domingo, janeiro 17
CAPA curiosidades de peaky blinders

7 curiosidades de Peaky Blinders que talvez você não saiba

A história da melhor em ser a pior gang da Inglaterra conquistou uma legião de fãs e se você é um deles, você precisa saber dessas curiosidades de Peaky Blinders listadas no texto.
0
192

A série lançada em 2013 conquistou uma legião de fãs a cada temporada lançada, principalmente por sua produção muito bem feita, além de um elenco de dar inveja. E não para menos que os fãs querem saber de todas as curiosidades de Peaky Blinders que puderem enquanto esperam por uma temporada nova.

Pensando em te ajudar a matar a saudade dos irmãos Shelby e de todo os acontecimentos que os seguem pela Inglaterra, reunimos alguns fatos curiosos sobre a história e o elenco da série.

Se você ainda não assistiu a série, vamos dar uma relembrada do que se trata Peaky Blinders e já alertamos que você pode encontrar alguns spoilers por aqui.

Se você vive levando spoilers de graça, veja como evitar spoilers na internet com ajuda de aplicativos que listamos aqui no TV Pururuca.

Conheça um pouco da história de Peaky Blinders

Irmãos Shelby: Arthur, Thomas e John da esquerda para direita.

Irmãos Shelby: Arthur, Thomas e John da esquerda para direita.

Peaky Blinders é uma série produzida pela BBC e é um Original Netflix, que desde a primeira temporada lá em 2013 já causou um grande impacto por sua autenticidade, complexidade e elenco.

A série conta a história de uma gangue britânica formada pela família Shelby em 1919, logo após a Primeira Guerra Mundial. A família Shelby e seus integrantes eram conhecidos por realizarem assaltos, contrabando e gerenciar um esquema de apostas ilegais em corrida de cavalos em Birmingham, uma cidade do interior da Inglaterra.

O protagonista é Thomas Shelby (Cillian Murphy)  – o segundo mais velho de cinco irmãos – que assume a liderança da família e dos negócios quando todos os irmãos homens retornam da guerra na França.

Curiosidades de Peaky Blinders

Os planos de Tommy para a gangue e para a família é dominar Birmingham e tudo que ele puder tocar, mesmo que ele precise manipular e trair amigos e inimigos, o que ele realmente faz com ajuda de seus irmãos John (Joe Cole) e Arthur (Paul Anderson).

Além dos homens da família, temos Tia Polly (Helen McCrory), que é quem cuida e cria o irmão mais novo Finn (Harry Kirton) junto da família e é a segunda em comando de Thomas, e Ada Shelby (Sophie Rundle), a única mulher entre os irmãos Shelby e que não concorda muito com as atividades da família.

curiosidades peaky blinders Polly falando “Bem-vindo a família”

Polly falando “Bem-vindo a família”.

O enredo de Peaky Blinders retrata inúmeros acontecimentos históricos, como a Primeira Guerra Mundial, a ascensão facista, a marginalização dos ciganos, além de ser cheio de reviravoltas, personagens históricos, diálogos inteligentes, muitos palavrões e muitos cigarros. 

Outro ponto forte da série é o desenvolvimento dos personagens, principalmente de Thomas, que nos faz ficar em dúvida se ele é o mocinho ou o vilão na maior parte da série, e a complexidade na relação entre os integrantes da família Shelby, que vai de amorosa à conturbada em apenas alguns segundos.

Agora que você já relembrou ou conheceu um pouco da série, pegue sua boina, coloque o palitinho no canto da boca e vamos para as curiosidades de Peaky Blinders.

Descubra 7 curiosidades de Peaky Blinders

  • A família Shelby realmente existiu

Foto real dos integrantes da família que deu origem a série.

Foto real dos integrantes da família que deu origem a série.

A família Shelby realmente existiu, mas eles se chamavam Sheldon e eram uma gangue muito respeitada pelos moradores da cidade e até mesmo por outras gangues.

Apesar de toda fama e prestígio nos 20 anos em que atuaram, eles eram presos por delitos pequenos e não por grandes conspirações, como na série. De acordo com alguns registros preservados, alguns membros da gangue foram presos por roubos de bicicleta ou invasão a uma loja de reciclados.

Apesar da família ter sido real, Thomas Shelby é um personagem fictício e a maior parte dos acontecimentos da série também.

  • A família do criador da série eram os Peaky Blinders

Steven Knight, criador da série, e Cillian Murphy, que interpreta Thomas Shelby.

Steven Knight, criador da série, e Cillian Murphy, que interpreta Thomas Shelby.

É isso mesmo que você entendeu: o próprio criador da série é descendente dos Sheldon. Parece até mentira, não é? Mas não é, não. O próprio Steven Knight, criador da série, já afirmou isso.

Steven Knight disse em uma entrevista que a ideia de escrever uma série sobre uma gangue familiar e que se envolvia com os principais acontecimentos da história da humanidade veio das histórias que ouvia de seu pai.

“Uma das histórias que realmente me fez querer escrever Peaky Blinders é uma contada pelo meu pai. Ele disse que, quando tinha oito ou nove anos, seu pai lhe deu uma mensagem em um pedaço de papel e disse ‘vá e entregue isso aos seus tios’. Seus tios eram os Sheldon, que acabaram se tornando os Shelbys.” – diz Steven.

Será que ele tem uma boina pra mostrar pra gente?

  • Thomas fuma mais de 3 mil cigarros por temporada

curiosidades Peaky Blinders

Os cigarros, assim como as boinas com navalhas, são o símbolo da série.

Quem já assistiu a série, sabe que dá para contar nos dedos de uma mão as cenas em que Thomas Shelby não está acendendo um cigarro, e não é só ele. Praticamente todos os personagens de Peaky Blinders fumam descontroladamente.

