fbpx
segunda-feira, setembro 16
Donnie

Tudo o que o você precisa saber sobre Donnie Darko

O filme de quase uma década, que ainda encanta e surpreende cinéfilos e desavisados, é de uma genialidade sem tamanho. Venha entender esse filme que fez e ainda faz a cabeça de muitos explodirem.
1
103

Donnie Darko é um filme de ficção científica escrito e dirigido por Richard Kelly. Inicialmente, o filme não chamou muito a atenção dos especialistas e nem do consumidor final, quando estreou em 2001.

Entretanto, conforme a física quântica e viagens no tempo presentes no filme foram despertando a curiosidade e o interesse das pessoas, o filme começou aparecer em inúmeras análises de especialistas.

Em 2002, o filme foi um tremendo sucesso arrecadando mais de 10 milhões de dólares com as vendas de DVDs.

Vale lembrar que, nessa mesma época, outro grande sucesso estava tomando conta das telonas: Harry Potter

Foi nesta mesma época que a saga do bruxinho começou a ser adaptada para o cinema, aumentando a legião de fãs e deixando o cenário do cinema um pouco difícil de competir, mas mesmo assim Donnie Darko conseguiu seu lugar ao sol.

Conheça o enredo brilhante de Donnie Darko 

Donnie Darko, Gretchen Ross e Frank

Cena clássica do filme onde Donnie Darko, Gretchen Ross e Frank estão na sala de cinema

Toda a trama acontece com o charme do final dos anos 80, em uma cidade de interior dos Estados Unidos.

O filme tem como história central a de Donald Darko, ou simplesmente Donnie Darko, interpretado por Jake Gyllenhaal, um garoto de dezesseis anos que possui transtornos emocionais, sofre de sonambulismo e já chegou a ser preso por incendiar uma casa.

O rapaz é excentricamente perturbado, sendo submetido a tratamentos com remédios e realizando visitas à sua psiquiatra. Apenas com a construção do personagem de Donnie, já é possível ficar um pouco tenso com o clima de suspense psicológico que tem em volta do filme todo. Aliás, se você gosta de suspense, dá uma conferida em nossa lista com 7 filmes de suspense na Netflix.

Tudo começa a piorar quando Donnie começa a ver um sujeito fantasiado de coelho, mas um coelho muito macabro que se denomina como Frank.

A premissa do enredo é que Frank acorda Donnie no meio da noite e o leva para um campo de golf, onde passam a noite. Ao acordar, ele descobre que havia escapado de um terrível acidente, quando uma turbina de avião despenca em seu quarto.

Frank acordando Donnie

Frank acordando Donnie no meio da noite

Frank ainda lhe dá uma profecia enquanto estava no campo de golfe: “o mundo irá acabar em 28 dias, 6 horas, 42 minutos e 12 segundos, para sermos exatos”.

Depois do episódio da turbina, Donnie começa a tentar descobrir as reais intenções de Frank, mas continua seguindo suas ordens, que irão resultar em muita confusão e problemas para Donnie Darko, mas calma que nem tudo é tão perturbador assim nesse filme.

Gretchen Ross surge na vida de Donnie depois dele realizar uma ordem de Frank na escola onde estuda. Os dois estudam no mesmo lugar e sempre se encontram no caminho para a escola.

Donnie e Gretchen

Donnie e Gretchen conversando pela primeira vez

O que acontece é que nosso pequeno Donnie Darko acaba levando a garota para toda a história com Frank e fica cada mais difícil entender o que está acontecendo.

Até que um dia, Frank pergunta a Donnie se ele acredita em viagem no tempo e isso desperta a curiosidade do garoto sobre o assunto. 

Essa curiosidade o leva até um professor de física, que lhe apresenta o livro Uma Breve História do Tempo de Stephen Hawking, além de presenteá-lo com um uma cópia do livro fictício “Filosofia da Viagem no Tempo”, escrito por Roberta Sparrow, uma vizinha idosa de Donnie.

O garoto passa a ler o livro e descobre que muitas das coisas que ele está vivendo são descritas em alguns dos capítulos.

Para sentir o gostinho do filme, dê uma olhadinha no trailer:

Duração: 113 minutos
Diretor: Richard Kelly
Nota IMDb: 8,0
Nota TV Pururuca: 9,8

Entenda o sucesso de Donnie Darko

Donnie Darko se tornou um clássico cult

Donnie Darko se tornou um cult clássico do cinema

O filme percorreu 17 festivais de cinema pelo o mundo, vencendo 10 deles, como Toronto Film Critics Association Awards, San Diego Film Critics Society Awards e Cinénygma – Luxembourg International Film Festival.

