domingo, março 7
CAPA filmes que completam 20 anos em 2021

Descubra os filmes que completam 20 anos em 2021

A lista de filmes que completam 20 anos em 2021 irá te deixar surpreso e com a sensação de que dormiu por muito tempo.
0
43

O começo dos anos 2000 marcou o início de muitas sagas de filmes de sucesso, como Harry Potter e Velozes e Furiosos, além de produções que marcaram a infância da geração Z e agora, esses títulos, estão completando 20 anos em 2021.

Quando falamos que o começo do milênio teve grandes nomes de filmes, estamos falando de todo tipo de filme, seja ele ficção científica, romance e até mesmo animações da Disney que fazem sucesso até hoje. 

Pensando nisso, separamos dez filmes que completam 20 anos em 2021 e marcaram a história. Pronto para se sentir velho (ou muito novo)?

10 filmes que completam 20 anos em 2021

  • Harry Potter e a Pedra Filosofal

Harry, Rony e Hermione no primeiro filme da franquia.

Harry, Rony e Hermione no primeiro filme da franquia.

Uma das principais franquias de filmes de fantasia e adaptação de livros, Harry Potter, transformou a infância de muita gente. Para quem já era fã dos livros, o filme foi a realização de um sonho e para quem não conhecia o mundo mágico do bruxinho, não se tornar fã era quase impossível.

Em 2001, o primeiro filme da franquia se tornou um tremendo sucesso de bilheteria por ser muito fiel ao livro e levou os fãs à loucura. O filme fez tanto sucesso que muitos canais de televisão aberta no Brasil exibiram o filme quase à exaustão.

No longa, ao completar 11 anos, Harry descobre que é filho de dois bruxos poderosos e recebe a carta para estudar na escola de magia de Hogwarts, onde começa a conhecer sua história, estudar magia e fazer amizades e alguns inimigos.

Olhando para Daniel Radcliffe, Rupert Grint e a Emma Watson tão pequenininhos dá pra perceber que realmente 20 anos se passaram desde o primeiro filme.

Se você ainda não assistiu a todos os filmes da franquia do Harry Potter, ensinamos a você a ordem dos filmes de Harry Potter com um infográfico sensacional aqui no TV Pururuca.

  • O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel

Elijah Wood como Frodo em O Senhor dos Anéis.

Elijah Wood como Frodo em O Senhor dos Anéis.

Se vamos falar de filmes que completam 20 anos este ano e ainda de quebra fez um sucesso inegável, é impossível não falar de O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel, o primeiro filme da adaptação dos livros do renomado escritor de fantasia J.R.R. Tolkien.

O primeiro filme da trilogia estreou em dezembro de 2001 arrecadando 887,9 milhões de dólares e surpreendeu aos fãs com suas 3 horas e 48 minutos de filme, sendo extremamente fiel aos detalhes que o autor utilizou em seus livros.

Neste filme, o tio de Frodo o presenteia com um anel que precisa ser destruído antes que caia nas mãos do mal. Para isso, o hobbit Frodo reúne nove seres para lhe ajudar em sua jornada, formando a Sociedade do Anel.

Esse filme precedeu uma das franquias mais milionárias do cinema.  O ano de 2001 realmente foi o ano do nascimento das franquias milionárias.

  • Velozes e Furiosos

Paul Walker como Brian e Vin Diesel como Toretto em Velozes e Furiosos - Filmes que completam 20 anos em 2021

Paul Walker como Brian e Vin Diesel como Toretto em Velozes e Furiosos.

Hoje em dia é difícil encontrar uma pessoa que nunca assistiu nenhum dos 13 filmes da franquia de Velozes e Furiosos, mas seu enredo começou cheio de ação e adrenalina há 20 anos atrás com a história do policial infiltrado.

O primeiro filme da franquia, que estreou em setembro de 2001, conta a história de Brian O’Conner, um policial que tem a missão de se infiltrar no submundo dos rachas de rua para investigar vários roubos e, por isso, acaba adentrando em uma gangue e tentando ganhar o respeito do líder Dominic Toretto.

