fbpx
segunda-feira, setembro 16
Mary Poppins

5 Filmes da Disney inspirados em livros para crianças e adultos

Desde as fábulas clássicas até os best-sellers, a Disney sempre está de olho nas histórias que caem no gosto de crianças e adultos. Continue lendo e conheça os filmes da Disney que foram baseados em livros.
0
78

Que todos se envolvem e se apaixonam nos contos dos livros, isso todo mundo já sabe, mas o que você não sabe é que os filmes da Disney inspirados em livros são sempre tão mágicos e envolventes quanto às próprias leituras.

Como a Disney sempre cativa todos os públicos com suas produções, preparamos uma lista com 5 filmes da Disney inspirados em livros e contos para você assistir com a família toda. Vamos lá?

5 Filmes da Disney inspirados em livros para crianças e adultos

1. OZ: Mágico e Poderoso (2013)

Bruxa Má na floresta - filmes da Disney inspirados em livros

Oscar e Theodora correndo dos guardas da Bruxa Má na floresta

Baseado no livro O Mágico de Oz, escrito pelo americano L. Frank Baum, em 1901, o filme Oz: Mágico e Poderoso traz uma releitura da história, mas com o protagonismo de Oscar “Oz” Diggs, que trabalha como mágico em um circo itinerante no Kansas, ao invés de Dorothy.

Toda a história conta como charme do início do século XX, mais especificamente em 1905. Depois de fugir em um balão de ar quente de uma briga, Oscar é sugado por uma tempestade e acaba aparecendo em Oz.

Chegando à Cidade Esmeralda, ele encontra a bela e ainda ingênua bruxa Theodora, que acredita que ele é um mágico da profecia para destruir a bruxa má que matou o Rei de Oz. 

Esse é o ponta pé que Oscar precisava para entrar em uma aventura cheia de bruxas, desafios e seres mágicos. Dá uma olhadinha no trailer do filme:

2. O Retorno de Mary Poppins (2018)

Mary Poppins - filmes da Disney inspirados em livros

Mary em uma cena de musical do filme

O livro Mary Poppins foi escrito em 1934, pela australiana Pamela Lyndon Travers, e encantou gerações com os ensinamentos da babá, que chegou à família Banks voando com um guarda-chuva.

Neste novo filme, Mary retorna à família Banks para ajudar Michael e Jane, que agora adultos e com filhos, precisam de toda ajuda da babá para cuidar das crianças, após grandes perdas.

O filme é de uma graciosidade sem tamanho. Além de lembrar muito os musicais que encantam a todos, ele também possui um cenário histórico bastante importante para Londres, como a Grande Depressão. Escrevemos um texto só sobre ele aqui na TV Pururuca.

Confira mais no trailer do filme:

3. Alice no País das Maravilhas (2010)

Chapeleiro e Alice - filmes da Disney inspirados em livros

Chapeleiro e Alice no País das Maravilhas

Veja Também:

Quando se pensa em filmes da Disney inspirados em livros, com certeza a primeira adaptação que vem a mente é Alice no País das Maravilhas. 

O filme foi inspirado no livro escrito por Charles Lutwidge Dodgson, utilizando pseudônimo de Lewis Carroll, em 1865. É uma das obras mais prestigiadas do gênero literário nonsense.

Na versão live-action do filme, Alice Kingsleigh, quando criança visitou um lugar mágico pela primeira vez, mas não tinha mais lembranças sobre o lugar a não ser em seus sonhos. Em uma festa da nobreza, a jovem vê um coelho branco e tem uma sensação nostálgica e decide segui-lo.

Alice acaba caindo em um buraco, indo parar em um mundo estranho: o País das Maravilhas. Lá ela reencontra figuras que estavam guardados em sua memória através dos sonhos.

Veja o trailer do longa:

4. As Crônicas de Nárnia (2005)

Susana, Pedro e Lúcia - filmes da Disney inspirados em livros

Susana, Pedro e Lúcia conversando sobre a profecia para quebrar a maldição

Em plena Segunda Guerra Mundial, quatro irmãos vivem uma mansão de um professor misterioso e, para passar o tempo ocioso, brincam de esconde-esconde pelo casarão.

Em uma de suas brincadeiras, Lúcia, a caçula dos quatro irmãos, acaba encontrando um guarda-roupa mágico que os levam para um outro mundo: Nárnia.

Nessa nova terra, os irmãos irão enfrentar inúmeros perigos e aventuras para ajudar libertar Nárnia de uma terrível maldição com a ajuda do rei Aslam.

Este é apenas o primeiro filme de uma saga, que foi inspirada na série de livros com o mesmo nome escrita pelo irlandês C. S. Lewis, ao longo dos anos 50.

Confira aqui o trailer:

5. A Princesa e o Sapo (2009)

Tiana e Naveen -filmes da Disney inspirados em livros

Tiana e Naveen na cena clássica do filme

Um dos filmes da Disney inspirados em livros que causa bastante confusão é A Princesa do Sapo, já que a Princesa Tiana é realmente uma princesa oficial da Disney, mas o que ninguém sabe é que a história é baseada em um conto bem antigo.

Escrito pelos Irmãos Grimm no século XIX, A Princesa e o Sapo inspirou a Disney a criar Tiana, uma jovem trabalhadora que sonha em abrir o seu próprio restaurante, em Nova Orleans, onde mora.

Os planos de Tiana são abalados ao conhecer o príncipe Naveen, que havia sido transformado em sapo pelo maldoso Dr. Facilier. Naveen tem esperanças que volte ao normal se for beijado por uma humana, mas o que acontece muda totalmente as coisas tanto para Naveen, quanto para Tiana.

Apesar de não ser um live-action, A Princesa e o Sapo cativa os adultos e crianças com um enredo engraçado e muito fofo. Olha aí:

Os 5 filmes da Disney inspirados em livros listados aqui estão todos no catálogo da Netflix, então pegue a pururuca, sente na frente da TV e faça a sua maratona.

Se você ainda não tem a Netflix no seu plano da Claro NET, saiba aqui como conseguir.