dos pilares principais da série, esse capítulo traz a chocante revelação de que Ross é o pai biológico do bebê que Rachel está esperando e também não poderia ficar de fora da nossa lista dos melhores episódios de Friends

20. Aquele com o boato (T.8 – Ep. 09)

Ao longo dos dez anos em que esteve no ar, Friends trouxe vários zeitgeists da cultura pop por meio de diversas participações icônicas. George Clooney e Julia Roberts são apenas alguns dos nomes que registraram suas aparições na amada sitcom, mas, com toda a certeza, foi Brad Pitt que marcou a mais significativa de todas elas. 

brad-pitt-e-ross-em-friends

Brad Pitt interpreta um antigo amigo de Ross, com o qual formava um clube dedicado a odiar Rachel.

Na época, o ator e Jennifer Aniston estavam casados, fato que só torna a trama deste episódio ainda mais cômica. Em Aquele com o Boato, Pitt interpreta um inimigo da época do colégio de Rachel e, mesmo que esse episódio tenha envelhecido mal quando comparado aos outros, ele ainda rende ótimas risadas. 

brad-pitt-em-aquele-com-o-boato-friends

Apesar das problemáticas que insistem em furar essa bolha que protege a série dentro de sua própria cápsula do tempo, Aquele com o Boato também traz excelentes piadas e um ótimo desenvolvimento dos seus personagens, um dos melhores episódios de Friends e merece ser reconhecido como tal. 

21. Aquele em que Rachel tem o bebê (1 e 2) (T.8 – Eps. 23 e 24)

Mesmo que Friends seja considerada superficial por se tratar de uma sitcom, ela conseguiu apresentar episódios que realmente ilustram uma verdadeira conquista dentro do relacionamento da série para/com o seu público.

rachel-e-ross-com-a-emma-friends

Depois de um parto longo e complicado, Rachel dá a luz à Emma Geller-Green.

Mais uma vez a primeira parte traz os pontos mais fracos do duo de episódios. Encharcada pelo tédio das salas de espera, a trama se preenche com histórias de terror em quartos pouco privativos. A parte 2, por sua vez, traz a sinceridade que esse momento pedia dentro da história da série. 

ross-durante-o-parto-da-rachel-friends

“Você não faz ideia de como isso dói”

Abrindo mão da obrigação relutante de ter que apresentar, necessariamente, o quadro geral do grupo de amigos, os dois episódios de Aquele em que Rachel tem o Bebê mostram, principalmente, como as coisas acontecem antes mesmo de terem respostas e, devido a isso, faz parte da nossa lista dos melhores episódios de Friends

22. Aquele com o pediatra (T.9 – Ep. 03)

Depois do desastre da adição do primeiro filho de Ross à história, a entrada de Emma precisava ser clara e sólida não apenas devido às questões do meio-irmão, mas também porque a série em si já caminhava para a sua conclusão. 

ross-em-aquele-com-o-pediatra

Ross e Rachel ficam excessivamente preocupados com Emma e acabam sendo dispensados pelo Pediatra.

Outro ponto que merece destaque mas não é muito bem aceito pelo público é a “separação” de Chandler e Monica, quando ele aceita uma vaga de emprego em outra cidade. Phoebe também recebe destaque neste capítulo, com seu desastre pessoal do encontro duplo combinado com Joey que acaba na adição de Mike ao elenco. 

joey-conhecendo-o-mike

“(Joey) Mike!? | (Mike) Sim? | (Joey) Serve!”

A nona temporada traz esse tom de resolução desde o começo e ilustra bem a qualidade que a série se preocupa em apresentar em seu roteiro. Recheado com piadas que chegam da maneira mais orgânica possível, Aquele com o Pediatra também não poderia ficar de fora da nossa lista dos melhores episódios de Friends

23. Aquele com a outra irmã de Rachel (T.9 – Ep. 08)

Já comentamos aqui nesta mesma lista sobre as participações icônicas de Friends. Ao longo de suas dez temporadas, são tantos convidados em situações tão distintas que é realmente difícil eleger as melhores, mas Christina Applegate consegue elevar essa disputa em outro nível. 

christina-applegate-em-friends-amy-green

Christina Applegate interpreta a outra irmã de Rachel, Amy Green

A atriz dá vida a Amy Green, a outra irmã de Rachel que consegue ser ainda mais infantil e mimada do que Jill, que é apresentada ao público na sexta temporada. O verdadeiro destaque deste episódio vai bem além da convidada especial, e se deve ao fato de que participação dela estoura a bolha de amadurecimento de Rachel causada pela maternidade. 

amy-e-rachel-brigando-melhores-episodios-de-friends

O talento de Applegate personifica uma Amy sem filtros e totalmente inflexível, fato que escancara de uma vez por todas a significativa evolução de Rachel desde o início da série. Cheio de piadas orgânicas e hilárias, esse episódio é muito importante dentro da história e com toda a certeza, é um dos melhores episódios de Friends. 