Mesmo depois da morte precoce do ator Paul Walker, que interpretou Brian, em 2013 em um acidente de carro, a franquia de filmes continuou e está com filmes para serem lançados até 2022.

  • Monstros S.A.

Monstrinhos da Monstros S.A durante o filme - filmes que completam 20 anos em 2021

Monstrinhos da Monstros S.A durante o filme.

Saindo um pouco das franquias de sucesso que nasceram em 2001, vamos agora falar de uma animação da Disney que até mesmo quem nasceu bem depois da sua estreia conhece e ama: Monstros S.A.

O filme animado estreou em novembro de 2001 quebrando o tabu sobre “filmes de meninas e de meninos”, já que trazia uma narrativa sobre amizade e com um elenco recheado de monstrinhos que trabalham em uma empresa do susto.

O filme conta a história James Sullivan, um dos monstros mais assustadores, e seu melhor amigo Mike Wazowski, quando uma das crianças que eles deveriam assustar acaba invadindo a indústria do susto.

Se você assistiu a esse filme quando criança e não reparou que já faz 20 anos desde sua estreia, nós entendemos a sua surpresa ao encontrar esse título na lista.

  • Donnie Darko

Donnie Darko

Diferente dos outros filmes que já estrearam sendo um sucesso de bilheteria, Donnie Darko conquistou seu lugar ao sol apenas quando foi lançado em DVD, depois do cenário cinematográfico ter melhorado um pouco após o lançamento de filmes, como Harry Potter e Senhor dos Anéis, que deixou tudo mais concorrido.

Em 2002, um ano após o lançamento no cinema, Donnie Darko conseguiu arrecadar mais de 10 milhões de dólares apenas com as vendas de DVDs, já que sua trama envolvendo viagem no tempo e física quântica começa a chamar atenção dos especialistas e espectadores.

A gente, aqui no TV Pururuca, gosta tanto desse filme que o nosso mascote tem o nome de Donnie Porko para homenagear esse clássico. Se você quiser entender sobre o que se trata o filme e porque ele se tornou um grande sucesso, a gente te explica em outro texto tudo o que você precisa saber sobre Donnie Darko.

  • O Fabuloso Destino de Amélie Poulain

Audrey Tautou como Amélie no clássico francês.

Audrey Tautou como Amélie no clássico francês.

Falando em clássicos do cinema, um outro filme que completa 20 anos em 2021 é O Fabuloso Destino de Amélie Poulain. O longa francês conquistou o coração e a alma dos fãs e críticos por sua narrativa simples e complexa ao mesmo tempo, já que por utilizar um romance para levantar inúmeros questionamentos da vida transformou o filme em uma obra prima.

Com frases metafóricas e narrativa quase literária, o filme conta a história da jovem Amélie, uma jovem introvertida do interior que se muda para Paris e logo começa a trabalhar em um café. Ela encontra uma caixinha dentro de seu apartamento e decide procurar o dono dos pertences, mas essa jornada  faz com que Amelie mude sua perspectiva de vida.

A história de Amélie é um filme que deve se assistir mais de uma vez para entender todas as interpretações entre linhas, além de se apaixonar pela doçura da jovem.

  • A. I. – Inteligência Artificial 

Haley Joel Osment como David e Jude Law como Joe em A.I.

Haley Joel Osment como David e Jude Law como Joe em A.I.

Entre os filmes que completam 20 anos em 2021, temos um que fez muita gente chorar, inclusive crianças e adultos foi A.I. – Inteligência Artificial, com sua história tocando e emocionante do pequeno androide David.

O filme que foi passado inúmeras vezes na televisão aberta no Brasil ao longo dos anos 2000, conta a história de David, um androide criado e programado para amar incondicionalmente seus pais humanos, Mônica e Henry, que após ter seu filho biológico de volta acabam descartando David, que precisou encarar uma dura jornada para voltar para os braços da mãe, mesmo que por poucos minutos.

