quarta-feira, abril 8
Harry Potter nos ensinou

As 7 maiores lições de vida que Harry Potter nos ensinou

A história do bruxinho mais famoso das telonas e dos livros nos surpreendeu de muitas formas nesses anos todos, muitas lições de vida que podemos levar para sempre. Mas, quais são elas?
0
212

Potterhead ou não, todo mundo sabe o quão especial Harry Potter é, e não é só por causa da magia, não. As maiores lições de Harry Potter foi sobre amor, perseverança, amizade e empatia, por isso, listamos aqui os maiores aprendizados da história.

Prepare o caderninho para anotar tudo e vamos para as lições de Harry Potter sobre ser alguém melhor nesse mundão, onde muitas vezes o mal acaba vencendo.

Conheça 7 lições de Harry Potter

Hermione, Harry e Rony - Lições de Harry Potter

Hermione, Harry e Rony provam que amizade verdadeira existe.

1. Valorize uma amizade verdadeira

Além de toda magia, feitiços, batalhas e varinhas, a história tem um belo exemplo de como os amigos  são essenciais em nossas vidas e o trio da saga é um bom exemplo disso.

Quando Rony briga com Harry por achar que seu melhor amigo havia mentido para ele sobre ter colocado seu nome no Cálice de Fogo, Wesley ainda ajuda o amigo quando ele precisa. 

Hermione conversando com Ron - Lições de Harry Potter

Hermione diz “Ron, esse problema é seu, não meu. O que você quer que eu diga de novo?”
Rony diz “Vai”.

Amizade verdadeira é isso. É sobre não abandonar aquelas pessoas que nos importamos e que se importam com a gente, mesmo que uma desavença tenha acontecido no meio do caminho.

2. Nunca é tarde para ser alguém melhor 

Uma das mais preciosas lições de Harry Potter foi sobre como podemos evoluir todo os dias apesar de todos os nossos erros.

O mestre das poções, feitiços e de defesa contra as artes das trevas, Severus Snape,  é o nosso personagem mais humano em toda a história de Harry Potter. Apesar de se juntar aos Comensais da Morte e aparentar ser uma pessoa indiferente com o mundo, Snape salvou Harry, pelo amor que sentia por Lilian, a mãe de Potter.

Severus e hatty potter - Lições de Harry Potter

Severus diz “Você tem os olhos da sua mãe”.

No caso de Severus, ele realmente se redimiu nos últimos segundos de sua vida, mas a gente não precisa esperar que algo dê muito errado para sermos melhores. 

Aprender constantemente com nossos erros é possível e a história de Harry Potter ensina muito bem isso.

3. Nós precisamos uns dos outros

As relações humanas são complexas e podem ser difíceis, exaustivas e até torturantes, mas uma coisa é fato: elas são extremamente essenciais para nossa existência.

Ninguém luta contra o autoritarismo, o preconceito, o egoísmo, a intolerância e a opressão sozinho e Harry Potter nos ensina isso do começo ao fim de sua história.

Cena da batalha de Hogwarts

Cena da batalha de Hogwarts.

No final de tudo que Harry Potter passou, é ele quem desfecha a batalha de Hogwarts com o golpe contra Voldemort, mas ele só conseguiu chegar até ali com ajuda de muitas outras pessoas durante todo o seu caminho, inclusive durante a batalha na escola de magia.

Falando em escola de magia, aqui vai uma curiosidade: existem outras escolas de magia no Mundo de Harry Potter, além de Hogwarts. Conheça as escolas de magia e bruxaria do universo de Harry Potter em um outro post daqui do blog. Tem até uma brasileira, vai lá conferir.

4. Nossas escolhas são mais importantes do que nossas qualidades

Quem nunca ouviu um “Por que você vai fazer isso, se você não é assim?” não sabe o que é se sentir taxado por algo que aparentemente demonstra ser, mas a verdade é que o que escolhemos ser é mais importante do que somos.

