fbpx
segunda-feira, setembro 16
Copa de Ouro

6 documentários sobre Copa do Mundo de Futebol que você não pode perder

Se você é apaixonado em História do Futebol, não pode perder nossa lista com 6 documentários sobre Copa do Mundo. Confira.
0
102

Para você que ama a história do futebol, separamos quatro documentários sensacionais que contam um pouco sobre a história das Copas do Mundo. Eles já foram ao ar pelo Canal Brasil e hoje estão disponíveis no NOW e em outras plataformas.

Confira abaixo alguns documentários sobre Copa do Mundo para você ficar por dentro da história do futebol. São sensacionais.

Pelé – O Nascimento de uma Lenda

Dirigido por Jeff Zimbalist e Michael Zimbalist, o filme estreou no ano de 2017 e foi um sucesso!

Pelé na Copa do Mundo de 1962

Pelé em 1962.

Produzido por dois cineastas americanos, o enredo do filme é capaz de contar os primeiros anos da vida de Pelé – o maior jogador de futebol de todos os tempos –, mostrando como o Rei do futebol teve uma infância pobre e difícil, o início da sua carreira no Santos, os testes que Pelé fez no clube e a tão esperada conquista da Copa do Mundo em 1958 pela seleção brasileira.

Mundialito

Um documentário sensacional que foi lançado em 2010.

Copa de Ouro - Uruguai e Holanda

Sua estreia aconteceu em 2010 e foi dirigido pelo documentarista Sebástian Bednarik, onde ele investigou as ligações presentes entre o poder e o esporte, diante da Copa de Ouro, que foi realizada no Uruguai.

A competição que ocorreu durante o período de ditadura militar no país, pode ter sido utilizada para criar uma boa visão da população sobre os militares.

Mas toda relação política sobre o evento foi superada diante do show de futebol que protagonizaram os grandes campeões do mundo daquela época.

Maracanã – O Filme

O documentário que conta a história da traédia da final da Copa do Mundo de 1950, no Brasil.  Maracanã – O Filme foi lançado no ano de 2014, dirigido por Andrés Varela e Sebastián Bednarik.

Maracanã - Documentários sobre Copa do Mundo

Após três anos de uma pesquisa aprofundada, os diretores uruguaios conseguiram imagens jamais vistas, que foram remasterizadas, e depoimentos dos jogadores uruguaios que foram personagens importantes no triunfo sobre o Brasil na final da Copa do Mundo de 1950, e foi a partir disso que o filme foi lançado.

E a produção também foi baseada no livro Maracanã, A História Secreta e está disponível no NOW e é um dos melhores documentários sobre Copa do Mundo, pois traz o conteúdo de uma Copa histórica de meados do século XX.

O Futebol

Lançado em 2015, O Futebol foi dirigido por Sérgio Oksman e fala sobre o que aconteceu no Brasil durante a Copa do Mundo de 2014, sob um olhar diferente.

documentários sobre Copa do Mundo - 2014

Brasil x Alemanha, o famoso 7 X 1.

Nesse caso, o futebol é um mero coadjuvante, ocupando apenas uma pequena posição dentro filme, para que o enredo tenha como se desenvolver bem.

Nessa coprodução do Canal Brasil, disponível no NOW, o papel principal fica para a reaproximação de pai e filho, separados durante duas décadas, através do futebol.

Tudo nesse filme conta com uma certa melancolia, tanto no encontro dos dois, como a vergonhosa eliminação da seleção brasileira, por 7×1 contra a Alemanha.

Pelé – Um Rei Desconhecido

Desenvolvido pela Bizum, contando com a coprodução do Canal Brasil e dirigido por Ernesto Rodrigues, o filme Pelé – Um Rei Desconhecido é um documentário interessantíssimo disponível no NOW que mostra cenas pouco conhecidas de Pelé.

O documentário foi lançado em 2017 e traz imagens raras de acervos estrangeiros, muito bem preservadas ao longo dos anos, de registros do Rei Pelé dentro e fora de campo, que foram filmados na Europa, nas Américas, no Brasil e até mesmo na Oceania.

1958 – O Ano em Que o Mundo Descobriu o Brasil

Lançado em 2008, o documentário foi dirigido por José Carlos Asbeg e mostra uma visão aprofundada sobre a Copa do Mundo de 1958, onde o Brasil conquistou pela primeira vez o título de campeão do Mundo.

documentários sobre Copa do Mundo - 1958

Foto oficial da seleção brasileira em 1958.

O diretor consegue além de mostrar a trajetória completa e vitoriosa, faz com que os telespectadores revivam cada momento daquele momento tão importante.

Ele também mostra depoimentos dos jogadores que tiveram que superar Didi, Garrincha, Vavá, Pelé e todos os outros craques que vieram a se tornar grandes lendas do futebol, reconhecidas mundialmente. Não há censura dentro do filme, Asbeg não cortou nem as opiniões dos ex-adversários da seleção.

Esse documentário está disponível no Globo Play.

Bora ficar craque em História das Copas?

Curtiu o tema dos documentários sobre Copa do Mundo? Que tal pegar uma pipoca (ou a pururuca) e mergulhar nesse mundo?

Os documentários estão disponíveis no NOW e Globo Play e muitos deles foram feitos em parceria com o Canal Brasil que está disponível nos pacote da NET HDTV.

Não deixe de ler nossos textos sobre a História da Copa do Mundo FIFA e sobre curiosidades da Copa do Mundo.