fbpx
segunda-feira, setembro 16
curtas brasileiros

5 curtas brasileiros para você sair da zona de conforto

Somos sugados pelos grandes sucessos do cinema que quase não notamos os curtas-metragens, ainda mais se for brasileiro, não é? Mas, é possível encontrar obras incríveis e esses 5 curtas brasileiros vão te provar isso.
0
117

É inegável que os filmes que estreiam no cinema são cheios de ação, efeitos especiais e bastrante envolventes, mas os curtas brasileiros são incrivelmente profundos e podem te envolver na mesma facilidade que as grandes produções.

Os filmes curta-metragens são pequenos e com técnicas visuais variadas, duram no máximo 30 minutos e sempre trazem algo relevante a ser pensado, sentido e debatido. 

Um  exemplo muito famoso de curta-metragem, são os curtas de animação da Pixar, que passam em algumas sessões de cinema antes de algum filme começar. Às vezes causam aquela sensação de “será que eu entrei no filme certo?”.

Bom, a Pixar é muito conhecida, mas os curtas brasileiros também são tão bons quanto. E para te provar isso, separamos 5 curtas brasileiros que vão te fazer rir, pensar e se emocionar. Olha aí.

Tarantino’s Mind (2006)

Código Tarantino - curtas brasileiros

Selton Mello e Seu Jorge são amigos discutindo o código Tarantino.

O curta conta com a atuação de Selton Mello e Seu Jorge, interpretando dois amigos que se encontram em um bar para conversar.

Entre suas conversas divertidas, eles começam a debater sobre a teoria de ligação entre os personagens dos filmes de Quentin Tarantino, o famoso diretor norte-americano.

O curta é uma verdadeira surra de conhecimento de um cinéfilo fissurado pelo Tarantino e, de forma divertidíssima, os amigos nos apresentam os principais filmes da carreira do diretor.

Veja Também:

Tarantino’s Mind esteve entre os dez filmes internacionais mais votados pelo público na décima oitava edição do Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo.

Vale a pena pegar um caderninho e anotar todos os filmes e relações citadas no curta para assistir depois, já que todos são clássicos do cinema.

O curta tem apenas 13 minutos, mas o diálogo é tão incrível que parecem segundos. 

Máscara Negra (2011)

Luisette

Luisette é a personagem que representa toda uma comunidade.

Gregório é apaixonado por carnaval e vai todos os anos ao baile atrás uma moça mascarada com cheiro de caramelo. Seus amigos tiram sarro, mas ele é um romântico incurável.

Já Luisette é uma travesti em busca de carinho, que adora sapatos italianos e esconde seus sentimentos atrás de programas. É uma história tocante sobre os sentimentos puros e sem rótulos.

O curta foi dirigido por Rene Brasil e recebeu inúmeros prêmios, como o de melhor curta de diversidade sexual do Festival Artdeco de Cinema e do Festival de Cortos de Caracas em 2011, na Venezuela. Teve muitas participações em festivais, além da menção honrosa nos melhores curtas da 10º Urban Media Makers Film Festival, nos EUA.

Com um currículo desses é difícil resistir, não é mesmo? E ele só tem 15 minutos.

Guida (2014)

Guida - curtas brasileiros

Guida reflete sobre a sexualidade na velhice.

Guida é uma senhora doce, que trabalha há 29 anos como arquivista em uma repartição pública e a pouco tempo entrou na aposentadoria.

Com a melancolia da velhice e com o toque de sensibilidade de Guida, ela se redescobre quando decide se inscrever para posar como modelo vivo para diversos artistas.

Esse curta é de extrema profundidade e sensibilidade. Mesmo sem utilizar nenhum diálogo, Rosana Urbes, criadora e diretora do curta, conseguiu nos mostrar que a terceira idade não é o fim da vida, mas sim o início de outra.

O curta de animação percorreu muitos países, como a França, Argentina, Venezuela, Portugal, México e Espanha.

Participou também de muitos festivais internacionais, entre eles o Festival Internacional de Animação Annecy, Festival de Havana, International Documentary & Short Film Festival of Kerala, Chicago International Children’s Film Festival e o Anima Mundi.

Guida já emocionou muitas pessoas, além de levar o nome de curtas brasileiros para o mundo. Rosana fez tudo isso acontecer em apenas 11 minutos.

Guaxuma (2018)

Guaxuma - curtas brasileiros

Nara fez suas ilustrações com textura de areia para lembrar das praias de Guaxuma

Uma animação toda  feita de areia que conta as histórias de infância da diretora e criadora Nara Normande com sua amiga Tayra, na região litorânea de Alagoas, que dá nome ao curta.

São histórias de amizade e amor, que se torna ainda mais sensitivas com a locução off da própria Nara.

Não é a toa que o curta recebeu vários prêmios, como o de melhor documentário em curta-metragem, do Festival Internacional de Cinema de Hamptons, nos EUA, já que Nara fez sozinha a criação, a produção e a narração do filme.

Guaxuma possui 15 minutos e é uma raridade do nosso país, sendo um dos curtas brasileiros mais elogiados pelos especialistas.

Minha Mãe, Minha Filha (2018)

Alzheimer- curtas brasileiros

Curta aborda o tema do mal de Alzheimer

O curta Minha Mãe, Minha Filha conta a história de Isabel, interpretado pela atriz Helena Ranaldi, uma mulher de 50 anos, que abdicou-se da própria vida, profissional e pessoal, em prol de cuidar da mãe.

Dora é a mãe de Isabel, interpretada por Eva Wilma, e é uma senhora de 80 anos, que desenvolveu a doença de Alzheimer há cerca de três anos. 

O dia a dia da família não é fácil. Nesta tarefa diária, Isabel ainda conta com a ajuda do filho, Felipe, um garoto de 18 anos.

De forma equilibrada, o diretor e cineasta Alexandre Estevanato, nos mostra uma história emocionante e que é a realidade de muitas família não só no Brasil, mas no mundo todo.

O filme já ganhou 2 prêmios de Melhor Filme pelo Júri Popular, 2 prêmios de Melhor atriz e 1 prêmio de Melhor direção, além de ser selecionado para o 46º Festival de Cinema de Gramado, o maior festival de cinema do Brasil.

O curta tem 16 minutos de muita lição de vida, vale muito conferir.

Tv - Pururuca Recomenda

Os curtas brasileiros são uma forma incrível de sair da nossa bolha e enxergar um mundo completamente novo, além de agregar um pouco mais de cultura nacional.

Se você se interessou nesse mundo dos curtas-metragens, o Canal Curta! tem exibições durante a semana, além de documentários e programas especiais.

O Canal Curta! está disponível nos planos da Claro NET, dá uma olhadinha nos pacotes.

Agora, se você prefere os longas nacionais, listamos aqui no blog 10 filmes infantis brasileiros disponíveis no NOW e que podem te ajudar a sair da bolha.