fbpx
domingo, outubro 20

11 curiosidades de Irmão do Jorel que você nem imaginava

Se você é fã da série animada brasileira da Cartoon, então se liga nessas 11 curiosidades de Irmão do Jorel que vai de Pink Floyd, passando por Cavaleiros do Zodíaco até chegar em jogos de Atari. Vem com a gente.
1
102

Irmão do Jorel é uma série animada brasileira incrível, super premiada e com diversas referências da cultura pop dos anos 1980 e 1990.

Nós já contamos um pouco sobre ela em nosso texto “Irmão do Jorel: a animação brasileira que é um sucesso“. Nele, falamos sobre o criador do personagem, Juliano Enrico, as inspirações, referências, personagens e participações especiais da série.

Mas algumas curiosidades de Irmão do Jorel passam despercebidas mesmo para quem é muito fã. Por isso, elenquei aqui algumas das principais curiosidades e suas principais referências.

Curiosidades de Irmão do Jorel

Além das memórias da infância de Juliano Enrico, o seriado possui diversas referências do contexto histórico dos anos 1980 e 1990. Algumas delas também remetem a momentos anteriores, como as lembranças dos pais e das avós. Então se liga nas curiosidades de Irmão do Jorel que separei para você.

1. Referência à Ditadura Militar

No segundo episódio da 1ª temporada, Gangorras da Revolução, podemos ver referências históricas do período militar (1964-1985). Nele, o irmão do Jorel luta contra o autoritarismo da diretora que interrompe sua diversão no recreio. O personagem principal aprende a lutar pela sua liberdade junto com seu pai, que viveu os anos de chumbo.

Curiosidades de Irmão do Jorel - Ditadura Militar

Referência a Ditadura Militar no Brasil em Irmão do Jorel.

A “jornada revolucionária” começa quando irmão o Jorel vai para a escola e, durante o recreio, ele e sua amiga Lara brincam na gangorra. Quando toca o sinal, eles ficam extremamente decepcionados e todos começam a voltar para a sala.

É nesse momento que inicia um sentimento de rebeldia no garoto. Ele grita “Abaixo a repressão! Ditadora Lolla, seus dias de repressão acabaram!”. Essa é uma clara referência a uma das palavras de ordem mais gritadas durante o período militar no Brasil.

Ao som da música Gangorras da Revolução, da banda Cuecas em Chamas, o vocalista Carlos Felino entoa os gritos:

Oh, oh, oh, oh (6x)
Gangorras da Revolução!
Pra cima e pra baixo, contra a repressão!
Gangorras da Revolução!
Até vou dar um grito contra o sistema!
Au!

As crianças da escola tomam o pátio em busca de liberdade até que Rambozo (Rambo+Bozo, uma referência à atual PM) joga suas “armas químicas” (doces e balas) para conter a rebeldia das crianças.

2. Personagem inspirada em Angélica

Ana Catarina é o “amor impossível” do irmão do Jorel. Mas o que talvez você não sabia é que ela foi inspirada na apresentadora Angélica, que fazia programas infantis nas décadas de 1980 e 1990.

Ana Catarina e Angélica com as suas pintas são idênticas.

Como o próprio irmão do Jorel diz: “Ahhhhhh, a Ana Catarinaaaaaa 😍❤️😍❤️”.

Dá uma olhada.

Ana Catarina dançando - Curiosidades de Irmão do Jorel

Personagem, Ana Catarina, inpirada em Angélica.

Apresentadora Angélica na década de 1980

Apresentadora Angélica na década de 1980.

E aí, você achou elas realmente parecidas? Pelo menos a pinta é idêntica, não é? 🤪

3. A caneta de 250 cores

Em um episódio da primeira temporada, o irmão do Jorel mostra para o seu “amor impossível“, Ana Catarina, a “caneta de 250 cores”. Uma alusão clara à caneta de 4 cores e também a de 20 cores muito comumente usada na década de 1990.

Caneta de 4 cores - Irmão do Jorel

A caneta de 4 cores. Quem aí já viu uma dessas?

Agora dá uma olhada na caneta de 250 cores do Irmão do Jorel. É bem mais bonita, não é mesmo?