24. Aquele com o número de telefone da Rachel (T.9 – Ep. 09)

Esse episódio traz um esforço visível em ilustrar como a fidelidade interna do grupo pode ser facilmente quebrada por meio de forças externas. O enredo se conecta diretamente ao espectador, trazendo para o centro dos debates a questão do espaço que as pessoas podem ocupar em nossas vidas. 

monica-tentando-despistar-joey-friends

Chandler tenta evitar Joey e acaba levantando desconfianças do amigo, que acredita que Monica esteja tendo um caso.

Rachel questiona sua lealdade a Ross em sua primeira noite sozinha depois de tanto tempo, mas é a trama de Joey que melhor ilustra essa característica do episódio: acreditando que Monica está traindo Chandler, ele passa todo o episódio dividido entre contar para o amigo ou proteger a amiga. 

joey-stop-lyin-friends

“pare de mentir!”

Com piadas inteligentes e usando suas próprias fraquezas para fazer humor, esse capítulo também é muito importante para a história da série e não poderia ficar de fora dessa nossa lista dos melhores episódios de Friends

25. Aquele com a bolsa de estudos do Ross (T.10 – Ep. 06)

E como deixar o icônico comercial de batons masculinos de Joey fora dessa lista? A décima temporada também é recheada de momentos marcantes, como a trama da Princesa Consuela, que cristalizou a participação de Mike dentro do grupo, ou a aula de francês onde Phoebe tenta ajudar Joey a se preparar para uma audição. 

joey-ichiban-batom-para-homens-comercial-friends

“Ichiban! Batom para homens!”

Entre os mais de 250 episódios, é realmente muito difícil escolher apenas 25, mas o Aquele com a Bolsa de Estudos do Ross merece estar nessa lista dos melhores episódios de Friends. Esse capítulo enfatiza a solenidade da despedida de um seriado que esteve no ar por uma década. 

joey-na-aula-de-francês-friends

Também é nesse episódio que acompanhamos a “disputa” de Monica e Rachel para descobrir quem ficaria com Gladys, a obra de arte assustadora que Phoebe usa para presentear a dupla. Mesmo sob a sombra da finalização da série, esse episódio consegue ser extremamente engraçado e desenterrar histórias divertidas de maneira muito natural.

phoebe-carregando-gladys-friends

tv-pururuca-recomenda

Mesmo com toda a problemática que vem aparecendo com o envelhecimento da série, Friends está completa 25 anos desde a sua estreia e não deveria ser julgada com a mesma responsabilidade que os seriados precisam ter em 2020. 

A transfobia com o pai de Chandler, todas as piadas sobre o corpo de Monica na infância, o machismo velado de Ross e, principalmente, a falta da representatividade no elenco são problemas graves que infelizmente eram muito mais frequentes e faziam parte da nossa sociedade nos anos 90. 

cena-final-de-friends-melhores-episodios

Mesmo com essas questões, Friends é um ícone da televisão mundial, marcando gerações e influenciando diversas produções mesmo depois de mais de uma década desde a sua conclusão. Mesmo com todos os problemas, Friends ainda recebe prêmios e permanece aquecendo o coração de muitos fãs ao redor do mundo. Quem é que não se emociona ao ouvir a trilha sonora da série?

O humor que resulta dessas seis histórias quando contadas em conjunto é capaz de construir um relacionamento muito íntimo, sincero e especial com o seu público, e sem sombra de dúvidas também merece um espacinho no seu coração. 

cena-final-de-friends-apartamento-da-monica
E se você gosta de uma boa dose de emoção e nostalgia, aproveite para conferir esse outro texto nosso aqui, onde listamos os sete melhores momentos de Jane the Virgin