fbpx
domingo, novembro 17
Filmes Infantis Brasileiros

10 filmes infantis brasileiros disponíveis no NOW

Está procurando filmes infantis brasileiros para assistir sozinho ou com a família? Nós podemos te ajudar. Confira aqui 10 filmes incríveis para você se divertir.
8
513

O cinema nacional nem sempre é valorizado como deveria, mas podemos dizer que o Brasil produz coisas de alto nível no meio cinematográfico. As produções nacionais são dignas de premiações e as animações são reconhecidas internacionalmente, principalmente quando falamos de filmes infantis brasileiros.

Para mostrar que a cultura brasileira deve, sim, ser valorizada, fizemos este artigo para te mostrar que os produtores nacionais são muito bons em filmes e conteúdos para todas as faixas etárias. 

Separamos uma lista de 10 filmes infantis brasileiros para você assistir com seus filhos, primos, netos, sobrinhos ou até mesmo sozinho.

1. Uma História de Amor e Fúria

Essa animação é um ótimo pedido para quem quer aprender sobre a história do Brasil de uma forma mais descontraída e prazerosa. É um dos filmes infantis brasileiros mais elogiados dos últimos anos.

O filme é uma ficção científica, escrito e dirigido por Luiz Bolognesi, seu lançamento aconteceu em 5 de abril de 2013. 

O enredo conta a história de um homem que já está vivo no Brasil há 600 anos. Ele vivencia momentos marcantes da história do país, como os conflitos dos indígenas com os portugueses logo quando eles chegaram, a Balaiada que aconteceu no Maranhão e a ditadura militar. Também passa por um momento no futuro que mostra uma guerra pela água.

Há também, na história, um romance entre Janaína (Camila Pitanga) e o guerreiro nativo (Selton Mello), que depois de ser morto, assume uma forma de pássaro. A história dos dois sobrevive através dos quatro estágios da história do Brasil.

Uma História de Amor e Fúria foi a primeira animação brasileira a ganhar o prêmio do Annecy International Animated Film Festival, na França.

2. Castelo Rá-Tim-Bum, o Filme

Se você está a fim de reviver momentos marcantes da sua infância e passar essa experiência para seus filhos ou sobrinhos, Castelo Rá-Tim-Bum, o Filme, é uma ótima opção. 

É um filme de fantasia brasileiro, lançado em 31 de dezembro de 1999, baseado na obra Castelo Rá-Tim-Bum. 

Quando lançado, ficou em segundo lugar na lista de filmes brasileiros de maior bilheteria, perdendo apenas para O Auto da Compadecida.

O enredo conta a história dos Stradivarius, uma família composta por feiticeiros. Os planetas acabaram de se alinhar, evento que acontece raramente e que fortalece os poderes de todos os magos. 

Se aproveitando disso, a malvada bruxa, Losângela, rouba o livro de magia de sua prima Morgana. Essa atitude faz com que Morgana e Dr. Victor percam seus poderes. 

Losângela quer derrotar os dois de todo jeito, por isso, se alia ao Dr. Abobrinha para montar um plano e demolir o castelo. 

Nino, o sobrinho de Dr. Victor e de Morgana, um bruxo aprendiz de 300 anos, busca salvar o castelo juntamente de seus amigos: Cacau, João e Ronaldo.

3. O Menino e o Mundo

O Menino e o Mundo foi lançado em 2013, dirigido e escrito por Alê Abreu. É uma animação brasileira que já foi vendida para mais de 80 países e também foi um dos cinco indicados ao Oscar de melhor filme de animação, em 2016. 

Conta a história de uma garotinho, chamado Cuca,  que mora com seus pais em uma pequena cidade do campo. Por conta da falta de emprego, um dia, seu pai precisa partir para a cidade grande para prover uma vida melhor ao seu filho e a sua esposa.

O filme vai se desenvolvendo e mostrando os dias tristes com as memórias de Cuca desde que seu pai saiu de casa. 

Um certo dia, o garotinho decide não ser mais triste e, então, faz as malas, pega um trem e sai em busca de descobrir o novo mundo que seu pai tem vivido. 

E para surpresa desse jovem explorador, ele encontra uma sociedade completamente marcada pela pobreza, a fome, faltas de perspectivas e explorações dos trabalhadores.

4. A Família Dionti

A família Dionti é um filme incrível que ensina para adultos e crianças como o amor é capaz de transformar quem somos. 

Na história, o jovem Kelton tem 13 anos e mora com seu irmão e seu pai em um sítio localizado no interior de Minas Gerais. Os três trabalham juntos em um canavial. 

Kelton sofre muito com a ausência de sua mãe, que um certo dia se “transformou” e acabou abandonando a família. O garoto sonha todos os dias com sua volta. 

Kelton conhece uma jovem garota de circo na escola em que estuda, experimenta pela primeira vez o sabor da paixão e acaba, literalmente, se derretendo de amor pela menina.

5. Luz, Anima, Ação

Se você deseja imergir nas animações brasileiras que já foram lançadas, esse é o filme ideal. 