Além de trabalhar com temas complexos, como física quântica e viagem no tempo, o diretor e roteirista  Richard Kelly afirma que se inspirou em Stephen King, autor de It – A Coisa, para escrever o roteiro de Donnie Darko. Acho que deu pra perceber isso um pouquinho, não é mesmo?

Mesmo com o orçamento baixo para o filme, Richard Kelly conseguiu um elenco de peso para Donnie Darko, como Patrick Swayze, que fez o Sam de Ghost, Drew Barrymore de Como Se Fosse A Primeira Vez e Seth Rogen de Superbad.

E para fechar com chave de ouro, a trilha sonora do filme é simplesmente incriticável, com músicas como Mad World de Gary Jules e The Killing Moon de Echo & The Bunnyman

Veja aqui a playlist com a trilha sonora completa de Donnie Darko:

Pela Editora DarkSide Books, Donnie Darko virou livro com prefácio assinado pelo ator Jake Gyllenhaal, que interpretou o personagem no cinema. 

A Edição não se trata de uma adaptação do longa-metragem, e muito menos de um romance que poderia ter inspirado o cineasta Richard Kelly. O livro trata na íntegra sobre o roteiro original usado no cinema, além de entrevistas exclusivas com o elenco e com o diretor.

O você ainda pode encontrar trechos de “A Filosofia da Viagem no Tempo”, o livro fictício de  Roberta Sparrow, a Vovó Morte do filme. 

Por que o  filme dá tanto o que falar?

Donnie Darko

Donnie em uma das cenas mais conhecidas do filme

Muitas interpretações são possíveis sobre a história do filme. 

Há quem diga que não passa de alucinações ou um sonho do garoto, ou que o final simplesmente não faz sentido. Entretanto, na edição do diretor, lançada em 2004, dá pistas sobre uma das possíveis interpretações. 

O site oficial do filme possui cópias de algumas páginas do livro “Filosofia da Viagem no Tempo” que levam a crer que o filme se passa em um Universo Paralelo, em que Donnie é o “receptor vivo” responsável por levar um “artefato” de volta ao Universo Principal. E Frank é um “manipulado morto”, que guia o receptor a fazer as ações que levam à cadeia de eventos. 

De acordo com essa interpretação, todos os demais personagens são “manipulados” de maneira a levar Donnie a cumprir seu dever, tornando impossível que ele não o faça.

Veja Também:

O que Donnie Darko tem a ver com Donnie Porko?

Se você é um frequentador assíduo do TV Pururuca, com certeza já viu o nosso porquinho por aí indicando e avaliando séries pelo blog.

Ficamos tão impactados com o filme Donnie Darko e suas teorias mirabolantes em uma trama incrivelmente bem feita, que resolvemos batizá-lo de Donnie Porko, ou apenas Donnie para os íntimos, para homenagear o longa.

O Donnie é o dono do controle por aqui, afinal ele é o maior maratonista de séries, filmes e tudo que passa na TV entre o pessoal da equipe, além de ficar vidrado em tudo que surge sobre esse universo na internet. Esse porquinho é imbatível!

Ele adora chamar a gente para dar nossa opinião por aqui, mas o negócio dele é falar sobre o que assiste lá no Instagram, o que não o impede dar os focinhos por aqui.

Tv - Pururuca Recomenda

Para não perder nada o que acontece com o nosso Donnie, o que ele anda maratonando e aprontando por aí, siga o TV Pururuca no Instagram e curta nossa página no Facebook. Temos muitas novidades vindo por aí.

Agora se você ficou curioso com a história de Donnie Darko, você pode encontrar o filme no catálogo da Netflix. Caso ainda não seja assinante, saiba como ter o Netflix nos planos da NET.

 

Você acredita em viagem no tempo?9.8
9.8
Donnie Darko é um filme para sair da zona de conforto e colocar a cabeça para funcionar. Com certeza, seus pontos mais fortes são o roteiro e a trilha sonora, mas não podemos negar que o longa em um todo é simplesmente brilhante. Excêntrico e envolvente, são os melhores adjetivos para descrever o filme.