fbpx
sábado, novembro 16
Big Brother

Entenda a diferença entre reality show e talent show

Se você gosta de programas de entretenimento, como Big Brother e MasterChef, continue lendo e entenda de qual gênero eles são e descubra mais programas para se divertir.
2
188

Os realitys shows são um fenômeno no Brasil desde a estreia de Big Brother Brasil, em 2002, comandado pelo jornalista Pedro Bial e, de lá pra cá, muita coisa mudou. Por isso, entender a diferença entre reality show e talent show pode ser um tanto complicada.

Veja a diferença entre reality show e talent show

Os programas são muito parecidos em uma visão geral e isso é o que causa a confusão, mas acontece é que cada um tem um enfoque diferente. 

O que é Reality Show?

Reality show é um gênero de programa de televisão que se baseia em acontecimentos da vida real, por isso o uso do nome reality, que significa “realidade” em inglês.

Participantes do Big Brother - diferença entre reality show e talent show

Participantes do Big Brother Brasil 18 confinados na casa.

O primeiro reality show foi o An American Family, ou Uma Família Americana em português, produzido pela rede de TV americana PBS, em 1973. O público pôde acompanhar os dramas de um casal da Califórnia e todos os seus cinco filhos, durante 12 episódios. 

Diferente do que conhecemos hoje, o An American Family não oferecia um prêmio milionário para seus participantes, mas apresentou ao público dos anos 70 situações ainda recheadas de tabus.

Um dos momentos mais marcantes do reality show foi quando o um dos filhos do casal assumiu ser homossexual, além do episódio em que a mãe pede o divórcio ao marido.

A Família Loud - diferença entre reality show e talent show

A Família Loud que protagonizou o primeiro reality show da T. Foto: PBS.

Na época, o programa teve um grande impacto na mídia e na sociedade, assim inspirando muitos outros programas similares pelo mundo durante anos, como o Big Brother.

Apesar de An American Family ter sido um grande sucesso e pioneiro no gênero de reality show, nada supera o fenômeno Big Brother.

O programa foi criado por John de Mol, em 1999, e já recebeu versões pelo mundo todo, atingindo quase 50 países e várias edições diferentes.

Aqui no Brasil, a primeira edição do programa chegou em 2000 e contou com a participação de Kleber Bambam, que se tornou o primeiro vencedor do Big Brother Brasil, que foi exibido pela Rede Globo e continua sendo até hoje.

Mas nem só de Big Brother vive os realitys shows do mundo, por isso preparamos uma lista com 6 programas para você se divertir e entender a diferença entre reality show e talent show. Confira:

6 realitys shows para assistir além de Big Brother:

O que é Talent Show?

Erick Jacquin

Erick Jacquin falando com participante do MasterChef Brasil. Foto: Band.

O talent show é uma derivação dos reality shows, mas tem o foco em mostrar a competição de talentos entre os participantes ao invés do dia a dia de pessoas.

Os participantes competem entre si através de demonstrações de suas capacidades em diversas áreas, como dança, canto, culinária, performance, pintura, arquitetura etc. 

Os programas desse gênero podem ser específicos de um tema, como o MasterChef é de gastronomia, ou podem atender vários temas, como o Got Talent que recebe todo tipo de talento no palco.

A competição se desenvolve ao longo de várias episódios e é estimulada com um prêmio final. A avaliação das apresentações e provas é feita por um júri, mas também podem contar com a participação dos telespectadores nas tomadas de decisões.

Não se sabe qual foi o primeiro talent show do mundo, mas o programa The X Factor é considerado o Big Brother dos shows de talento.

Robbie Williams, Ayda Field, Louis Tomlinson, Simon Cowell

Robbie Williams, Ayda Field, Louis Tomlinson, Simon Cowell são os jurados do programa e Dermot O’Leary o apresentador. Foto: ITV.

O The X Factor é um talent show de canto da TV britânica e foi criado por Simon Cowell, que também faz parte do júri do programa, e teve sua estreia em 2004. Desde então, o programa é exibido pela ITV, no Reino Unido.

Agora, se você ficou curioso para conhecer mais talent shows como esse, fizemos uma lista com 6 programas para você conhecer e acabar de vez com a dúvida da diferença entre reality show e talent show. Veja:

6 Talent Shows para você conhecer:

Agora que você já sabe qual é a diferença entre reality show e talent show, que tal fazer uma maratona do seu programa favorito?

Você pode encontrar a maior parte desses programas, e muitos outros, nos canais que fazem parte do pacote de TV por assinatura da Claro e da Claro NET.