sexta-feira, janeiro 17
História real de Ragnar Lothbrok

Você é fã de Vikings? Conheça a verdadeira história de Ragnar Lothbrok

Construindo sua trama baseada em fatos históricos, Vikings trilhou um caminho de sucesso dentre as produções medievais mais recentes. No meio de várias curiosidades, a verdadeira história de Ragnar Lothbrok é uma das mais interessantes e surpreendentes.
0
328

Vikings conquistou o grande público e ainda guarda segredos valiosos. O fato da série ser inspirada em acontecimentos históricos é o principal pilar dessas curiosidades. Pensando nisso, a TV Pururuca traz para você tudo sobre a verdadeira história de Ragnar Lothbrok, um dos principais personagens da série.

O drama histórico do History Channel chega ao fim na sua sexta temporada e, mesmo com todos os estudos e cuidados com os fatos históricos que marcaram essa época, muitos detalhes são inventados, modificados, complementados e roteirizados para que essa história possa cumprir seu papel como espetáculo televisivo.

A verdadeira história de Ragnar Lothbrok

Ragnar Lothbrok foi o protagonista na maior parte da série, fato que faz a história do nosso guerreiro ser algo tão importante para os verdadeiros fãs da produção. Além da questão do entretenimento e de ser uma excelente produção, Vikings também nos traz uma oportunidade única de conhecer mais sobre a cultura e as tradições desse povo.

A verdadeira história de Ragnar Lothbrok

A liberdade criativa da produção não passa por limitação, devido ao fato de estarmos falando de uma série e não de um documentário. Com isso em mente, fizemos um levantamento e trouxemos para você tudo que foi alterado ou inspirado na verdadeira história de Ragnar Lothbrok, confira.

A verdadeira história de Ragnar Lothbrok - Navio

A verdadeira história de Ragnar Lothbrok

Vikings é uma série inspirada nas chamadas Sagas Lendárias, que basicamente são um conjunto de prosas e poesias que registram histórias sobre viagens e batalhas dos povos conhecidos como vikings

Historicamente, Ragnar Lothbrok é uma figura que se destaca no conjunto de Sagas Nórdicas do século XIII.

Os registros contam tanto sobre suas aventuras como desbravador de um novo mundo, quanto como aventureiro, governante e grande guerreiro, reconhecido principalmente por liderar o Cerco de Paris, em 845 d.C.

A verdadeira história de Ragnar Lothbrok - O Cerco de Paris

O quão real é a história de Ragnar?

A questão é que, temos uma grande falha nessas informações: os povos conhecidos como vikings não possuíam o costume de registrar suas aventuras e seus combates.

A grande maioria dos registros históricos que temos são de outros povos e tribos que coexistiam com os vikings durante o mesmo período. 

História de Ragnar

Para Michael Hirst, a história de Ragnar é real

Michael Hirst, produtor da série, já era conhecido por trabalhar com uma direção especializada em projetos com grande força histórica. Para a produção de Vikings, Hirst realizou uma extensa pesquisa, que resultou no fato que o diretor defende até hoje: a história de Ragnar Lothbrok é verdadeira.

Em suas explicações, o diretor fala sobre como até o nome Ragnar é encontrado em vários relatos antigos, apesar de não inspirarem confiança, já que muitos desses registros misturam fatos e mitologia, como no caso de grandes guerreiros que, em suas histórias, combatiam dragões. 

História de Ragnar - History Channel

O que os pesquisadores dizem sobre Ragnar Lothbrok?

O consenso entre os diversos pesquisadores que já investigaram a história do personagem é a de que ele realmente é uma mistura entre vários líderes, cujas batalhas e viagens aconteceram dentro de um determinado período histórico. 

Alguns dos líderes que fazem parte da construção do personagem Ragnar em Vikings são: Reginherus, que ficou conhecido pelo Cerco de Paris; Rei Horik I da Dinamarca, que também aparece na série e é interpretado pelo ator Donal Logue; o Rei Reginfrid e Ragnal, o Irlandês. 

Lagertha e Ragnar

O que mudou na história de Ragnar Lothbrok? 

Como comentamos anteriormente, apesar de ser baseada em fatos históricos, Vikings dramatiza vários acontecimentos na construção da trama, alterando alguns detalhes e fatos dentro na história.

A primeira mudança que podemos destacar é a relação de Ragnar com Rollo. Na série, os dois são irmãos e lutam juntos em diversas batalhas. Mas, na verdadeira história de Ragnar Lothbrok, Rollo existiu e abandonou seu povo em troca de ser nomeado o primeiro Duque de Normandia, na mesma região onde hoje é a França.

Rollo - Vikings

A relação com Lagertha também sofreu mudanças: apesar da guerreira realmente ser mencionada na história real de Ragnar, ela nunca foi membro da nobreza e também não é a mãe biológica de Bjorn Ironside

Alguns registros das Sagas Nórdicas colocam Lagertha como a primeira esposa do herói, mas outras fontes trazem a nobre Thóra Torbergsdatter como companheira de Ragnar na mesma época. 

Sagas Nórdicas - Exército de Lagertha

Uma grande semelhança que a série tem com a história real de Ragnar Lothbrok é a de que ele realmente encerrou seu primeiro casamento com Lagertha – e, aparentemente, com Thóra também – para depois tomar a Princesa Aslaug como esposa, com quem ele teve vários filhos. 

Athelstan, por sua vez, é um personagem completamente fictício e criado para a série. Não existe nenhum registro da época que fale sobre um monge sequestrado por vikings. Floki também é quase inteiramente fictício, exceto pela leve inspiração que seu personagem carrega de Floki Vilgerson, o viking que fundou a Islândia.

Tv - Pururuca Recomenda

A série retrata Ragnar como um fazendeiro que consegue o seu sucesso por meio de ataques bem sucedidos na Inglaterra. Mais tarde, o personagem se torna um Rei Escandinavo e segue cercado pelo apoio de sua família e seus parceiros de guerra, como o seu irmão Rollo, o filho Bjorn, e suas duas esposas: a guerreira Lagertha e a princesa Aslaug.

Vikings é uma super produção, cheia de grandes combates e reviravoltas icônicas, mas também fala muito sobre a cultura do povo nórdico, carregando um carinho muito especial com a responsabilidade histórica da série.

Os 69 episódios já exibidos estão inteiramente disponíveis na Netflix, e a primeira parte da sexta temporada estreia no dia 4 de dezembro de 2019, no History Channel, ainda sem previsão para ser disponibilizada na plataforma. 

Se você ainda não possui uma conta para começar a sua próxima maratona, aproveite e conheça essa nossa dica super especial de como ter Netflix no plano que você já tem.