fbpx
segunda-feira, setembro 16
Capa - AHS 1984

Tudo o que você precisa saber sobre American Horror Story 1984

Prestes a completar uma década no ar, o sucesso de Ryan Murphy já explorou diversas histórias de terror, como bruxas, aliens, aberrações e assassinos em série. Em AHS 1984, chegou a vez de homenagear os filmes Slasher.
0
150

Ryan Murphy é conhecido não só por suas produções icônicas mas também pela forma excêntrica como ele desenvolve cada um dos seus trabalhos. Em 2016, quando a sexta temporada de American Horror Story estava sendo produzida, todo o trabalho de marketing foi focado em não divulgar nenhuma informação sobre Roanoke, o que incluía a criação de teasers, cartazes e locação de cenários falsos. 

Capa - American Horror Story 1984

Capa do vídeo divulgado para anunciar o American Horror Story 1984.

Em 2019, com a nona temporada prestes a estrear, esforços até que foram poupados porém mais uma vez, pouquíssimas informações foram divulgadas. Nós, do TV Pururuca, aproveitamos para reunir todas essas informações em um só lugar e te ajudar a se preparar para mais uma aventura de horror americano, confira.

Afinal, sobre o que é American Horror Story 1984?

Sem sombra de dúvidas, a nona temporada terá a temática mais aguardada desde a estreia de American Horror Story, trazendo grande influência dos filmes Slasher, que marcaram a ascensão do terror na década de 80. 

De acordo com os teasers já divulgados, American Horror Story 1984 deve se passar em um típico acampamento de verão americano. Isolados no meio de uma floresta, os personagens acabam se tornando presa fácil para o assassino, cenário muito usado em diversos clássicos do gênero. 

O que são filmes Slasher? 

Considerado um marco cinematográfico, o movimento Slasher teve início em 1974, com o lançamento de O Massacre da Serra Elétrica. Seguido por diversas outras produções durante a década de 80 que se tornaram clássicos, como Halloween, A Hora do Pesadelo e Sexta-feira 13, os filmes Slasher são uma subcategoria dentre os filmes de terror.

Cena clássica de Freddy Krueger - AHS 1984

Cena clássica de Freddy Krueger, vilão do filme Sexta-feira 13. Foto: New Line Cinema/Divulgação.

A principal característica desta subcategoria é a do psicopata que coleciona vítimas aleatoriamente durante todo o filme, até ser morto no final. Outro ponto importante na classificação de um filme Slasher é que esses assassinos geralmente usam algum tipo de máscara ou fantasia durante os ataques. 

Além disso, também são produções realizadas com pouquíssimo orçamento, o que fez com que eles também ficassem conhecidos como filmes de Terror B

A dica para American Horror Story 1984 já tinha sido dada

Ainda que American Horror Story seja de fato uma série onde as temporadas não possuem ligação entre si, sabemos que existem vários easter eggs espalhados em cada uma delas, deixados especialmente para o público da série, que costuma ser muito fiel e atento a esse tipo de detalhe. 

Esses easter eggs geralmente deixam dicas sobre o tema da próxima temporada, ou constroem pequenas ligações entre as histórias separadas da série. Em AHS Apocalypse, o personagem de Cody Fern passa por um delírio onde um garotinho lhe oferece uma lata de refrigerante:

 8ª temporada de AHS - American Horror Story 1984

Cena da 8ª temporada de AHS, durante o delírio de Michael Langdon.

A lata de Fanta Uva tem um papel muito maior do que simbolizar a tentação do jovem anticristo. Esse rótulo foi usado pela marca de 1972 a 1988 e era um refrigerante extremamente popular entre os jovens, deixando dicas tanto quanto a faixa etária principal dos personagens da próxima temporada, como também para a época em que ela deveria se passar.

Título e teaser divulgados

Como de costume, a produção da série preparou um teaser para o anúncio do subtítulo da temporada. Batizado de The Woods, o vídeo também mostra um pouco da proposta de AHS 1984 e sua inspiração nos psicopatas clássicos dos anos 80:

O elenco e os personagens de American Horror Story 1984

A primeira informação oficial sobre a nona temporada foi divulgada em fevereiro de 2019, pelo próprio Ryan Murphy. O criador da série anunciou o retorno de Emma Roberts ao elenco, junto com a promissora adição do esquiador olímpico Gus Kenworthy, que irá interpretar o par romântico de Roberts. 