Em Harry Potter, quando o bruxo descobre que ele seria o candidato perfeito para a Sonserina por causa de suas qualidade de falar a língua das cobras e não gostar muito de seguir as regras, mas o Chapéu Seletor o envia para Grifinória, descobre que o que importou para o Chapéu escolher sua casa, na verdade foi o seu desejo imenso de pertencer à Grifinória e ser como eles e não suas qualidades.

Chapéu Seletor - Harry Potter

Chapéu Seletor diz “Melhor ser… Grifinória!”

5. Devemos respeitar as diferenças

Respeitar quem é diferente da gente é um dos primeiros ensinamentos que aprendemos quando criança e aprendemos com a história do Harry Potter que não respeitá-las nos leva para um caminho sombrio e amargo.

O mundo da magia é repleto de exemplos de preconceito. Um bom exemplo disso, são os seguidores do Lorde Voldemort que odiavam as pessoas que nasciam mestiças, como a Hermione, que é meio bruxa e meio trouxa. 

Mas não apenas os meio-bruxos sofriam preconceito, os considerados fora dos padrões também recebiam retaliação, como a família de Rony que era zombada por sua classe social e Luna Lovegood por seus gostos diferentes.

Draco diz “Cabelo vermelho e roupa de segunda mão?

Draco diz “Cabelo vermelho e roupa de segunda mão? Você deve ser um Weasley.”

Nem preciso dizer que todo eles se deram mal ou tiveram consequências à altura de suas ações, não é mesmo? Por isso é tão importante respeitar a diversidade que existe no mundo e ser alguém menos Draco Malfoy.

6. Sempre devemos lutar pelo o que acreditamos

Lutar pelo o que você acredita pode ser muito difícil na maioria das vezes, principalmente se você estiver indo contra o que a maioria acredita, mas isso não quer dizer que você seja errado, apenas diferente.

Dumbledore, Sirius Black e Severus Snape lutaram até o final pelo o que acreditavam e defendiam, mesmo que isso custasse suas vidas.

Alvo diz Severus

Alvo diz “Severus… Por favor…” e Severus lança o feitiço.

Outro exemplo disso, é a nossa bruxinha nerd, Hermione, que luta pelos direitos dos elfos domésticos durante a saga toda e Harry que não desiste nunca de fazer o mundo um lugar melhor. Todos temos algo que acreditamos e não deixar de acreditar é essencial para ser quem somos.

7. Enfrente os seus medos

Uma das coisas mais importantes que Harry Potter nos ensinou é que quando temos muito medo de algo ou de alguém, nós damos poder à ela sobre nós e ficamos reféns. Uma das frases mais memoráveis de Alvo Dumbledore é exatamente sobre isso:

 “Sempre chame as coisas pelo nome que têm. O medo de um nome só aumenta o medo da coisa em si.”

Voldemort inspirou tanto medo em inúmeros bruxos, que eles tinham medo de até pronunciar o seu nome real e por isso era chamado de aquele-que-não-deve-ser-nomeado e isso lhe deu mais poder do que realmente tinha.

Harry Potter contra Lorde Voldemort.

Harry Potter contra Lorde Voldemort.

Assim como a maioria dos bruxos, Harry também tinha medo do Lorde das Trevas, que o assombrava de todas as formas possíveis,  mas isso não o impediu de lutar contra ele e destruí-lo.

Seja corajoso e arrisque-se, depois que enfrentar os seus medos você pode perceber que eles não eram tão assustadores como imaginava. 

Onde Assistir - TV Pururuca

Se depois de ler tudo sobreas lições de Harry Potter em nosso texto, bateu aquela vontade de assistir ou reassistir a saga do bruxinho mais amado do cinema, todos os 8 filmes estão inteiramente disponíveis no NOW, o serviço de streaming da Claro NET.

Mas, se faz muito tempo que você assistiu a saga e não se lembra qual filme vem primeiro, aqui no nosso blog temos a ordem dos filmes do Harry Potter e um pouquinho de cada filme para você se preparar antes mergulhar fundo nesse mundo apaixonante que é a saga de Harry Potter.