fbpx
segunda-feira, setembro 16
Capa Gattaca

Conheça o clássico Gattaca e saiba onde assistir

Gattaca mostra um futuro distópico, onde Vincent inventa um plano mirabolante e perigoso para esconder sua verdadeira identidade e se destacar em uma sociedade onde os humanos gerados em laboratórios são superiores aos humanos que foram concebidos biologicamente.
0
218

O clássico filme Gattaca – A Experiência Genética, produzido pelo diretor Andrew Niccol, em 1997, é uma ficção-científica que mexe com a nossa imaginação e sentimentos.

A ambientação do filme acontece em um futuro distópico onde os seres humanos são gerados a partir de mutações genéticas feitas em laboratórios e os que não seguem esse padrão e são frutos do amor, são considerados pessoais inválidas.

O Estado controla a sociedade a partir da qualidade dos genes das pessoas e esse método passou a criar novas castas, preconceitos e divisões sociais que passaram a afetar negativamente a população “Inválida”.  

O filme mostra a vida de Vincent Freeman, um Inválido querendo alcançar os lugares que só os válidos chegam.  

O elenco de Gattaca é composto por atores renomados como Uma Thurner, Ethan Hawke, Jude Law, Elias Koteas e outros grandes nomes do cinema.

Como é a história do filme Gattaca?  

A sociedade de Gattaca passou a ser dividida em duas classes sociais, os “Válidos”, também conhecidos como “Filhos da Ciência”, e os “Inválidos” ou “Filhos de Deus”, que eram os seres humanos nascidos do acaso.

Cartaz do filme Gattaca - Uma experiência genética

Cartaz do filme Gattaca com os personagens: Irene Cassini (Uma Thurman), Vincent Freeman (Ethan Hawke) e Jerome Morrow (Jude Law).

Nessa nova realidade, onde o Estado é completamente autoritário e ditador, nasceram a partir das modificações genéticas novas castas, divisões sociais e preconceitos.  

No filme, a genética passa a ser tratada como a salvação da sociedade, por meio dos cientistas.

Quem são os Válidos e os Inválidos?  

Veja Também:

Os casais que desejam ter filhos podem escolher entre manipular seus gametas, que garantem filhos com uma combinação genética sem defeitos, ou gerar seus filhos naturalmente.

A partir disso, nascem os seres humanos “Válidos” e os “Inválidos”.

Os “Válidos” são aqueles que nasceram da combinação genética planejada. Para eles, são disponibilizados os melhores empregos e as grandes competições.  

Já para os “Inválidos”, que são aqueles gerados naturalmente, são ofertados os trabalhos braçais e não existem muita liberdade de escolha, pois, para os governantes, eles estão mais propensos a terem doenças crônicas e deficiências.

O destino do personagem Vincent é surpreendente

Vincent Freeman (Ethan Hawke), é o primeiro filho de um casal, que nasceu sem nenhuma modificação genética. 

O garoto carrega consigo desde pequeno o sonho de ser um grande astronauta, mas seu código genético carrega predisposições para algumas doenças que não lhe permitirão ter outro emprego além do de faxineiro.

Também se espera que ele só viva até os 30 anos, mas nenhuma dessas objeções será capaz de parar o rapaz.  

Vincent está determinado a conquistar seu sonho de qualquer maneira, custe o que custar.

O primeiro passo que ele dá rumo ao seu objetivo, é o de procurar um “pirata genético” para clonar os registros genéticos de Jerome Morrow (Jude Law), um Válido, que desempenhava com maestria o seu papel de atleta, mas que após um grave acidente passou a viver em uma cadeira de rodas e se tornou alcoólatra.

Agora com os genes de Jerome em Vincent, ele pode acessar a elite para se tornar um astronauta de sucesso e ser escalado para a viagem espacial até Titã, o planeta satélite de Júpiter.

Essa é a primeira reviravolta que acontece em sua vida, mas muitas outras coisas ainda estão por vir.

Problemas com seu irmão, que é um Válido, um assassinato e até mesmo um romance estão presentes na história do personagem.

Vincent Freeman depois de ter assumido a identidade de Jerome Morrow no filme Gattaca.

Vincent Freeman depois de ter assumido a identidade de Jerome Morrow.

Gattaca apresenta uma crítica social impactante

O filme mostra uma realidade onde a manipulação genética é o que controla a sociedade.

E essa manipulação continua dividindo a população em classes sociais, onde os menos favorecidos ainda precisam utilizar de recursos indignos para atingir seus interesses.

Há quem diga que o personagem Vincent é como se fosse um anti-herói que está lutando contra toda a repressão do sistema e fazendo com que uma pessoa da classe menos favorecida chegue a lugares destinados apenas para os privilegiados.  

Dessa forma, o filme traça um paralelo com nossa realidade atual, onde sociedades discriminam as pessoas, ou mesmo nações, por meio de um determinismo social, cultural, étnico ou geográfico.

Apesar de Gattaca ser um filme antigo, ele ainda consegue retratar muito bem o que acontece nos dias atuais, pois ainda existem muitos preconceitos raciais que dividem a população mundial e geram uma grande desigualdade para os que são considerados inferiores.

O longa tem um elenco de primeira e um enredo que te prende do começo ao fim. Vale muito a pena assistir.

Tv - Pururuca Recomenda em Gattaca

Onde assistir Gattaca – Uma Experiência Genética?

Ficou curioso para saber o que vai acontecer na vida de Vincent mas não sabe onde assistir o filme? Calma que a gente te ajuda! 😉

Gattaca – Uma Experiência Genética, faz parte do catálogo de filmes clássicos do NOW, a plataforma on-demand da NET.