segunda-feira, agosto 3
Capa Filmes sobre cientistas

6 filmes de cientistas incríveis para você se inspirar

Os filmes são uma ferramenta muito útil na hora de conhecer a trajetória de grande cientistas, principalmente os que fazem a diferença no mundo. Pensando nisso, preparamos uma lista com filmes sobre cientistas para você maratonar.
1
552

A ciência é realmente encantadora e tudo o que ela nos proporciona já virou tema de muitos filmes. Além da ficção, diversos longas tratam da ciência real e as pessoas por trás de grandes teorias que mudaram a história da humanidade.

Por isso,

Um fato dos filmes de cientistas é que eles vão te surpreender de uma maneira que você nunca imaginou. Por retratar a vida de estudiosos que contribuíram para a evolução da ciência, é comum achar que a trama seja lenta e até um pouco entediante, mas muito se engana quem acredita nisso.

Estes filmes contém um enredo que te envolve do começo ao fim e muitas vezes emocionam com a trajetória percorrida pelo cientista, além de uma mensagem que podemos sempre aplicar em nossa vida.

Confira a nossa lista com 6 filmes de cientistas para você maratonar e se inspirar em suas histórias.

Filmes de cientistas para você maratonar

1. A Teoria de Tudo (2015)

O filme conta a história de como o físico Stephen Hawking fez descobertas relevantes para o mundo da ciência, inclusive relacionadas ao tempo, além de retratar seu romance com Jane Wilde, uma estudante de Cambridge que viria a se tornar sua esposa.

Stephen Hawking e Jane Wilde - Filmes sobre cientistas

Stephen Hawking e Jane Wilde sendo retratados em cena do filme “A Teoria de Tudo”.

Aos 21 anos de idade, Hawking descobriu que sofria de ELA (Esclerose Lateral Amiotrófica),  uma doença motora degenerativa, mas isso não o impediu de se tornar um dos maiores cientistas da atualidade.

Juntos, Hawking Wilde lutaram contra a doença que deixou o brilhante cientista praticamente imóvel em uma cadeira de rodas durante boa parte de sua vida. Mas isso, nunca o impediu de continuar sua trajetória como cientista e grande pensador.

Confira o trailer do filme, que foi estrelado por Eddie Redmayne, o vencedor do Oscar de melhor ator pelo seu papel em A Teoria de Tudo:

2. O Jogo da Imitação (2014)

Em O Jogo da Imitação, Benedict Cumberbatch, conhecido por interpretar Doutor Estranho e Sherlock, retrata a vida de Alan Turing, o homem considerado o pai da computação.

O Jogo da Imitação

Benedict Cumberbatch como Alan Turing em cena do “O Jogo da Imitação”.

O filme mostra o caminho que o matemático percorreu até se tornar o responsável por as mensagens codificadas quase indecifráveis dos nazistas quando Turing trabalhava para o serviço de inteligência britânico, em plena Segunda Guerra Mundial.

O matemático criou a máquina chamada Enigma e foi determinante durante guerra. Porém, longe de ser admirado no meio, Turing terminou julgado por sua homossexualidade.

Dá uma olhadinha no trailer desse filme incrível, que também conta com a presença de Keira Knightley, conhecida por interpretar Elizabeth Bennet, em Orgulho e Preconceito:

3. Estrelas Além do Tempo (2016)

Com certeza um dos filmes sobre cientistas que fez muito sucesso entre os críticos foi Estrelas Além do Tempo, longa que conta a história de três mulheres cientistas que são obrigadas a trabalharem separadas do restante da equipe, que atuavam na Corrida Espacial, apenas por serem mulheres e negras.

Estrelas além do Tempo - Filmes sobre cientistas

Cena do filme em que mostra Katherine Johnson, uma matemática da NASA.

Katherine Johnson, Dorothy Vaughan e Mary Jackson, são amigas que começam a trabalhar juntas para provar suas competências dia após dia, além de precisarem lidar com o preconceito escancarado dentro da NASA, na década de 60.

Quem interpreta as cientistas no filme são as atrizes Taraji P. Henson, Octavia Spencer, conhecida por fazer o filme A Cabana e a cantora e atriz, Janelle Monáe.

Confira o trailer do filme indicado ao Oscar:

4. O Menino Que Descobriu o Vento (2019)

O filme O Menino Que Descobriu o Vento é um original da Netflix e mostra que a genialidade não escolhe etnia e nem classe social, ela apenas se demonstra em pessoas altamente perspicazes e determinadas, como William Kamkwamba.

O menino que descobriu o vento

William Kamkwamba construiu uma turbina eólica aos 13 anos.

William nasceu em Kasungu, no território de Malawi, uma das regiões que mais sofre com a pobreza e escassez de recursos da África. Depois de ver sua família e sua comunidade padecer perante a fome e a seca, William, um garoto de 13 anos, reinventa a roda, ou melhor, a turbina eólica utilizando uma bicicleta, uma pá de ventilador de trator, um velho amortecedor e árvores de eucalipto azul.

Quem deu vida ao engenheiro no longa-metragem foi o ator queniano, Maxwell Simba.

Veja o trailer do filme:

5. Uma Mente Brilhante (2001)

No filme, o ator Russell Crowe interpreta John Nash, homem reconhecido como gênio da matemática apenas aos 21 anos, quando formulou um teorema que provou sua genialidade. 

Uma Mente Brilhante - filmes sobre cientistas

Russell Crowe vive John Nash em “Uma Mente Brilhante”.

Após se casar com Alicia, quando tudo parecia certo em sua vida,  Nash começa apresentar os primeiros sintomas de esquizofrenia, o que o torna um homem confuso e atormentado, mas isso não o impede de lutar contra a doença e receber o prêmio Nobel por suas contribuições.

Ficou curioso? Dá só uma olhada no trailer desse filmão:

6. Nas Montanhas dos Gorilas (1988)

Para a última posição em nossa lista de filmes sobre cientistas, mas não menos importante, temos o longa Nas Montanhas dos Gorilas.

Nas montanhas dos Gorilas - filmes sobre cientistas

Sigourney Weaver como Dian Fossey, uma zoóloga americana.

O filme retrata a história de Dian Fossey, interpretada por Sigourney Weaver,  uma zoóloga americana que ficou conhecida pelo seu trabalho científico e de conservação com os gorilas das Montanhas Virunga, em Ruanda e no Congo.

Quando Fossey descobriu que os gorilas eram grandes vítimas da caça ilegal, decidiu lutar para combater essa prática e muitos acreditam que tenha sido assassinada por caçadores.

Confira o trailer do filme:

Tv - Pururuca Recomenda

E aí, você gostou da nossa lista de filmes de cientistas? Eles são inspiradores!

Se você gosta de filmes baseados em fatos verídicos, confira também a nossa lista de 5 filmes baseados em histórias reais de mulheres excepcionais para você também se inspirar.

E caso ainda não tenha um plano de TV ou internet decente para asssistir esses filmes, você pode adquirir um combo promocionl da Claro NET ou pesquisar pelos melhores combos do Brasil.