Essa é uma das curiosidades de Peaky Blinders que mais surge entre os fãs: Quantos cigarros esse povo fuma? Será que é cigarro mesmo? Eles fumam mesmo?

Bom, segundo a produção da série, são utilizados mais ou menos 3 mil cigarros cinematográficos por temporada apenas com o Thomas Shelby. Se contar todo o elenco, esse número aumenta para uma média de 5 mil.

De acordo com Cillian Murphy, o ator que interpreta Thomas, os cigarros cinematográficos são feitos de ervas de rosas. Chique, né?

  • Jason Statham quase foi o Thomas Shelby

Jason Statham é conhecido por diversos papéis de sucesso no cinema.

Jason Statham é conhecido por diversos papéis de sucesso no cinema.

Quando Steven Knight estava escolhendo os atores que poderiam interpretar Thomas Shelby na série, ele queria muito que Jason Statham, conhecido por diversos papéis reconhecidos em filmes, como Adrenalina, Os Mercenários, Jogos, Trapaças e Dois Canos Fumegantes, Revolver e Snatch – Porcos e Diamantes e Velozes & Furiosos, fizesse o papel.

Em uma entrevista para a revista Rolling Stone, Steven contou que a decisão de escolher Cillian Murphy para pegar o papel aconteceu quando percebeu a capacidade de Murphy de se transformar para entrar no personagem, mas isso não aconteceu de imediato. Inicialmente, Knight já tinha escolhido Jason, mas o ator já estava envolvido com outros projetos e as agendas não iriam bater. 

Acontece que a escolha de Cillian Murphy para fazer a Thomas, foi mais assertiva do que o próprio criador poderia esperar.

  • Dois dos Peaky Blinders são irmãos de verdade

Joe Cole como John Shelby e Finn Cole como Michael Gray.

Joe Cole como John Shelby e Finn Cole como Michael Gray.

Na série, Joe Cole interpreta John Shelby, um dos irmãos mais próximos de Thomas e que sempre arranca umas risadas da gente com as cenas com Arthur, o irmão mais velho dos cinco.

O que muita gente não sabe é que Joe é irmão de verdade de Finn Cole, o ator que dá vida ao Michael Gray na série, o filho perdido da Tia Polly. Ou seja, os irmãos fazem o papel de primos em Peaky Blinders.

Isso aconteceu porque Joe convenceu os produtores da série a verem a fita de audição de Finn e ele foi imediatamente escalado para Peaky Blinders.

E não são só eles que atuam em família na série, não. A atriz Charlotte Riley, que interpreta a May Carleton, uma treinadora de cavalos que se envolve romanticamente com Thomas, é na verdade esposa de Tom Hardy, ator conhecido por interpretar Venom no cinema e que faz Alfie Solomons em Peaky Blinders, um gangster judeu.

Família que atua unida, permanece unida, não é mesmo?

  • Os Peaky Blinders não poderiam ter lâminas nas boinas 

Curiosidades de Peaky Blinders

As navalhas são tão importantes que estão até presentes no subtítulo da série.

Um dos principais símbolos da série é a navalha costurada na boina dos Peaky Blinders e o motivo é simples: fácil acesso a uma arma para cegar e cortar o inimigo durante uma briga, inclusive vemos John usá-la muitas vezes.

Acontece que historicamente isso não não seria muito possível, porque os Sheldon não teriam acesso a esse utensílio, pois era algo considerado de luxo para a época.

Esse item foi adicionado na história e ao figurino da série por causa do livro “A Walk Down Summer Lane” de John Douglas, no qual se passa em uma rua famosa da cidade de Birmingham, a mesma em que vivem os Peaky Blinders.

Essa é uma curiosidade de Peaky Blinder que muita gente também não sabia.

  • A série já teve o final revelado mesmo antes do fim

Rowan Atkinson, conhecido por fazer o Mr. Bean, é escolhido para fazer Hitler.

Rowan Atkinson, conhecido por fazer o Mr. Bean, é escolhido para fazer Hitler.

Para entender como irá acabar Peaky Blinders segundo o criador, é preciso entender um pouquinho o que aconteceu na quinta temporada.

Na quinta temporada, vemos Thomas envolvido com o movimento facista, mas com a intenção de derrubá-lo, o que não acontece como ele havia previsto. Por isso, na sexta temporada mostra a ascensão de Oswald Mosley (Sam Claflin) e o crescimento da União Britânica de Fascistas. 

Não precisa ser muito bom em História para saber que uma coisa puxa a outra e que Adolf Hitler pode fazer uma aparição na sétima temporada, levando em consideração a ligação de Mosley com o líder fascista.

E é aí que começa o ínicio do fim, pois Knight já revelou que a série irá acabar no momento que as sirenes de ataque aéreo da Segunda Guerra Mundial soarem.

Apesar de não sabermos quanto tempo a série levará para chegar nesse momento da história, já podemos prever que não falta muito, não é mesmo?

Onde acompanhar Peaky Blinders?

Agora que você descobriu algumas curiosidades de Peaky Blinders e ainda não assistiu a série, você pode encontrá-la por inteira na Netflix, mas ela também é exibida pela BBC One e BBC Two nos canais de TV por assinatura.

curiosidade de peaky blinders

Ainda não tem uma assinatura da Netflix? Descubra como ter Netflix e NOW em casa sem gastar a mais por isso.

Agora, se você já quer investir em um plano de TV por assinatura para acompanhar Peaky Blinders e outras séries e programas, conheça os planos mais baratos de TV por assinatura disponíveis no mercado.