fbpx
segunda-feira, setembro 16
filmes de distopia

6 filmes de distopia que você precisa assistir para entender a sociedade

Sabe aqueles filmes em que parece que uma sociedade vai entrar em um colapso e é tudo culpa do ser humano? Pois bem, esse filme é uma distopia. Vem com a gente, que vamos te explicar tudo bonitinho.
0
53

A maioria dos filmes de distopia são baseados em livros, afinal, o gênero surgiu na literatura através de olhares visionários de autores como o de Aldous Huxley. Recentemente, podemos ver filmes famosos baseados em distopias como Jogos Vorazes e Convergente.

Desde o começo do século XIX, as distopias são muito presentes no meio literário, principalmente depois que Aldous Huxley publicou o livro “Admirável Mundo Novo”, em 1932, que mais tarde se tornou um best-seller e recebeu uma adaptação cinematográfica premiada.

Mas, antes de listar filmes de distopias que vão te ajudar a entender melhor os problemas da sociedade em um modo geral, vamos entender o que realmente é uma distopia.

O que é distopia?

A distopia, que também é conhecida como antiutopia, é um conceito filosófico adotado por vários autores em que retratam uma sociedade em estado caótico e de opressão.

Em outras palavras, os autores utilizam da imaginação para criar uma nova sociedade, que está enfrentando algum colapso, seja ele ambiental, humano, social ou qualquer outro. Diferente da utopia, que retrata a sociedade ideal, perfeita e sem problemas.

Um exemplo de distopia que ficou muito famoso recentemente, é a de The Handmaid’s Tale, a série da Hulu baseada no livro escrito por Margaret Atwood, em 1985. 

The Handmaid’s Tale - filmes de distopia

Cena da 3ª temporada de The Handmaid’s Tale, a série distópica mais conhecida do momento.

Uma característica muito forte desse gênero é sempre a opressão e o caos, que é elevado há grandes patamares para conseguir impactar e proporcionar a reflexão sobre o assunto.

Agora que você já entendeu o que é distopia, vamos aos 6 filmes de distopia que vão te ajudar a entender o que há de errado em nossa sociedade.

Conheça 6 filmes de distopia

1. 1984

Cena do Grande Irmão falando com o povo - filmes de distopia

Cena do Grande Irmão falando com o povo.

Na adaptação feita em 1984, o mesmo ano do nome do filme, Londres é controlada por um regime autoritário e o “Partido” é personificado através da figura do “Grande Irmão”, aquele que tudo vê.

Nessa sociedade, as pessoas perdem sua privacidade já que são vigiadas 24 horas por dia nos 7 dias da semana pelo Grande Irmão e por isso, são controladas pelo Partido, ou seja, o governo.

Esse sistema impede que haja oposição ao governo, até mesmo pensar em algo que vá contra o governo é considerado uma crimidéia, um crime de ideia de gravidade altíssima.

Além de pensar contra o governo, se relacionar com outras pessoas também é proibido, afinal o seu amor total tem que ser pelo partido. Acontece que Winston Smith, um humilde funcionário do partido, acaba fazendo tudo isso.

Além de se apaixonar loucamente por Julia, Winston começa entrar em conflito com os ideais do partido e do Grande Irmão.

Os dois tentam viver o seu romance longe dos olhos e ouvidos do Grande Irmão, além de tentar trazer mais pessoas para a oposição. Uma atitude que irá colocar os dois em situações perigosas.

O livro foi escrito em 1949, enquanto George Orwell imaginava como seria o futuro sob a vigilância constante do governo. Ele não errou tanto assim, não é?

A história foi tão influente que até inspirou o reality show mais conhecido do mundo: Big Brother, onde os participantes ficam confinados em uma casa com vigilância total de câmeras.

Conheça mais sobre a origem do Big Brother e os reality shows aqui.

Veja o trailer do filme:

2. Fahrenheit 451

Fahrenheit 451 com uma arma que taca fogo - filmes de distopia

Cena do filme Fahrenheit 451 na versão de 2018.

Já imaginou se o papel dos bombeiros fosse colocar fogo ao invés de apagá-lo? Bom, isso é o que acontece na sociedade criada em Fahrenheit 451.

Nessa sociedade tecnológica anti-intelectual, ler um livro é um dos crimes mais graves que um cidadão poderia cometer e por isso todos os livros físicos que são encontrados são imediatamente queimados pelos bombeiros.

O protagonista do filme Guy Montag, é um bombeiro que seguiu a mesma profissão de seu pai e de seu avô, e tem certeza de que seu trabalho de queimar livros, as casas que os abrigam e perseguir as pessoas que os detém é a coisa mais certa a fazer. 

Até que Guy começa a ter sonhos estranhos que começam a mudar a forma como ele vê o mundo e a sua atividade e começa a questionar a real função de um bombeiro.

O livro que deu inspiração a dois filmes e uma série, foi escrito por Ray Bradbury, em 1953 e sua intenção era levantar uma crítica sobre a censura de informação e o desinteresse pela leitura gerado pelos novos meios de comunicação.

