fbpx
sexta-feira, dezembro 6
Filmes Nacionais

7 filmes nacionais disponíveis no NOW que você precisa conhecer

Resistindo bravamente às adversidades e à falta de apoio público, o cinema brasileiro já conta com várias obras de qualidade reconhecidas e mundialmente premiadas. Confira essa lista de 7 filmes nacionais imperdíveis que estão disponíveis no NOW.
0
123

Foi-se a época em que o cinema brasileiro não possuía voz e dificilmente rendia produções de qualidade. A verdade é que, ao longo dos anos, o setor audiovisual do país resistiu bravamente às adversidades e hoje temos filmes nacionais com qualidade reconhecida internacionalmente.

contagem de cinema

Colecionando inúmeros prêmios e com histórias cada vez mais diversas, os filmes nacionais seguem construindo um repertório digno e que merece a sua atenção. Pensando nisso, fizemos uma lista muito especial com sete produções brasileiras que estão disponíveis no NOW e você não pode deixar de conferir.

Confira os 7 filmes nacionais que você precisa conhecer

1. O Beijo da Mulher Aranha (1985)

Co-produção de uma parceria Brasil e Estados Unidos, O Beijo da Mulher Aranha traz uma grande atuação da dupla Sônia Braga e William Hurt. Esse filme nacional foi indicado a diversos prêmios no exterior, rendendo a Hurt o prêmio de Melhor Ator no Oscar, no Festival de Cannes e no BAFTA

O beijo da mulher aranha

Sônia Braga já brilhava nas telonas na década de 80.

A trama gira em torno de dois parceiros de cela numa prisão: um preso por comportamento imoral e um prisioneiro político. Enquanto um deles tenta manter sua diplomacia afiada diante dessa situação crítica, seu companheiro de cela inventa filmes cheios de mistérios, romances e, juntos, eles aprendem mais sobre convivência. 

2. Bicho de Sete Cabeças (2000)

Esse filme nacional é dirigido por Laís Bodanzky e traz o protagonismo de Rodrigo Santoro. A obra é baseada no livro autobiográfico de Austregésilo Carrano Bueno, o Canto dos Malditos. Altamente reconhecido e premiado, Bicho de Sete Cabeças revolucionou a forma como lidamos com instituições psiquiátricas no Brasil. 

Bicho de sete cabeças

Rodrigo Santoro surpreende com uma das performances mais intimistas da carreira do ator.

Na trama Neto e seu pai, Wilson, não possuem um bom relacionamento: Seu Wilson despreza o mundo de Neto, e Neto, por sua vez, não suporta a presença do pai. A situação entre os dois segue tensa até eclodir, fazendo com que Neto seja enviado para um hospital psiquiátrico onde ele terá que resistir para conseguir manter sua sanidade. 

3. Edifício Master (2002)

Com uma abordagem documental, esse filme nacional é dirigido por Eduardo Coutinho, um dos documentaristas de maior reconhecimento da nossa geração, principalmente pela assertividade do seu trabalho, que raramente usa qualquer tipo de efeito. 

Filmes Nacionais - Edifício Master

O filme traz relatos de alguns moradores do prédio em formato documental.

O longa conta a história do Edifício Master, um dos prédios mais antigos do Rio de Janeiro, mostrando, na maior parte do tempo, um pouco do cotidiano dos mais de 500 moradores que ali residem e quase nunca se vêem. A equipe de filmagem ficou, inclusive, hospedada no próprio prédio para poder absorver a experiência da melhor maneira possível.  

4. O Cheiro do Ralo (2007)

Trazendo o brilhante protagonismo de Selton Mello em uma das suas melhores performances, O Cheiro do Ralo é um filme nacional de 2007, que foi dirigido por Heitor Dhalia e foi baseado no livro de mesmo nome, escrito por Lourenço Mutarelli.

Filmes nacionais o cheiro do ralo

No filme, Lourenço enfrenta problemas com o encanamento do banheiro do seu escritório.

A história gira em torno de Lourenço, que é proprietário de uma loja de penhores. Esse protagonista acaba desenvolvendo um estranho prazer em explorar seus clientes, exercendo um controle absurdo sob eles, como se estivessem à venda. Em contrapartida, Lourenço se vê permanentemente incomodado por um forte odor do ralo do banheiro.