Billie Lourd, DeRon Horton, Emma Roberts e Gus Kenworthy - AHS 1984

Billie Lourd, DeRon Horton, Emma Roberts e Gus Kenworthy caracterizados como seus respectivos personagens. Fonte: FX.

Os nomes dos personagens em American Horror Story 1984 ainda não foram revelados, mas recentemente a produção divulgou um teaser de apresentação onde podemos conhecer o visual do elenco, que reflete muito bem a vibe oitentista da nova temporada. 

Além de Roberts e Kenworthy, o teaser também confirmou outros nomes no elenco, como Angelica Ross, DeRon Horton, Zach Villa, John Carroll Lynch, Matthew Morrison e Leslie Grossman. Cody Fern e Billie Lourd, que estiveram no elenco de American Horro Story Apocalypse, também estão com retorno confirmado. 

Sem Sarah e sem Evan?

A parte triste de American Horror Story 1984 é que Sarah Paulson e Evan Peters, nomes que estiveram presentes em todas as outras temporadas de American Horror Story até então, não farão parte do elenco regular no nono ano da série. 

Evan Peters em American Horror Story - AHS 1984

Personagens de Evan Peters em American Horror Story.

Evan Peters já havia alegado em entrevista para a CG Magazine que não faria mais personagens perturbados ou “bizarros”, como a maioria de seus papéis em American Horror Story

Depois de dar vida a Kai Anderson em AHS Cult, um jovem extremista e violento, Peters ficou muito abalado pelo caráter doentio de seu personagem, principal fator na decisão de não interpretar mais papéis nesse gênero.

Mas, apesar da decisão, o ator esteve presente em AHS Apocalypse, revivendo seus personagens em temporadas passadas: Tate Langdon de Murder House e James Patrick March de Hotel, além de novas participações, como Mr. Gallant e Jeff Pfister. 

Sarah Paulson e suas personagens - American Horror Story 1984

Sarah Paulson e suas personagens da 1ª a 6ª temporada de American Horror Story.

Paulson é outra despedida dolorida. Além de estar presente em todas as oito temporadas de American Horro Story, a atriz é figura recorrente no elenco de diversas outras produções assinadas por Ryan Murphy

Até o momento, a informação que temos é que a atriz não irá protagonizar a nova temporada, mas assim como Evan Peters, ela também está disponível para participações. Em entrevista recente ao canal Syfy, Paulson revelou que sabe menos detalhes sobre American Horro Story 1984 do que sabia nas temporadas anteriores. 

Courteney Cox e Billie Eilish foram outros nomes que já surgiram entre as especulações sobre AHS 1984, mas seguem sem confirmações. Vale lembrar que ver o nome de Billie Eilish associado a American Horror Story não é algo tão estranho quanto parece, já que o próprio Ryan Murphy fez questão de desenvolver um personagem específico para a participação de Lady Gaga em AHS Hotel, quinta temporada da série. 

Lady Gaga vivendo Elizabeth Johnson - American Horror Story 1984

Lady Gaga vivendo Elizabeth Johnson / A Condessa, em AHS Hotel.

Estreia e inspirações de American Horror Story 1984

Além da homenagem aos clássicos filmes Slasher da década de 80, a nona temporada também traz inspirações no romance distópico de George Orwell, publicado em 1949. A informação veio do próprio criador Ryan Murphy, quando Patty Jenkins, diretora de Mulher Maravilha, comentou a escolha do subtítulo:

“Querido @MrRPMurphy #AHS1984. UAU! que ótimo título!!! Ah… espera um pouquinho… Ah, eu amo! #WW1984”

O criador logo se pronunciou:

“Querida @PattyJenks #WW1984, uau, que ótimo título!!! Ah… espera um pouquinho… Ah, eu amo! #GeorgeOrwell’s 1984 ;)”

Seguindo para o seu nono ano, essa temporada será a primeira na história do seriado a utilizar numerais em seu subtítulo, além de também ser a primeira vez que a produção abraça de vez a abreviação do nome da série, com a sigla AHS. Produção forte para a grade da Fox na fall season americana, American Horro Story 1984 chega ao público em 18 de setembro de 2019.

E aí? Você conhece/gosta da série? Conta pra gente qual a sua temporada favorita!

E não esqueça de ler nosso texto sobre a última temporada de Orange Is The New Black.