A primeira versão do filme de distopia estreou em 1966 e a segunda e mais recente versão, foi produzida pela HBO Films e estreou em 2018. 

Confira o trailer da versão mais recente da história:

3. Laranja Mecânica

Alex DeLarge e seus drugues: Pete, Georgie e Dim - filmes de distopia.

Alex DeLarge e seus drugues: Pete, Georgie e Dim.

O filme é baseado no livro do escritor inglês Anthony Burgess, de 1962, dirigido pelo famoso cineasta Stanley Kubrick, e se passa  em uma Londres distópica, em um futuro não determinado. 

Alex DeLarge é um jovem líder de gangue, no qual ele chama de “drugues” e que anda pelas ruas de Londres fazendo atrocidades de ultra violência, como espancar, estuprar e assassinar.

Movido apenas pelo puro prazer, tanto a gangue de Alex como outras gangues, saem todas as noites para cometer crimes sem nenhum motivo aparente ou remorso por suas atitudes.

Depois de um assassinato, Alex é preso e obrigado a passar por um tratamento de reabilitação promovido pelo ministro do interior, que é uma tentativa de tirar o comportamento violento através da aversão.

Laranja Mecânica é um filme completamente filosófico e utilizado como referência para vários assuntos, como a psicologia e adestramento do indivíduo.

Olha aí o trailer do filme de 1972:

4. V de Vingança

Vigilante do filme conhecido como V

Vigilante do filme conhecido como V, um dos protagonista.

Neste filme, a Inglaterra é ocupada por um governo fascista e vive sob um regime totalitário, logo após uma guerra mundial.

Na luta pela liberdade, um vigilante conhecido apenas por V, utiliza táticas extremas para enfrentar as opressões e desafiar o governo. 

V encontra uma nova aliada em uma jovem chamada Evey, que ele salva da polícia secreta e juntos eles buscam a liberdade e justiça para o seu país.

O filme é de 2005 e foi inspirado em uma história em quadrinhos escrita por Alan Moore e em grande parte desenhada por David Lloyd.

A mensagem muito presente no filme todo é sobre a liberdade e anarquismo, tanto que a máscara usada pelo vigilante se tornou uma referência em grandes protestos pelo mundo.

Veja aqui o trailer do longa:

5. Ensaio Sobre a Cegueira

Ensaio Sobre a Cegueira as pessoas procurando escapar da quarentena

Cena onde as pessoas do hospital procuram escapar da quarentena.

Em Ensaio Sobre a Cegueira, uma epidemia se espalha pela cidade depois de um motorista começar a atrapalhar o trânsito por ter parado de enxergar instantaneamente.

Dias depois do ocorrido, todas as pessoas que tiveram contato com ele também ficaram cegas, assim como 90% da população da cidade, exceto a sua esposa.

Com a epidemia se alastrando, o governo resolve colocar todas às pessoas com a cegueira branca, como é chamada a doença devido a luz branca que enxergam, em quarentena, mas com o tempo o estado deixa de fazer o seu papel resultando no colapso da sociedade.

O filme é adaptação do livro com o mesmo título que ganhou o Nobel e foi escrito pelo português José Saramago, em 1995, e foi também dirigido por um brasileiro, Fernando Meirelles, que também dirigiu Cidade de Deus, mesmo sendo uma produção internacional.

Veja o trailer do filme lançado em 2008:

6. Onde Está Segunda?

As 6 de sete irmãs reunidas, menos a segunda.

Cena do filme onde estão seis das sete irmãs reunidas.

O único dos filmes de distopia dessa lista que não foi inspirado em um livro, traz um mundo onde a sociedade está sofrendo com a superpopulação, já que gestações múltiplas estavam cada vez mais comuns no mundo todo.

Problemas como falta de comida, de água e de outras recursos importantes para a sobrevivência humana, resultaram na criação da Agência de Alocação de Criança, que é responsável pelo controle de natalidade do planeta.

Cada casal poderia ter apenas um filho e, caso acontecesse de ter outros filhos, essas crianças são forçadamente colocadas em crio-sono pela Agência, com a promessa de serem acordados quando a crise mundial estiver controlada.

No filme, Karen Settman morre durante o parto de sete meninas gêmeas idênticas e então para garantir a sobrevivência das meninas, o avô as cria em segredo e as treinam para assumir a identidade de sua mãe, saindo uma por dia de acordo com seus nomes, que são os dias da semana.

Tudo funcionava muito bem, até que um dia Segunda acaba desaparecendo deixando suas outras seis irmãs preocupadas, afinal o risco de serem descobertas era alto.

O filme trata de uma genialidade gigantesca por parte do avô das meninas, além de revelar um problema que já existe em alguns países, como a China e a Índia.

O filme é uma produção original da Netflix, então você só poderá encontrá-lo dentro da plataforma.

Olha só como ele é sensacional:

Tv - Dica Recomenda

Os filmes de distopia são uma ótima forma de refletir sobre os problemas atuais e entender o comportamento da sociedade mesmo em tempos de caos.

Para você que se interessou em filmes nesse gênero, sugerimos o pacote Claro NET Top 4K Cinema da Claro NET, que possui os melhores canais de filmes e séries.