5. Estômago (2007)

Dirigido por Marcos Jorge, Estômago é um filme nacional de drama protagonizado por João Miguel, que conta de forma não linear a trajetória de um imigrante que vai tentar a vida na capital. Colecionando diversos prêmios nacionais e internacionais, a produção recebeu do público o prêmio de Melhor Filme no Festival Internacional de Cinema do Funchal, em Portugal.  

Filmes Nacionais - Estomago

De faxineiro a Chef em um restaurante italiano, Estômago conta de forma não linear a história de Raimundo.

Estômago conta a história de Raimundo Nonato, um nordestino que se muda para São Paulo a fim de buscar uma vida melhor. Sem ter nem o que comer, Raimundo começa a trabalhar em um bar como faxineiro, mas logo se torna cozinheiro quando descobre o seu grande talento na cozinha. 

6. O Palhaço (2011)

Co-escrito e estrelado por Selton Mello, O Palhaço é um drama que foi o representante brasileiro na corrida do Oscar 2013 como Melhor Filme Estrangeiro. Criado a partir de uma crise pessoal de Mello em 2009, esse filme nacional quase teve Wagner Moura e Rodrigo Santoro como protagonistas, que não puderam aceitar devido a problemas nas agendas. 

Selton Mello em O Palahaço - Filmes Nacioanais

A história é inspirada em uma crise pessoal de Selton Mello, em 2009.

O filme nacional conta a história de Benjamin, um palhaço que trabalha no Circo Esperança e, ao lado de seu pai, eles formam a dupla Pangaré e Puro Sangue, fazendo a alegria da platéia. Mas, na verdade, a vida pessoal do palhaço anda bem sem graça e, no meio de uma crise existencial, Benjamin pensa em abandonar sua trupe para buscar um propósito. 

7. O Som ao Redor (2012)

Antes de ganhar o mundo com Bacurau (2019), Kleber Mendonça Filho já era reconhecido por outros brilhantes trabalhos, como O Som ao Redor, de 2012. Obra de qualidade reconhecida internacionalmente, esse filme nacional diz muita coisa sem falar quase nada.

O Som ao Redor se destaca pela sonoplastia precisa, oferecendo uma experiência cinematográfica completa.

Quase sem falas, O Som ao Redor se destaca pela sonoplastia precisa, oferecendo uma experiência cinematográfica completa.

A história gira em torno do surgimento de uma milícia em uma região de classe média de Recife, que, obviamente, acaba afetando a rotina dos moradores. 

Enquanto alguns comemoram a tranquilidade da segurança privada, outros moradores acabam passando por situações de imenso incômodo e, no meio de tudo isso, Bia tenta encontrar um modo de lidar com o excesso de barulho do cachorro do vizinho. 

Tv - Pururuca Recomenda

Veja Também:

O entretenimento é cada vez mais necessário no nosso dia a dia, seja para ter um tempo a sós com você mesmo ou apenas para passar o tempo, é importante ter alguma espécie de válvula de escape da realidade para conseguir descansar mentalmente. 

Um bom filme tem o poder de ensinar e preencher a vida com arte. Um bom filme completa não só aquele período em que você precisava de algo para passar o tempo, ele te faz pensar e questionar coisas que você nem sabia que existia. 

A questão é que, ao longo dos anos, desenvolveu-se um mito de que os filmes nacionais são ruins mesmo com tantas obras maravilhosas disponíveis, premiadas e reconhecidas internacionalmente. 

Os sete filmes nacionais apresentados nesta lista são apenas alguns exemplos de que o cinema brasileiro enfrentou e enfrenta dificuldades sim, mas também merece a sua atenção.

E se você gosta do cinema nacional, assim como eu, não deixe de conferir nossos textos sobre O Auto da Compadecida e também sobre filmes infantis brasileiros disponíveis no NOW.

Outro fato que é importante destacar é que de nada adianta ter um ótimo filme pra assistir se você não tiver uma internet de qualidade que possa reproduzir o arquivo sem travar. Aproveite essa dica para saber como escolher o melhor plano de internet banda larga para a sua casa.