Caneta de 250 cores - Irmão do Jorel

A famosa caneta de 250 cores do Irmão do Jorel.

4. A História sem Fim

Por diversas vezes os personagens interagem e citam jogos, filmes, desenhos bastante conhecidos daquela época como o filme A História sem Fim, de 1984.

Em Irmão do Jorel, seu cão Tosh possui traços parecidos com o “cão-dragão” do filme. No episódio 8 da 1ª Temporada, assim como no filme, o irmão do Jorel sai em “busca de autoconhecimento e o sentido da vida” em cima de seu cão.

Curiosidades de Irmão do Jorel - A História sem Fim

Irmão do Jorel em busca de autoconhecimento e o sentido da vida.

5. De Volta para o Futuro

Em alguns episódios, as referências são sutis. Já vimos cenas clássicas como a do carro de “De Volta para o Futuro” deixando um rastro de fogo pelo chão ou mesmo e até mesmo ele viajando pelo tempo.

E o famoso skate voador de Marty McFly? Você lembra do irmão do Jorel voando em seu skate voador também?

Irmão do Jorel - Skate voador De Volta para o Futuro

Irmão do Jorel em seu skate voador que não é voador.

Marty Mcfly em seu skate voador

Marty Mcfly em seu skate voador.

6. Atari

Os irmãos da família, Jorel, Nico e o próprio irmão do Jorel, sempre estão fissurados em jogar o videogame em família. Nico explica um dos jogos mais “mortais” do videogame que é o jogo de Frescobol.

Jogo de Frescobol - Curiosidades de Irmão do Jorel

Jogo de Frescobol em Irmão do Jorel.

Jogo de volei de praia do Atari

Jogo de volei de praia do Atari.

O controle é um joystick igualzinho ao do Atari, famoso videogame da década de 1980, o primeiro a se popularizar no Brasil. Dá uma conferida.

Nico, irmão do Jorel e Jorel jogando vídeo game

Nico, irmão do Jorel e Jorel jogando videogame.

Atari

Um dos primeiros videogames a se popularizar no Brasil, o Atari (década de 1980).

7. Os Cavaleiros do Zodíaco

Os Cavaleiros do Zodiáco são referenciados na série animada com os Microwave Warriors, um desenho que passa na TV, mas o irmão do Jorel não pode assistir, pois passa muito tarde.

Microwave Warriors - Curiosidades de Irmão do Jorel

Microwave Warriors.

Os Cavaleiros do Zodíaco - Curiosidades de Irmão do Jorel

Os Cavaleiros do Zodíaco.

8. Série 24 horas

Entre as curiosidades de Irmão do Jorel, certamente a alusão a várias séries são interessantíssimas. O episódio 12 da 1ª Temporada é uma referência direta à série 24 horas, produzida pela Fox com o protagonista Jack Bauer. A série possui uma natureza de tempo real enfatizada pelo relógio digital que aparece durante a narrativa dos episódios.

Curiosidades de Irmão do Jorel - 24 horas

Imrão do Jorel em referência à série 24 horas.

9. Pink Floyd e Irmão do Jorel

The Wall

No episódio 16 da 1ª Temporada, “Profissão: Palhaço“, o irmão do Jorel vai para escola de palhaços. É possível ver uma clara alusão à música “In The Flesh”, do clássico álbum “The Wall” do Pink Floyd. O álbum foi lançado no final da década de 1970 e teve filme lançado durante os anos 1980. Veja você mesmo as duas cenas e faça a comparação.

Irmão do Jorel – T. 1 Ep.16: assista em 3:30 min

Filme The Wall: assista em 0:50 min

A Fantástica Fábrica de Refrigerantes e o álbum Animals de Pink Floyd

Em outro episódio chamado “A Fantástica Fábrica de Refrigerantes” a série faz referências icônicas da cultura pop. Veja que, não somente o nome do episódio é uma referência direta ao filme “A Fantástica Fábrica de Chocolate“, de 1971, mas todo o cenário e os personagens possuem referências riquíssimas.

Em Irmão do Jorel, a fábrica é do refrigerante Sprok Maçã e seu dono é muito parecido com o Willy Wonka da fábrica de chocolate.