O filme teve a direção de Steven Spielberg e trouxe uma grande mensagem para nós sobre o que nos torna humanos. Caiu até uma lágrima aqui depois de relembrar esse filme.

  • O Diário da Princesa

Julie Andrews e Anne Hathaway como rainha e princesa de Genovia.

Julie Andrews e Anne Hathaway como rainha e princesa de Genovia.

Entrando agora nos filmes mais divertidos e que fazem um carinho no coração dos amantes de comédias românticas, O Diário da Princesa completa 20 anos em 2021, mesmo carregando muitas características desse gênero dos anos 90.

No filme, conhecemos Mia, uma garota de 15 anos que vive com sua mãe em São Francisco, mas ela acaba descobrindo que é a princesa de Genovia, um pequeno país europeu. Então sua vida vira de cabeça para baixo ao receber a visita de sua avó rainha que passa a lhe dar aulas de como deve ser uma princesa de verdade, mas Mia não consegue decidir se permanece com a mãe e a vida anônima ou como Princesa junto à avó.

O filme foi inspirado na série de 11 livros escrita por Meg Cabot e acabou se tornando um sucesso, o que acarretou mais um filme com a atuação de Anne Hathaway e Julie Andrews.

  • Legalmente Loira

Reese Witherspoon como Elle Woods em Legalmente Loira - Filmes que completam 20 anos em 2021

Reese Witherspoon como Elle Woods em Legalmente Loira.

Legalmente Loira, um sucesso de bilheteria, também é um dos filmes que completa 20 anos em 2021. O filme arrecadou 141,8 milhões de dólares quando estreou em novembro de 2001 com a história de Elle Woods.

No longa, o namorado de Elle rompe com ela depois de ir para a faculdade e começar a namorar outra garota alegando que Elle era fútil demais para se casar. Então, Elle juntou toda sua força de vontade e começou a cursar Direito, assim como seu ex, e provar que além de bonita, poderia ser inteligente.

O filme se tornou um dos clássicos de filmes de comédia romântica e até hoje recebe referências em trabalhos de cantoras pop, como no clipe de Thank U, Next de Ariana Grande.

  • Shrek

Shrek, burro falante e a Princesa Fiona em Shrek.

Shrek, burro falante e a Princesa Fiona em Shrek.

Para encerrar a nossa lista dos 10 filmes que completam 20 anos em 2021, não poderíamos deixar de falar da animação que conquistou todo mundo desde a estreia de seu primeiro filme em junho de 2001: Shrek.

A trama do ogro ranzinza que tem seu pântano invadido pelos seres mágicos dos contos de fadas fez muitas crianças e adultos irem ao cinema e depois adquirem inúmeros produtos da animação.

O filme mostra a trajetória do ogro chamado Shrek realizar uma tarefa de resgatar uma princesa presa em uma torre guardada por um dragão com ajuda de um burro falante para conseguir salvar o mundo das fadas e ter paz em seu pantâno novamente, mas ele acaba descobrindo um segredo da princesa Fiona.

Acompanhamos a trajetória de Shrek por mais 3 filmes nos anos posteriores ao lançamento do primeiro. Se um dia você encontrar alguém que não goste de Shrek, avisa aqui pra gente.

Onde Assistir os filmes que completam 20 anos em 2021

Como foi relembrar os filmes que completam 20 anos em 2021? Sentiu o peso dos anos nas costas ou quis rever tudo de novo? Se a resposta for a segunda opção, nós podemos te ajudar com isso.

Você pode encontrar esses filmes nos principais serviços de streaming disponíveis, como a Netflix, Prime Video e Disney +, mas para assistir aos filmes sem interferência ou imagem ruim é necessário que você tenha uma internet de qualidade.

Descubra qual é a velocidade ideal de Internet para streaming antes de começar a maratonar todos os filmes que listamos aqui e tenha uma experiência ainda melhor.