Luz, Anima, Ação foi lançado em 2013 e conta história da animação brasileira desde o pioneirismo de Álvaro Marins, O Kaiser, lançado em 1917, até as obras contemporâneas como o filme Rio (2011), do diretor Carlos Saldanha. 

Ele faz o mapeamento das produções animadas brasileiras e conta com vários relatos de personalidades envolvidas com animação. 

O documentário é capaz de resgatar imagens raras, que haviam sido esquecidas com o tempo e que se imaginava que estivessem perdidas. É, praticamente, uma enciclopédia dos filmes infantis brasileiros.

6. O Menino no Espelho

O Menino no Espelho é um filme de drama brasileiro, lançado em 19 de junho de 2014, dirigido por Guilherme Fiúza Zenha

Conta a história de Fernando, interpretado por Lino Facioli (ator que fez parte do elenco de Game of Thrones), um garoto de apenas 10 anos que se cansou de fazer as coisas chatas da vida. 

Ele sonha em criar um sósia que possa assumir suas responsabilidades com as coisas chatas, enquanto ele se diverte à vontade.

E em um certo dia, é exatamente isso que acontece, o reflexo de Fernando deixa o espelho e ganha vida própria.

Você consegue imaginar quanta confusão isso vai gerar?

7. É Fada!

O filme É Fada! é uma produção brasileira baseada no livro da escritora Thalita Rebouças, chamado Uma Fada Veio Me Visitar. Lançado em 6 de outubro de 2016, o elenco é composto por nomes conhecidos como: Kéfera Buchmann, Klara Castanho, Bruna Griphao e muito mais. 

Geraldine é uma fada que acabou perdendo suas asas porque utilizava métodos pouco convencionais em suas missões. Sua última chance para recuperá-las será na missão “Julia”. 

Julia é uma menininha que sempre foi criada só com o pai, cheia de amor, mas com poucos recursos financeiros. Como a vida é uma caixinha de surpresas, depois de alguns anos, a mãe de Júlia volta e começa a questionar a educação dada a menina.

Geraldine então é enviada para ajudar Julia a vencer todos os preconceitos e fazer novas amizades. Porém, Geraldine não é a fada mais normal de todas e acaba até sendo extremamente atrapalhada e Julia irá aprender muito com isso, principalmente que nem todas as fadas são iguais.

8. Menino Maluquinho – O Filme

Menino Maluquinho – O Filme é um longa infantil brasileiro baseado na obra infanto-juvenil do cartunista Ziraldo. O longa foi lançado em 1995 e dirigido por Helvécio Ratton. 

Conta a História de Maluquinho, um menino arteiro que adora passar seus dias brincando e pregando peças em seus amigos e familiares. Mas sua vida fica perto de desmoronar quando seus pais se separam. 

Quando ele acha que está tudo perdido, aparece o Vovô Passarinho, que leva Maluquinho para passar as férias em uma cidade no interior de Minas Gerais.

Ao lado de seu primo da roça Tonico, o Menino Maluquinho vive grandes aventuras. 

9. Um Tio Quase Perfeito

Um Tio Quase Perfeito é um filme de comédia nacional que estreou em 2017 e tem Marcus Majella como um dos principais nomes do elenco. 

Seu enredo foi inspirado no filme norte-americano Uma Babá Quase Perfeita.

O filme conta a história de Tony, um verdadeiro trambiqueiro que faz de tudo para tirar dinheiro das pessoas inocentes. Ele já foi: estátua viva, cartomante, pastor, etc. A mãe de Tony, Cecília, é quem o ajuda a praticar todas essas picaretagens. 

Em um belo dia, os dois são despejados do apartamento em que moram e precisam procurar Angela, a outra filha de Cecília, que eles não tem contato há anos.

Angela acaba caindo na lábia dos dois e os aceita em sua casa, mas impõe uma condição: ela irá deixar seus filhos para o Tio Tony e a vovó Cecília cuidar, enquanto faz uma viagem de trabalho. 

Muitas confusões e trapalhadas acontecem nesse período. 

Um filme para toda a família morrer de rir.

10. Tito e os Pássaros

Tito e os Pássaros é uma animação brasileira, lançada em 14 de fevereiro de 2019, dirigida por André Catoto, Gabriel Bitar e Gustavo Steinberg. 

O filme conta a história de Tito e seus dois amigos, que partem em uma difícil missão para encontrar a pesquisa de seu pai que está perdida no mundo. 

A pesquisa mostra como salvar o mundo de uma epidemia na qual o medo adoece as pessoas. 

Tv - Pururuca Recomenda

Viu só como o cinema nacional é repleto de coisas boas? E não é só em filmes que nós brasileiros fazemos coisas boas. Confira essa série animada nacional que é um sucesso: Irmão do Jorel.

Se você ficou interessado em assistir a qualquer um desses filmes infantis brasileiros ou mesmo outros gêneros, saiba que você pode acessar uma lista gigantesca de filmes no catálogo do NOW, a plataforma on-demand da NET.

Vale muito a pena combinar uma maratona de filmes com toda a família. 😃