segunda-feira, novembro 30
Contos de Fada da TV Cultura

Relembre o programa Contos de Fada da TV Cultura

Teatro dos Contos de Fada ou Contos de Fada foi um clássico exibido pela TV Cultura. Voltou a ser reprisado em 2010 devido ao imenso pedido do público, ficando no ar por mais 3 anos.
0
738

Quem nasceu nos anos 80 e 90 com certeza se lembra do clássico Contos de Fada da TV Cultura

O que mais chamava atenção na série era a música de abertura e a frase inicial de toooodos os episódios: “Olá, eu sou Shelley Duvall. Bem-vindos ao Teatro de Contos de Fadas.” A icônica frase era dita pela criadora do programa, inclusive.

A produção contou com diversas participações especiais – inclusive atores de filmes consagrados da época.

Apesar de narrar histórias de contos de fada, nem sempre os finais eram felizes. Os episódios contavam também com uma superprodução, dignas de Hollywood. 

Coloridos e chamativos, os figurinos pareciam ter saído literalmente de um conto de fadas. Tudo era muito bem pensado: desde o cenário até as músicas usadas nos episódios.

Até quem conhecia as histórias se encantava com a leveza e a interpretação dos atores, que pareciam se divertir muito durante as cenas.

Contos de Fadas - Contos de Fada da TV Cultura

Só de olhar para a foto, é possível lembrar da música de abertura.

Contos de Fada da TV Cultura contava com uma produtora e criadora multitarefas

Shelley Duvall ficou conhecida por ter estrelado filmes como O Iluminado e Popeye.

Shelley Duvall, Danny Lloyd e Jack Nicholson

Shelley Duvall, Danny Lloyd e Jack Nicholson no filme “O Iluminado”.

Anos mais tarde, mais precisamente em 1982, começou a atuar no Contos de Fada da TV Cultura. Na série, ela fazia dois papéis: o dela própria e atuava como diversas personagens ao decorrer dos episódios. Além da atuação, Shelley foi responsável pela criação e produção de todo o seriado.

Shelley Duvall posando para a foto em um bonito jardim

Shelley Duvall posando para a foto em um bonito jardim.

Contos de Fada da TV Cultura foi estrelado por grandes artistas

O primeiro episódio da primeira temporada da série Contos de Fada da TV Cultura foi exibido em 11 de setembro de 1982. Intitulado como “O Príncipe Sapo”, contava a história de uma princesa mimada que tinha deixado sua bola cair em um poço e ao pedir ajuda, encontrou um sapo que poderia ajudá-la. 

Ela fez uma promessa à ele e teve que cumpri-la quando o animal conseguiu tirar sua preciosa bola de lá.

O sapo foi interpretado por ninguém mais, ninguém menos do que Robin Williams

Quando o episódio foi gravado, Robin estava no auge de sua carreira como ator de comédia, ou seja, sua participação foi um enorme sucesso.

Robin William em O príncipe Sapo

Robin William como “O Príncipe Sapo”.

Produtora de Contos de Fada da TV Cultura brilha atuando na série

Já no segundo episódio, Shelley Duvall atuou sendo a filha de um moleiro. No “Rumpelstilskin”, ela precisava reforçar a mentira que seu pai contara dizendo que ela sabia fiar ouro através da palha. Um clássico. ?

Além de cantar, Mick Jagger encantou na segunda temporada de Contos de Fada da TV Cultura

Na segunda temporada de Contos de Fada da TV Cultura, Mick Jagger, vocalista da banda Rolling Stones, fez uma participação especial como ator. No episódio ele interpreta um imperador que descobre uma verdadeira amizade entre a humilde criada da cozinha e um pássaro.

É um pássaro? É um avião? Não, é o Christopher Reeve no Contos de Fada da TV Cultura

Sabe quem mais brilhou nessa temporada? Christopher Reeve, o Superman mais amado do cinema. Ele interpretou um príncipe – novidade, né? ? – no clássico “A Bela Adormecida. 

Para quem não se lembra da história, uma princesa é colocada para dormir por meio de um feitiço feito por uma bruxa. Ela ficará assim, em sono profundo, até que um príncipe encantado a desperte com um beijo de amor.

Christopher Reeve como Superman.

Christopher Reeve como Superman.

Na terceira temporada, estrelas como Tatum O’Neal – a pessoa mais jovem a ganhar um Oscar, Liza Minnelli, Carl Reiner, James Coburn e Jim Belushi fizeram papéis na série.

Destaque especial para Susan Sarandon, Anjelica Huston e para a inesquecível Carrie Fisher.

Carrie Fisher como Princesa Leia - Contos de Fada da TV Cultura

Carrie Fisher como Princesa Leia.

Episódio perdido?

Já na quarta temporada rolou um episódio MUITO especial. No quarto episódio aconteceu um encontro com a equipe e o elenco.

Infelizmente esse episódio nunca foi exibido no Brasil. Na história, Shelley Duvall está se preparando para ir à uma festa, quando de repente vai parar em um tribunal. Lá, ela dá de cara com os Irmãos Grimm que a questiona pela produção da série. 

A atriz então explica como eles foram elaborados e mostra alguns trechos dos episódios com o intuito de se defender das acusações.

Vale ressaltar que na festa estão todos os atores que participaram do Contos de Fada até aquela temporada – e a festa tinha qual tema? O de fantasia. Demais! ?

Famoso cineasta dirigiu episódio “Aladdin e a Lâmpada Maravilhosa”

Na quinta temporada, um dos episódios mais aclamados foi o de “Aladdin e a Lâmpada Maravilhosa”, dirigido por Tim Burton – inclusive é possível assisti-lo abaixo. ?

Último episódio do Contos de Fada da TV Cultura foi o “As Princesas Dançarinas”

O último episódio do Contos de Fada da TV Cultura foi ao ar em 14 de novembro de 1987. Na história, um rei superprotetor descobre que os sapatos de suas filhas estão misteriosamente sendo usados todas as noites. 

Por esse motivo, oferece ao príncipe que solucionar o mistério, a mão da princesa que ele escolher.

Veja o episódio completo aqui:

Onde Assistir - TV Pururuca

Onde assistir Contos de Fada da TV Cultura?

A série Contos de Fada voltou a ser exibida pela TV Cultura em março de 2010, mas infelizmente não faz mais parte da grade de programação do canal desde 2013.

Mas nem tudo está perdido. Você pode acessar o canal no Youtube com a maioria dos episódios de Contos de Fada, exatamente da mesma forma que era exibido pela TV Cultura, dublado e tudo. ?

Conta pra gente, qual era sua história favorita?

E Por falar em Contos de Fada, você já viu nosso texto com 5 fatos sobre Regina Wills, a Rainha Má de Once Upon a Time? Corre que tá ó, imperdível. ?