Sr Sprok - Curiosidades de Irmão do Jorel

Sr. Sprok, o dono da Fantástica Fábrica de Refrigerantes.

Willy Wonka - A Fantástica Fábrica de Chocolate.

Willy Wonka, o dono da Fantástica Fábrica de Chocolate.

O Sprokinho é muito parecido com o Dollynho. Mas a grande sacada é a própria fábrica. Na série animada, ela está abandonada e não se parece com a linda fábrica do filme. Ela é idêntica a usina termelétrica de Battersea, em Londres, que ficou famosa por se tornar a capa do disco “Animals”, do Pink Floyd, lançado em 1977. Faça a comparação você mesmo.

A Fantástica Fábrica de Refrigerantes - Irmão do Jorel

A Fantástica Fábrica de Refrigerantes da série Irmão do Jorel.

Capa do álbum Animals, de Pink Floyd (1977)

Capa do álbum Animals, da banda britânica Pink Floyd (1977).

E aí, você tinha reparado nessa referência?

10. Shakespare + Chespirito = Shakespirito

Outra referência bacana é o desenho que o irmão do Jorel assiste à noite, o Shakespirito. Uma homenagem clara ao ator, diretor e produtor mexicano Roberto Bolaños, mais conhecido como Chespirito.

shakespirito

Shakespirito. Fonte: Animoapps.

Bolaños fez diversos programas humorísticos na TV mexicana e ficou muito famoso no Brasil, entre eles: Chaves e Chapolin Colorado. Chespirito era chamado assim pois era considerado o “pequeno Shakespare”. A diferença é que, ao contrário do Chespirito verdadeiro, o Shakespirito não tem graça nenhuma! Rs…
chapolin rindo e logo fica surpreso

11. Os Incríveis Lateenagers e Secos e Molhados

O pai do Irmão do Jorel, Seu Edson, teve uma banda quando jovem: Os Incríveis Lateenagers. Seu Edson era conhecido como Ed Morrison na banda, ainda formada por Roberto Perdigoto, Wonderlay e Seu Adelino.

As atuações de Ed Morrison eram peformáticas e espetaculares, com interpretações musicais profundas, o que gerou divergências com, advinhem, Roberto Perdigoto. As performances de Ed Morrison é uma clara alusão a Ney Matogrosso em Secos e Molhados. Dá uma conferida.

Os Incríveis Lateenagers - Curiosidades de Irmão do Jorel

Os Incríveis Lateenagers

O frotnman de Seco e Molhados Ney Matogrosso

O frotnman de Seco e Molhados, Ney Matogrosso.

Silvio Santos e Perdigoto Show

Perdigoto possui um programa de auditório, o “Perdigoto Show”, muito similar aos programas de auditório brasileiros. Da uma olhada quando a Vovó Juju tenta ajudar seu neto, Irmão do Jorel, a desenhar uma raquete pedindo para que desenhe um “arco íro”. Notou a semelhança com aquele programa em que Silvio Santos desiste de ajudar um participante?

Agora, alguém aí já viu o vídeo do “arco íro” no Programa do Silvio Santos?

Apesar da cena de Irmão do Jorel remeter diretamente ao programa do Silvio Santos na famosa frase em que um participante pede para desenhar um “arco íro”, a série transmite com leveza uma situação desconfortável e, até mesmo, reprovável em tirar sarro de uma dificuldade em um programa ao vivo.

A vovó Juju é amorosa e adorada. Ao trazer para ela a frase “desenha um arco íro”, a série buscou enaltecer a situação que, outrora, foi motivo de chacota.

Gostou das curiosidades de Irmão do Jorel?

A animação brasileira é um sucesso e já recebeu diversos prêmios nacionais e internacionais. Tenho certeza que você gostou de conhecer algumas curiosidades de Irmão do Jorel apontadas aqui no texto. Você conhece mais? Então manda aqui nos comentários. Ficarei feliz em falar sobre elas.

Fique com a gente para saber mais sobre animações brasileiras, séries e filmes que passam nas plataformas de streaming e na TV por assinatura.